.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
78 usuários online :: Nenhum usuário registrado, 1 Invisível e 77 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Página 1 de 11 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

n?o acredito! Pastoras na bíblia

Mensagem por Prisioneiro de Patmos em Seg 19 Jan 2009, 7:48 pm

A ORDEM ESTABELECIDA POR DEUS NA CRIAÇÃO

“A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão”.
(1 Tm 2.11-14 ACF)



Não há dúvida de que este texto, atualmente, é uma das passagens mais impopulares do Novo Testamento. Alguns buscam descredenciá-lo, seja afirmando que seu uso se restringia a época em que Paulo o escreveu; ou ainda, os que advogam que o mesmo não teria sido escrito por Paulo, mas por outra pessoa no século II.

Meu alvo nesse artigo é demonstrar que não há nada de cultural nesse texto, ao contrário, o mesmo faz parte do perfeito projeto de Deus para humanidade. Aquilo que se chama de “a ordem estabelecida por Deus na criação”. Por isso para compreendê-lo melhor começaremos por analisar a base usada por Paulo. O capítulo 3 do livro Gênesis.


I. Deus Estabeleceu Uma Ordem na Criação (Gn 3)

Em Gn 3.1 a serpente, “a mais astuta” de todos os animais, se dirige a mulher e fala... Analisando o comportamento da serpente, poder-se-ia perguntar: O que estaria por trás da atitude da serpente em se dirigir, em primeiro lugar, diretamente à mulher para falar-lhe e não a Adão? Essa é a primeira pergunta a ser feita na leitura desse texto.

Vale ressaltar que Deus havia estabelecido uma ordem na criação. Observe: Em primeiro lugar, o homem (Adão) após ser criado foi colocado por Deus como líder e guardião do jardim de Deus, “domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra” (Gn 1.26); Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden, para o lavrar e guardar” (Gn2.15). Nessa perspectiva, Adão não apenas era o líder do Jardim como também era o líder de sua família. Isso fica muito claro quando Deus afirmou: far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea” (Gn 2.18b). Desta forma, Eva complementava Adão (não é bom que o homem viva só Gn 2.18a) e Adão complementava Eva. Contudo, foi a Adão que Deus instituiu a responsabilidade de liderança do jardim e da família.

Satanás sabedor de que há uma ordem estabelecida por Deus em toda criação. E em relação ao ser humano, o homem deve assumir a responsabilidade de liderar, e de ensinar a sua família. E de que a mulher deveria apoiar com alegria aquela liderança estabelecida por Deus. Acontece que satanás quer destruir, a qualquer custo, ponto principal da criação de Deus. O homem e a mulher, ambos, imagem e semelhança de Deus. Satanás então desfere seu ataque de modo sutil na ordem estabelecida por Deus. Veja a maneira como ele fez isso.

Satanás vê Adão, mas não lhe dirige a palavra. Ele olha para Eva e de forma sutil a trás para o lugar de liderança quando lhe dirige a palavra e começa um diálogo com ela. É exatamente nesse momento que Adão, falhou. Aqui, fica claro que a primeira falha, na queda, foi de Adão que não exerceu o seu papel de líder como deveria ser.(1) Se adão fosse o líder cuidadoso como deveria ser, Adão teria dito: “Eva pare”! “Esta serpente quer nos enganar. Deus é muito bom e perfeito. Deus sabe, tem e quer o melhor para nós”. Todavia, infelizmente Adão abandonou a ordem que Deus havia estabelecido e o desastre aconteceu.

O ponto principal nesse texto não é que a mulher é mais vulnerável ou mais facilmente iludida do que homem como, equivocadamente, advogam alguns. A questão é que nós nos tornamos facilmente iludidos quando abandonamos a ordem estabelecida por Deus. Da mesma maneira hoje, satanás quer destruir a igreja, os casamentos, e a sociedade fazendo com que as pessoas quebrem a ordem estabelecida por Deus.

II. Interpretando 1 Tm 2.11-14

Nesse texto existem três palavras que são fundamentais para compreensão do mesmo. A saber: silêncio, ensino e autoridade.

2.1 O significado da palavra silêncio. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição (2 Tm 2.11). O que significa quando Paulo afirma que mulher deve aprender em silêncio? Vale notar, que o contexto é de aprendizagem e ensino, “a mulher aprenda em silêncio”. Mas que silêncio é esse? Será que a mulher não pode ter nenhum tipo de palavra na igreja? Eu penso que não, observe.

A palavra silêncio é tradução da palavra grega hesuchia que tem como significado primário calmo, tranqüilo, e sossegado.(2) Esse significado é usado em seu contexto imediato em 1 Tm 2.2: “... para que tenhamos uma vida quieta e sossegada (hesuchia), em toda a piedade e honestidade”. Eles oravam para que a vida fosse sossegada, calma e tranqüila.

Na língua portuguesa existe uma conotação diferente entre a palavra sossegado, tranqüilo e silêncio. Razão pela qual a palavra grega hesuchia traduzida como silêncio no versículo 12 tem seu melhor significado como: prestar atenção de forma tranqüila, inclusive guardando silêncio (no momento da aprendizagem).(3) É um sossego como postura de aprendizado e submissão.(4)

Observe que essa realidade é comprovada dentro do próprio texto, em que a palavra hesuchia (tranqüila, traduzida como silêncio), no versículo 11, é uma expressão de sujeição ou submissão (a mulher aprenda em silêncio com toda sujeição), e também no versículo 12 a palavra hesuchia (sossegada, silencio) está em oposição a autoridade do homem (“não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o homem...”). Logo, hesuchia significa que as mulheres não deveriam falar na igreja de maneira a questionar a autoridade do homem (o pastor).

2.2. O significado da palavra ensino

“Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio” (1 Tm 2.12). Qual a abrangência da palavra ensino aqui dirigida as mulheres? A resposta estará em outros textos do N.T. onde a mulher ensina. Por ex. Tito 2:3 “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver... Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes...”. Logo, existe um tipo de ensino que as mulheres estão realizando.

O segundo texto: 2 Tm 3.14 2 “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras... Mas quem ensinou Timóteo foi sua vó Lóide e sua mãe Eunice (2 Tm 1.5), uma vez que seu pai não era cristão.

Uma terceira descrição de mulheres ensinando no N.T. está em At 18.26 “Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus”. Aqui, claramente, Priscila e seu marido estavam ensinando Apolo.

Em suma, o N.T. apresenta mulheres mais velhas ensinando as mais novas, mulheres ensinando crianças e mulher com seu marido ensinando outro homem em uma situação informal. Portanto, quando Paulo diz: “Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade... mas que esteja sossegada (em silêncio)” (1 Tm 2.14). Paulo está afirmando que a mulher não deve ensinar quando seu ensino for parte de um exercício de autoridade sobre a igreja. O próprio versículo 14 demonstra essa realidade quando faz a ligação da palavra ensino com autoridade (ensine, nem use de autoridade). No meu entender, há uma razão para que Paulo faça essa conexão da palavra ensino com a palavra autoridade.

A razão pela qual a segunda frase (nem use de autoridade) influencia o significado da primeira (que a mulher ensine) é que existem outras passagens na Bíblia que diz que a mulher pode ensinar na igreja. Logo, é errado afirmar que a mulher não pode ensinar nunca em qualquer situação. O que o apóstolo afirma é que a mulher não deve ensinar na Igreja quando seu ensino for parte de um exercício de autoridade sobre a igreja.

2.3. O significado da palavra autoridade

Para se compreender o que significa a palavra autoridade em 1 Tm 2.14 é preciso observar os dois aspectos do ofício do pastor (ou do presbítero) que não pertence ao diácono. Isso pode ser constato analisando 1 Tm 3 juntamente com 1 Tm 5.17, que diz: Os presbíteros (ou pastores) que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina”.

Vale citar que as duas diferenças principais entre os pastores (e presbíteros) e os diáconos é o ofício de presidir e o de ensinar. Observe que na lista de qualificações dos pastores (1Tm3), estes precisam ser aptos para ensinar. Mas, aos diáconos não é exigido essa prerrogativa. Assim, pastores e presbíteros são chamados a serem supervisores e mestres no ensino, diáconos não. Portanto, governar e ensinar são as duas prerrogativas que diferenciam pastores (e presbíteros) de diáconos.

Voltando a 2 Tm 2.12, veja que é exatamente essas duas coisas que são proibidas para as mulheres. Eu não permito que a mulher ensine e que exerça autoridade sobre o homem. Diante dessa afirmativa de Paulo, chega-se a seguinte conclusão para o texto de 1 Tm 2.11-14: No mínimo Paulo está dizendo que não permite que uma mulher seja pastora ou presbítera. Se o texto vai além desse significado pode ser aprofundado, mas no mínimo significa isso.

CONCLUSÃO

Ficou demonstrado que Deus estabeleceu uma ordem na criação. Adão abandonou a ordem estabelecida por Deus. Quando o ser humano abandona a ordem criada por Deus se torna vulnerável ao desastre.

O ponto principal em Gn 3 não é que a mulher é mais vulnerável ou mais facilmente iludida. A questão é que o ser humano se torna facilmente iludido quando abandona a ordem estabelecida por Deus.

Voltando a 1 Tm 2.14, o argumento usado por Paulo não é cultural, ele transporta seu argumento para antes do pecado, usando o evento da queda como alicerce para sua justificativa. Portanto é um argumento teológico, supracultural.

Assim, a verdade transmitida em 1 Tm 2.14 não é que o homem não possa ser iludido e que a mulher pode ser iludida mais facilmente. O fato é que quando ordem de Deus é quebrada, homens e mulheres se tornam vulneráveis às tentações do inimigo. E a vida como planejada por Deus entra em colapso. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a Igreja também será arruinada se abandonar a ordem estabelecida por Deus para a Igreja.

Diante do exposto, minha posição é que o ofício de pastor (ou presbítero) é uma responsabilidade, dada por Deus, exclusivamente aos homens. Eu creio que 1 Tm 2.12-14 dá suporte a bíblico exegético a minha afirmação.


Ele voltará!

Prisioneiro de Patmos
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 47
Idade : 43
flag : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Adriane Cunha em Seg 26 Jan 2009, 5:25 pm

Deixo para debate a citação do amado irmão Prisioneiro de Patmos postada na categoria Estudos do Fórum.

Prisioneiro de Patmos escreveu:Em suma, o N.T. apresenta mulheres mais velhas ensinando as mais novas, mulheres ensinando crianças e mulher com seu marido ensinando outro homem em uma situação informal. Portanto, quando Paulo diz: “Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade... mas que esteja sossegada (em silêncio)” (1 Tm 2.14). Paulo está afirmando que a mulher não deve ensinar quando seu ensino for parte de um exercício de autoridade sobre a igreja. O próprio versículo 14 demonstra essa realidade quando faz a ligação da palavra ensino com autoridade (ensine, nem use de autoridade). No meu entender, há uma razão para que Paulo faça essa conexão da palavra ensino com a palavra autoridade.

A razão pela qual a segunda frase (nem use de autoridade) influencia o significado da primeira (que a mulher ensine) é que existem outras passagens na Bíblia que diz que a mulher pode ensinar na igreja. Logo, é errado afirmar que a mulher não pode ensinar nunca em qualquer situação. O que o apóstolo afirma é que a mulher não deve ensinar na Igreja quando seu ensino for parte de um exercício de autoridade sobre a igreja.

2.3. O significado da palavra autoridade

Para se compreender o que significa a palavra autoridade em 1 Tm 2.14 é preciso observar os dois aspectos do ofício do pastor (ou do presbítero) que não pertence ao diácono. Isso pode ser constato analisando 1 Tm 3 juntamente com 1 Tm 5.17, que diz: “Os presbíteros (ou pastores) que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina”.

Vale citar que as duas diferenças principais entre os pastores (e presbíteros) e os diáconos é o ofício de presidir e o de ensinar. Observe que na lista de qualificações dos pastores (1Tm3), estes precisam ser aptos para ensinar. Mas, aos diáconos não é exigido essa prerrogativa. Assim, pastores e presbíteros são chamados a serem supervisores e mestres no ensino, diáconos não. Portanto, governar e ensinar são as duas prerrogativas que diferenciam pastores (e presbíteros) de diáconos.

Voltando a 2 Tm 2.12, veja que é exatamente essas duas coisas que são proibidas para as mulheres. Eu não permito que a mulher ensine e que exerça autoridade sobre o homem. Diante dessa afirmativa de Paulo, chega-se a seguinte conclusão para o texto de 1 Tm 2.11-14: No mínimo Paulo está dizendo que não permite que uma mulher seja pastora ou presbítera. Se o texto vai além desse significado pode ser aprofundado, mas no mínimo significa isso.

CONCLUSÃO

Ficou demonstrado que Deus estabeleceu uma ordem na criação. Adão abandonou a ordem estabelecida por Deus. Quando o ser humano abandona a ordem criada por Deus se torna vulnerável ao desastre.
O ponto principal em Gn 3 não é que a mulher é mais vulnerável ou mais facilmente iludida. A questão é que o ser humano se torna facilmente iludido quando abandona a ordem estabelecida por Deus.
Voltando a 1 Tm 2.14, o argumento usado por Paulo não é cultural, ele transporta seu argumento para antes do pecado, usando o evento da queda como alicerce para sua justificativa. Portanto é um argumento teológico, supracultural.

Assim, a verdade transmitida em 1 Tm 2.14 não é que o homem não possa ser iludido e que a mulher pode ser iludida mais facilmente. O fato é que quando ordem de Deus é quebrada, homens e mulheres se tornam vulneráveis às tentações do inimigo. E a vida como planejada por Deus entra em colapso. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a Igreja também será arruinada se abandonar a ordem estabelecida por Deus para a Igreja.

Diante do exposto, minha posição é que o ofício de pastor (ou presbítero) é uma responsabilidade, dada por Deus, exclusivamente aos homens. Eu creio que 1 Tm 2.12-14 dá suporte a bíblico exegético a minha afirmação.

Conheço várias pastoras liderando diversas denominações.
Pergunto: Devemos ou não nos sujeitar à liderança de uma pastora?


cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel
Data de inscrição : 03/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por M4RC3LL em Seg 26 Jan 2009, 10:18 pm

Ora

A Palavra de Deus foi escrita em uma época onde as mulheres não conquistaram seu espaço. Onde o homem se achava mais sábio que a mulher.

Hoje em dia uma mulher cristã é mais convertida em Cristo do que um homem cristão devido a sua personalidade. Mulher é mais sensível e homem é mais ignorante. Ja visitei igreja onde o pastor é uma mulher e Deus falou muito naquele culto. Então não vejo problema mulher como pastora.

Mas há tantos mistérios entre os céus e a terra...


"Então me achei recém-nascido e no Paraíso. Todas as Escrituras tinham para mim outro aspecto; perscrutava-as para ver tudo quanto ensinam sobre a ‘justiça de Deus'. Antes, estas palavras eram-me detestáveis; agora as recebo com o mais intenso amor. A passagem me servia como a porta do Paraíso." (Martinho Lutero)

M4RC3LL
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 405
Idade : 28
Localização : Cariacica/ES
flag : Brasil
Data de inscrição : 11/05/2008

http://protestantismo.ieadcg.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Seg 26 Jan 2009, 11:27 pm

Ixi isso é uma poleeeemica, principalmente em igrejas pentecostais e neo-pentecostais, inclusive em igrejas tradicionais como a batista.

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6002
flag : Brasil
Data de inscrição : 14/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Jarbas em Ter 27 Jan 2009, 5:19 am

.....

O dia que entenderem que na maioria das vezes, quando Paulo fala de MULHER, ele está se referindo a IGREJA e não de mulher literalmente falando e se assim não for, então suas palavras não estão de acordo com as Palavras de Deus e Pai, o que na verdade é impossível de acontecer e também está escrito...

28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.


Se a mulher não pode ensinar, então como as filhas e as servas vão poder profetizar e ensinar aos outros?


Maranata.



"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)


"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)


"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317
Localização : Goiânia - Go
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Richfield em Ter 27 Jan 2009, 7:17 am

Já estão dando um jeitinho de colocar a mulher pregando nas igrejas. ai, caramba!

Não existe pastoras. Deus delegou esta função aos homens.

Provem que há alguma pastora na bíblia que eu concordarei com mulheres na liderança das igrejas!

Richfield
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 75
Idade : 39
flag : Brasil
Data de inscrição : 11/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Ter 27 Jan 2009, 10:29 am

Jarbas escreveu:.....

O dia que entenderem que na maioria das vezes, quando Paulo fala de MULHER, ele está se referindo a IGREJA e não de mulher literalmente falando e se assim não for, então suas palavras não estão de acordo com as Palavras de Deus e Pai, o que na verdade é impossível de acontecer e também está escrito...

28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.


Se a mulher não pode ensinar, então como as filhas e as servas vão poder profetizar e ensinar aos outros?


Maranata.

Mas no caso da orientaçao para a igreja em corinto, é mulher de forma literal e nao em relaçao a igreja.

Quando Paulo ordena: "nao permito que mulher ensine", está se referindo exatamente ao sexo feminino.

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6002
flag : Brasil
Data de inscrição : 14/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Jarbas em Qua 28 Jan 2009, 4:11 am

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:
Jarbas escreveu:.....

O dia que entenderem que na maioria das vezes, quando Paulo fala de MULHER, ele está se referindo a IGREJA e não de mulher literalmente falando e se assim não for, então suas palavras não estão de acordo com as Palavras de Deus e Pai, o que na verdade é impossível de acontecer e também está escrito...

28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.


Se a mulher não pode ensinar, então como as filhas e as servas vão poder profetizar e ensinar aos outros?


Maranata.

Mas no caso da orientaçao para a igreja em corinto, é mulher de forma literal e nao em relaçao a igreja.

Quando Paulo ordena: "nao permito que mulher ensine", está se referindo exatamente ao sexo feminino.

É que meu entendimento é diferente, mas deixa isso mais pra frente...

Agora, uma coisa eu digo: Que Deus não faz acepção de pessoas, portanto pode ser rico, pobre, branco, negro, homem ou mulher, etc...


Maranata.



"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)


"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)


"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317
Localização : Goiânia - Go
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qua 28 Jan 2009, 2:35 pm

Jarbas escreveu:É que meu entendimento é diferente, mas deixa isso mais pra frente...

Agora, uma coisa eu digo: Que Deus não faz acepção de pessoas, portanto pode ser rico, pobre, branco, negro, homem ou mulher, etc...


Maranata.

mas o contexto diz exatamente isto:


1 Timóteo 2


1 ¶ Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
7 Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.
8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
10 Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.



observe que as virgulas separando as oraçoes intercaladas, sao um aditivo. Se vc as substituir pela conjuçao E ,verá que sao eventos diferentes em relaçao a obra.

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6002
flag : Brasil
Data de inscrição : 14/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Jarbas em Qua 28 Jan 2009, 10:59 pm

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:
Jarbas escreveu:É que meu entendimento é diferente, mas deixa isso mais pra frente...

Agora, uma coisa eu digo: Que Deus não faz acepção de pessoas, portanto pode ser rico, pobre, branco, negro, homem ou mulher, etc...


Maranata.

mas o contexto diz exatamente isto:


1 Timóteo 2


1 ¶ Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
7 Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.
8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
10 Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.



observe que as virgulas separando as oraçoes intercaladas, sao um aditivo. Se vc as substituir pela conjuçao E ,verá que sao eventos diferentes em relaçao a obra.




Mas irmão, o que eu estou querendo lhe dizer, é que as epístolas de Paulo são de difícel entendimento e sendo elas difíceis de entender, então isso nos mostra que não podemos simplesmente entende-las de modo literal. Pedro nos adverte sobre isso...

E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender...


Portanto, quando procuramos entender as epístolas de Paulo literalmente, o que parece ser, não o é... As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. (Não literais) Wink


Maranata.



"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)


"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)


"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317
Localização : Goiânia - Go
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Adriane Cunha em Qui 29 Jan 2009, 3:12 pm

Mantenho a pergunta...

Devemos ou não nos sujeitar à liderança de uma pastora?

Sim? Por quê?
Não? Por quê?

Em Cristo Jesus...


cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel
Data de inscrição : 03/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qui 29 Jan 2009, 3:26 pm

Adriane Cunha escreveu:
Mantenho a pergunta...

Devemos ou não nos sujeitar à liderança de uma pastora?

Sim? Por quê?
Não? Por quê?

Em Cristo Jesus...


e eu ainda acrescento: será que a consagraçao de uma pastora por um outro pastor é valido?

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6002
flag : Brasil
Data de inscrição : 14/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Jarbas em Qui 29 Jan 2009, 4:30 pm

Adriane Cunha escreveu:
Mantenho a pergunta...

Devemos ou não nos sujeitar à liderança de uma pastora?

Sim? Por quê?
Não? Por quê?

Em Cristo Jesus...



Sujeitar a liderança? Eu só me sujeito a uma liderança, Jesus Cristo Senhor meu, só a Este que eu me sujeito.

Eu creio que mulheres podem e devem pregar o Evangelho tanto nas igrejas como em todo mundo, eu escuto e retenho o que for bom, mas me sujeitar, nunca, nem a homem algum e nem a mulher alguma.

8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
9 E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
11 O maior dentre vós será vosso servo.
12 E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.



Maranata.



"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)


"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)


"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317
Localização : Goiânia - Go
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Richfield em Qui 29 Jan 2009, 4:47 pm

Jarbas escreveu:É que meu entendimento é diferente, mas deixa isso mais pra frente...

Agora, uma coisa eu digo: Que Deus não faz acepção de pessoas, portanto pode ser rico, pobre, branco, negro, homem ou mulher, etc...


Maranata.
Ascepção de pessoas é uma coisa, pastoreio é outra.

Ordens bíblicas são ordens bíblicas.

Mulher não é chamada para o ministério.

Quantos foram os discípulos? Quantos foram os apóstolos? Porqe Jesus não colocou algumas mulheres entre eles?

Raciocínio de vez em quando não faz mal a ninguém e é cultura!

Richfield
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 75
Idade : 39
flag : Brasil
Data de inscrição : 11/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Jarbas em Qui 29 Jan 2009, 5:02 pm

Richfield escreveu:
Jarbas escreveu:É que meu entendimento é diferente, mas deixa isso mais pra frente...

Agora, uma coisa eu digo: Que Deus não faz acepção de pessoas, portanto pode ser rico, pobre, branco, negro, homem ou mulher, etc...


Maranata.
Ascepção de pessoas é uma coisa, pastoreio é outra.

Ordens bíblicas são ordens bíblicas.

Mulher não é chamada para o ministério.

Quantos foram os discípulos? Quantos foram os apóstolos? Porqe Jesus não colocou algumas mulheres entre eles?

Raciocínio de vez em quando não faz mal a ninguém e é cultura!

Aí vai de como entender essas ordens Bíblicas... Os adventistas querem seguir a lei, os Tjs inventam até outra Bíblia, os católicos querem ter uma n senhora para eles e por aí vai, mas está escrito... "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;" (Colossenses 2 : 8)

Por isso mesmo que o meu pastor é Jesus Cristo. :chapeu:


Maranata.



"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)


"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)


"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317
Localização : Goiânia - Go
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Richfield em Qui 29 Jan 2009, 7:01 pm

Jarbas profeta, ninguém está falando de leis. estamos falando de ordens, direção...

Quantas apóstolas Jesus formou?

Quantas discípulas Jesus formou?

Vamos, responda!

Richfield
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 75
Idade : 39
flag : Brasil
Data de inscrição : 11/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Adriane Cunha em Qui 29 Jan 2009, 7:24 pm

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:e eu ainda acrescento: será que a consagraçao de uma pastora por um outro pastor é valido?

Fazendo uso da citação acima, pergunto:

Devemos ou não nos sujeitar à liderança de uma pastora?

Sim? Por quê?
Não? Por quê?

Amados! Basta dizerem sim ou não! Rs!

Quem é o primeiro (dos próximos) corajoso a responder aqui? Rs!

Deus vos abençoe poderosamente em nome do Senhor Jesus Cristo!
Com carinho...


cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel
Data de inscrição : 03/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Jarbas em Qui 29 Jan 2009, 10:46 pm

Richfield escreveu:Jarbas profeta, ninguém está falando de leis. estamos falando de ordens, direção...

Quantas apóstolas Jesus formou?

Quantas discípulas Jesus formou?

Vamos, responda!

Jarbas profeta... hummm japinha


Bom...Vamos lá. :chapeu:

14 E muitos dos irmãos no SENHOR, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.
15 Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;
16 Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
17 Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.
18 Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
19 Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,
20 Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.
21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.




18 Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
Se até os fingidos podem anunciar o Evangelho, porque então as mulheres não devem anuncia-Lo nas igrejas?...Será isso só por causa do título de pastora? oh my


Maranata.



"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)


"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)


"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317
Localização : Goiânia - Go
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Adriane Cunha em Qui 29 Jan 2009, 11:03 pm

Em tempo...

Não sou pastora, mas de quando em vez, prego na igreja onde congrego, amado irmão Jarbas!
Segunda-feira fui preletora da Palavra e, louvado seja Deus, uma pessoa confessou a Jesus Cristo como Salvador.

Será que alguém frequentaria a igreja onde congrego? :pens:

Irmã Adriane preparada para as "pedradas" dos "machistas"... Rs...


cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel
Data de inscrição : 03/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Jarbas em Qui 29 Jan 2009, 11:14 pm

.....

Comigo não tem essa de que só o macho deva pregar nas igrejas não, mesmo porque quando Paulo fala da mulher em sua epístolas, o meu entendimento não é literal e sim que mulher representa "igreja". E já chegou o tempo... "Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem;" (I Coríntios 7 : 29)... Grandes mistérios...


Graças ti dou Senhor pelo entendimento que me deste.

Glória a Deus.


Maranata.



"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)


"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)


"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317
Localização : Goiânia - Go
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por athos em Qui 29 Jan 2009, 11:18 pm

tem um lance ai, que quando Paulo(ou Pedro) fala para as mulheres ficarem caladas no culto é em relação a briga que elas tinha em usar e não usar o véu, e as fofocas. (dizem isso).


Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/12/2008

http://www.peniel.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Ton em Sex 30 Jan 2009, 12:30 am

Nas duas listas que Paulo apresenta em duas cartas distintas (à Timóteo e à Tito), ele usa as expressões: "É NECESSÁRIO" e "É INDISPENSÁVEL", antes de citas os critérios pra quem aspira ao episcopado (pastor/bispo/presbítero).
E lá diz que a pessoa precisa ser "marido", ou seja, homem ...

Creio que esse é o único ministério na igreja que a Palavra ressalta essa exigencia sexual, de forma NECESSÁRIO ... INDISPENSÁVEL .. sem que ninguém tenha o direito de questionar.
O mesmo ocorria com o Sacerdócio ... cargo inquestionavel, em relação ao sexo, devia ser do sexo masculino.


Blog Ton |de Tudo|


TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210
Idade : 29
Localização : Serra/ES
flag : Brasil
Data de inscrição : 23/10/2008

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Ton em Sex 30 Jan 2009, 12:42 am

É aquilo: Manda quem pode (DEUS), obedece quem tem juízo (NÓS).
heheheh


Blog Ton |de Tudo|


TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210
Idade : 29
Localização : Serra/ES
flag : Brasil
Data de inscrição : 23/10/2008

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Ton em Sex 30 Jan 2009, 12:48 am

Obs: Não só o pastor (bispo/pesbitero) que prega não. Apóstolos, profetas, mestres, evengelistas, etc ... também.


Blog Ton |de Tudo|


TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210
Idade : 29
Localização : Serra/ES
flag : Brasil
Data de inscrição : 23/10/2008

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Jarbas em Sex 30 Jan 2009, 2:04 am

........

... que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; :pens:


Mas, quando as mulheres começarem a profetizar e perto está, eu as ouvirei. Wink

E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.


Já estou a bastante tempo aguardando esse momento.


Maranata.




"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)


"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)


"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317
Localização : Goiânia - Go
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

n?o acredito! Re: Debate sobre o Ministerio Pastoral Feminino - topico oficial

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:10 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 11 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum