.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O Jesus diferente do Espiritismo
Ontem à(s) 7:39 pm por David de Oliveira

» Renan é afastado da presidência do Senado após tornar-se réu por peculato
Ontem à(s) 6:53 pm por David de Oliveira

» Oportunidades de emprego
Ontem à(s) 3:55 pm por Christiano

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 3:33 pm por Jarbas

» Absurdário Escatológico
Ontem à(s) 9:56 am por Ed

» Olá...
Sex 09 Dez 2016, 10:25 pm por Ed

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Sex 09 Dez 2016, 7:40 pm por Lit San Ares

» Meditações da Bíblia
Sex 09 Dez 2016, 4:59 pm por Discipulah

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Sex 09 Dez 2016, 7:36 am por gusto

Quem está conectado
36 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 36 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Carne Suína e Cisticercose

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

t? escrito... Carne Suína e Cisticercose

Mensagem por Adriane Cunha em Dom 05 Out 2008, 1:41 am

Carne Suína e Cisticercose

O consumo de carne suína é muitas vezes questionado por razões nutricionais e sanitárias. Além das preocupações já conhecidas como o alto teor de gorduras deste alimento, outra coisa que preocupa o consumidor é a associação do produto à cisticercose.
Dessa forma, abordaremos a seguir as principais questões referentes a este problema e os reais riscos do consumo de carne suínna.

Teníase versus Cisticercose

A teníase e a cisticercose são doenças diferentes, causadas pelo mesmo verme – a tênia – e que não devem se confundidas.
No ciclo de vida deste verme existem dois hospedeiros (seres que “hospedam” no corpo): o intermediário e o definitivo. O intermediário é aquele que abriga o verme em sua forma larval e o definitivo é aquele que abriga o verme em sua forma adulta.
O homem é o hospedeiro definitivo da Taenia solium e da Taenia saginata, cujos hospedeiros intermediários são, respectivamente, o porco e o boi.

A Taenia solium

A tênia adulta vive no intestino delgado do homem, causando a teníase ou solitária, como também é chamada a doença causada por este verme.
A pessoa com teníase elimina ovos desse verme em suas fezes, podendo contaminar pastagens, hortas, rios e lagoas, cujas águas podem ser utilizadas para irrigar plantações.

Se o animal ingerir alimentos contaminados, ingere os ovos da tênia que ao chegarem ao intestino entram na corrente sanguínea e se alojam em alguns músculos do animal. Nestes locais, os ovos evoluem para um estágio larval, chamado cisticerco, popularmente conhecido como “canjiquinha”. Esse animal torna-se o hospedeiro intermediário do verme. O homem consome a carne contaminada desse animal, crua o mal cozida, e assim o ciclo se fecha (veja o ciclo na Figura).
Entretanto, pode acontecer de o homem se tornar o hospedeiro intermediário, ingerindo os ovos de tênia, provenientes de verduras e legumes mal lavados ou higiene inadequada das mãos após o uso sanitário. Neste caso, o cisticerco, que seria formado no porco, ocorre no organismo humano e a doença é chamada de cisticercose.
A seriedade do problema depende do local onde os cisticercos se instalam. Os problemas mais sérios ocorrem quando eles se instalam no cérebro, e os menos sérios quando eles se instalam na musculatura.

Consumo com segurança

Atualmente, a suinocultura praticada no Brasil está mais moderna. Os animais recebem água tratada, alimentação adequada e balanceada e são criados em instalações constantemente higienizadas, portanto não têm contato com fontes de infecção por Taenia solium. O resultado disso é a baixíssima incidência dessa doença nos animais destinados ao abate.
É importante comprar, sempre, carne proveniente de abate inspecionado, o que garante que medidas preventivas foram tomadas para impedir que a carne imprópria para consumo chegue ao mercado.
Agora que você já sabe disso, pode saborear a carne suína com maior tranqüilidade, buscando, sempre, a de origem conhecida e proveniente de local limpo e confiável. E, de preferência, opte por cortes mais magros, como o lombo.

coraçãozinho Fonte: RGNutri

cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel

t? escrito... Re: Carne Suína e Cisticercose

Mensagem por Ed em Dom 05 Out 2008, 2:37 pm

Meu cunhado, pastor batista pentecostal em Goiânia, adquiriu este mal. OS ovos da Taênia se instalaram no crânio. Foi terrível. Isto já fazem ins 22 anos.

O Raio-X mais parecia um observatório astronômico de tantas "estrelinhas" ovos que cintilaram no negativo da chapa.

Mas graças a Deus, o milagre aconteceu, disseram que era incurável e teria que cuidar com remédios a vida toda.

Depois de muitas orações, nem sinal do mal mais. aleluia!

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3163 dias de existência com 228928 mensagens

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11003
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por Adriane Cunha em Ter 07 Out 2008, 2:28 am

Louvado seja Deus, amado irmão! aleluia!

Penso que a atriz Malu Mader apresentou algo semelhante, não?! question

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Mensagem por Ed em Qua 08 Out 2008, 9:01 pm

Não sei não... hummm

Desconheço o caso da Malu.

Mas que meu cunhado que é pastor que cuida da recuperação de viciados em drogas, isso eu sei que curou mesmo. Eu assisti tudo de perto. Ele veio se hospedar em minha casa para se tratar aqui em São Paulo. Os médicos falaram que só amenizariam os problemas com remédios e acontece que seu crânio ficou normal novamente, sem nenhuma ova de taênia sequer ficou.

Amen. positivinho

O pessoal não entende porque eu creio em Jesus, mas eu sei em quem tenho crido ::chapeu::

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3163 dias de existência com 228928 mensagens

Ed

Mensagem por Adriane Cunha em Qua 08 Out 2008, 11:46 pm

Ed escreveu:O pessoal não entende porque eu creio em Jesus, mas eu sei em quem tenho crido ::chapeu::

Louvado seja Deus, amado!

Para nossa meditação:

1 Coríntios 2:14 - "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."

Um beijinho carinhoso...

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Mensagem por Eduardo em Sab 21 Fev 2009, 10:09 pm

Adriane Cunha escreveu:Atualmente, a suinocultura praticada no Brasil está mais moderna.

Aqui no nordeste a coisa é diferente. Outra coisa, essas técnicas nasceram a pouco tempo mas antes disso Deus já alertava para o perigo desse tipo de carne.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
flag : Brasil

Mensagem por Eduardo em Sab 21 Fev 2009, 10:10 pm

Professor Azenilto escreveu:Estava com minha esposa na sala de espera do consultório de um oftalmologista outro dia e lia uma revista Reader's Digest, edição de janeiro de 2009 em letras grandes, quando encontrei um artigo que me interessou. Não houve tempo para ler tudo, pois logo minha esposa foi chamada, mas vi um quadro ao final que resumia muitas informações interessantes. Pedimos, então, à recepcionista para nos tirar uma cópia Xerox da página, e traduzi o que consta lá, que é o seguinte:

Criamos 60 bilhões de animais para alimento cada ano—10 animais por cada ser humano sobre a Terra. Apenas para sustentar os níveis de consumo atual (e o consumo está aumentando, assim estes dados são conservadores) criaremos 120 bilhões de animais pelo ano 2050.

Se você cultiva milho para comer, gastará 2,2 calorias de energia por cada 1 caloria de proteína produzida. Mas se processar esse milho [industrialmente], alimentá-lo a um bezerro, e levar em conta outras necessidades desse bezerro ao longo de sua vida—uso de terra, fertilizantes químicos (sobretudo baseados em petróleo), pesticidas, maquinário, transporte, antibióticos, e água—será responsável por 40 calorias de energia para cada 1 caloria de proteína.

Uma refeição à base de carne para uma família de quatro gasta aproximadamente energia equivalente a dirigir um SUV [jipão, de grande consumo de gasolina] por três horas, deixando ainda todas as luzes da casa acesas.

O consumidor de carne americano médio é responsável pela produção de uma tonelada e meia de CO2 (de gases que produzem o efeito estufa), suficiente para encher uma casa grande anualmente, em comparação com alguém que não consome carne.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Ed em Dom 22 Fev 2009, 6:39 pm

CAda vez está mais difícil viver neste planeta! A nossa camada de oxigênio é rasa, agora pouco estava deitado no quintal olhando para o céu e vendo os cirrus (aquelas núvens que parecem costelinhas e é onde termina a camada de oxigênio) fiquei imaginando quantos veículos que estão queimando este precioso oxigênio que tanto necessitamos!

Agora então com a concorrência dos animais ai, caramba! Só está faltando o Jarbas vir dar a opinião dele!

Eu sei o que ele vai falar, e quer creiamos ou não, a coisa estará ficando feia daqui para a frente...

Pouco oxigênio, muito gasto de energia rudimentar, que consome oxigênio e o transforma em gases tóxicos!

Ed

Mensagem por Eduardo em Dom 22 Fev 2009, 6:41 pm

Olha só como Deus é bondoso, a mais de 4000 anos Ele já aconselhava a humanidade contra o consumo de alimentos impróprios para consumo alimentar. Atualmente, o complexo teníase-cisticercose é uma questão de saúde pública. O Ministério da Saúde, pela portaria 1100, de 24/maio/96, recomendou a notificação compulsória do complexo teníasecisticercose. No entanto, segundo Agapejev (2003), apenas os Estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Mato Grasso do Sul, além da cidade de Ribeirão Preto (SP), implantaram o programa de combate e controle da enfermidade. A incidência e a prevalência da NCC são, provavelmente, subestimadas, em função da falta de dados e da falta de tecnologia, que podem impedir os Estados mais carentes, como os da região Norte e Nordeste, de apresentarem quaisquer dados fidedignos sobre a doença em humanos ou em animais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (WHO), a neurocis-ticercose1 é responsável por 50.000 óbitos por ano em paísessubdesenvolvidos e em vias de desenvolvimento, principalmenteda Ásia, África e América Latina. No Brasil, os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás apresentam a doença emforma endêmica. [Mendes, Ernani C.; Silva, Scintilla S.; Fonseca, E. A. La Terza; Souza, Hiliana R. R.; Carvalho, Raimundo W. A Neurocisticercose Humana na Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Rev. Arquivo Neuropsiquiatria, 2005, 63(4): p.1058-1062. ISSN 0004-282X]. Em 1987, Huggins estimava 300.000 casos de neurocisticercose na América Latina. O Brasil apresenta alta incidência da doença, principalmente nos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste13. No Brasil, segundo Lino Jr et al. (2004), em indivíduos entre 21 e 40 anos, a prevalência da neurocisticercose varia de 0,12% a 19% em necrópsias, 0,03% a 7,5% em diagnóstico clínico e 0,68% a 5,2% em estudos soroepidemiológicos, sendo consideradas endêmicas áreas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e o Distrito Federal.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:10 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo