.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 4:36 am por Jarbas

» O que você está ouvindo agora?
Hoje à(s) 1:32 am por Christiano

» Por que o espiritismo pegou tanto no Brasil
Hoje à(s) 12:02 am por Cartman

» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 11:48 pm por Khwey

» Por que Deus permite a injustiça?
Ontem à(s) 11:45 pm por Khwey

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Ontem à(s) 11:27 pm por gusto

» Dar a outra face...
Ontem à(s) 11:10 pm por Cartman

» Lula é o maior farsante do Brasil', afirma Silas Malafaia
Ontem à(s) 10:27 pm por gusto

» Agora o Brasil sai da crise...
Ontem à(s) 10:25 pm por gusto

Quem está conectado
27 usuários online :: Nenhum usuário registrado, 1 Invisível e 26 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Por que sou contra a pena de morte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Por que sou contra a pena de morte

Mensagem por Eduardo em Dom 24 Jan 2010, 10:31 am

Lena Baker (8 de Junho de 1901 - 5 de Março de 1945) foi uma afro-americana executada no estado da Georgia em 1945 pelo assassinato de Ernest Knight, seu patrão de 67 anos. Foi a única mulher a ser executada na cadeira elétrica na Georgia. Em 2005 foi oficialmente perdoada, pois na verdade agiu em legítma defesa.

Julgamento

Em 14 de agosto de 1944 iniciou-se o julgamento de Lena Baker, presidido pelo juiz William "Duas Pistolas" Worrill, que manteve 2 pistolas a vista durante o julgamento. Ao fim da tarde, o júri, composto apenas de homens caucasianos deu o veredicto de culpada. O governador Ellis Arnal deu a mais 60 dias para um solicitação de perdão, negada.

Execução

No dia 5 de março de 1945, Lena Baker sentou-se calmamente na cadeira elétrica e disse: "What I done, I did in self-defense. I have nothing against anyone. I'm ready to meet my god". O que significa: O que eu fiz, eu fiz em legítima defesa. Eu não tenho nada contra ningúem. Eu estou pronta para encontrar Deus.

Perdão

Em 2001 a família Baker entrou para tem um pedido de perdão concedido pelo Conselho da Geórgia do perdão e Paroles vendo o veredicto original como racista. Em 2005, 60 anos aós sua morte foi concedido perdão total e incondicional, pois uma sentença de 15 anos teria sido mais apropriada.

Filme

Em 2009, foi lançado o drama com o título original de The Lena Baker Story (Traduzido: A Verdadeira História De Lena Baker) dirigido por Ralph Wilcox.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
flag : Brasil

Re: Por que sou contra a pena de morte

Mensagem por Fabris em Dom 24 Jan 2010, 12:44 pm

Eu ia parabenizá-lo por sua opinião, quando percebi que, na verdade, você copiou integralmente o texto da Wikipedia, cuja ciotação você simplesmente omitiu.

Pena de morte é uma excrescência. O único país ocidental a aplicá-la é os EUA. Nesse país já se constatou que os negros têm muito mais chance de serem condenados à morte que brancos, pobres mais chance que ricos, etc. Alguns estados (como Illinois) deixaram de aplicar a pena por constatar que mais da metade dos condenados não receberiam a pena se tivessem uma boa assessoria jurídica.

Muitos defensores dessa aberração baseiam-se justamente nos textos bíblicos para justificá-la. Nos EUA, todos os estados do Bible Belt aplicam a pena de morte. Todos são ótimos cristãos...

"Amigo, me gustas mucho, pero tu madre me gusta más" (Hino nacional de Marisales)

Fabris
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 780

Mensagem por Eduardo em Dom 24 Jan 2010, 1:33 pm

Cada um dará conta de si.

Visite-me no Fórum Adventista:

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por Fabris em Dom 24 Jan 2010, 3:52 pm

Eduardo escreveu:Cada um dará conta de si.
É mesmo? Precisa ver como!

Pela situação atual, Deus não está fazendo absolutamente nada para melhorar situação de coisa alguma.

Vai ver, Ele está apenas anotando as faltas de cada um, não é mesmo?

Enquanto isso, inocentes morrem, pessoas sofrem, a humanidade padece, enquanto o suposto criador simplesmente observa...

Estranho senso de humor e de prioridades Ele tem...

"Amigo, me gustas mucho, pero tu madre me gusta más" (Hino nacional de Marisales)

Fabris
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por athos em Dom 24 Jan 2010, 3:59 pm

Fabris então na sua opnião você acha que Deus deveria intervir no que o homem faz ou deixa de fazer?

As falhas do homem devem ser oprimidas com mão de ferro pelo Criador no ato imediato?

Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156

http://www.peniel.forumeiros.com

Mensagem por Fabris em Dom 24 Jan 2010, 5:07 pm

athos escreveu:Fabris então na sua opnião você acha que Deus deveria intervir no que o homem faz ou deixa de fazer?

As falhas do homem devem ser oprimidas com mão de ferro pelo Criador no ato imediato?
Eu não espero nada de um ser mitológico. Apenas analiso fatos.

Curiosamente, no passado Deus interferia nas mais comezinhas situações, o que pode ser constatado na bíblia. Ele salvou Israel assassinando 185.000 assírios (morte em batalha é uma coisa; matar pessoas enquanto estão dormindo é assassinato). Em outro extremo ele simplesmente fulminou um sujeito apenas por ter tocado na suposta arca da aliança.

Ou seja, no passado, Deus agia na hora. Agora nada faz. Ou realmente morreu, como disse o filósofo, ou dorme o sono dos justos há mais de 2.000 anos e não está nem aí para sua criação.

O interessante é a implicação filosófica:

- Se Deus não consegue perceber o mal que aflige o homem, ele não é nem onipotente, nem onisciente, nem presciente.
- Se ele percebe o mal e não está nem aí (por um conceito errôneo de livre arbítrio; este não pode existir se o homem foi criado por uma entidade onipotente, presciente e imutável), Ele é simplesmente omisso.
- Se ele permite que o mal afete inocentes para castigar culpados depois, Deus é sádico.

Fabris
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por athos em Seg 25 Jan 2010, 1:00 pm

Fabris escreveu:
athos escreveu:Fabris então na sua opnião você acha que Deus deveria intervir no que o homem faz ou deixa de fazer?

Eu não espero nada de um ser mitológico. Apenas analiso fatos.
Não foi isso que notei em seu post anterior, você deu respaldo a uma mera existência pelo menos na hora em que citou seus "argumentos" e agora que lhe faço uma pergunta desconsidera totalmente para considera-la infundada, AD Misericórdia.
Fabris escreveu:Curiosamente, no passado Deus interferia nas mais comezinhas situações, o que pode ser constatado na bíblia. Ele salvou Israel assassinando 185.000 assírios (morte em batalha é uma coisa; matar pessoas enquanto estão dormindo é assassinato). Em outro extremo ele simplesmente fulminou um sujeito apenas por ter tocado na suposta arca da aliança.

Ou seja, no passado, Deus agia na hora. Agora nada faz. Ou realmente morreu, como disse o filósofo, ou dorme o sono dos justos há mais de 2.000 anos e não está nem aí para sua criação.

O interessante é a implicação filosófica:

- Se Deus não consegue perceber o mal que aflige o homem, ele não é nem onipotente, nem onisciente, nem presciente.
- Se ele percebe o mal e não está nem aí (por um conceito errôneo de livre arbítrio; este não pode existir se o homem foi criado por uma entidade onipotente, presciente e imutável), Ele é simplesmente omisso.
- Se ele permite que o mal afete inocentes para castigar culpados depois, Deus é sádico.

Se você ler a Bíblia (o que eu apoio totalmente) você verá que há o tempo do olho por olho e o tempo da graça.

Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Fabris em Seg 25 Jan 2010, 2:34 pm

athos escreveu:Não foi isso que notei em seu post anterior, você deu respaldo a uma mera existência pelo menos na hora em que citou seus "argumentos" e agora que lhe faço uma pergunta desconsidera totalmente para considera-la infundada, AD Misericórdia.
Você não teria feito a confusão se lesse todo o tópico. Para mim, Deus simplesmente não existe, mas como estamos em um site evangélico eu não posso omitir citações a Deus e eu aproveito para mostrar a incoerência da crença.
Em termos filosóficos, o castigo, quanto mais longe do fato, mais ineficaz ele é!

athos escreveu:Se você ler a Bíblia (o que eu apoio totalmente) você verá que há o tempo do olho por olho e o tempo da graça.
Mais uma incoerência: um deus presciente saberia que o tempo vindouro seria da graça e não teria necessidade do olho-por-olho, nem de se comportar como o maior dos genocidas. Ou será que Deus não conhece o futuro? Se Ele conhece e mesmo assim age como agiu (a se dar crédito á bíblia) ele não passa de um genocida sádico.

A única desculpa de Deus é sua inexistência.

Fabris
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Ed em Seg 25 Jan 2010, 4:11 pm

Fabris escreveu:
Eduardo escreveu:Cada um dará conta de si.
Deus não está fazendo absolutamente nada para melhorar situação de coisa alguma.

Caro Fabris, O que Deus tinha que fazer pelo homem, já fez, quer queira ou não...

Quando Jesus derrotou satanás na cruz dizendo: Está consumado, podes crer que a humanidade só verá a Deus após a volta de Jesus quando do arrebatamento, e daí por diante começa uma nova fase na história do mundo.

Não adianta ficar bradando que o Deus Salvador não aje mais, que não está nem aí para a humanidade, que tem muitos enfermos sem cura; isto mostra que o seu conhecimento bíblico é infantil e em suma proveniente de uma mente de ateu.

A melhora que Deus fez, foi definitiva e é para quem quiser, ou seja, a salvação e a vida eterna que Jesus comprou na Cruz do Calvário! Quer melhor do que isto? Isto é a melhor coisa que um ser humano pode ter!
::
Doenças ficam na Terra, a salvação é eterna, tanto para sãos como para enfermos.

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3088 dias de existência com 226172 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 10978
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por Fabris em Seg 25 Jan 2010, 7:26 pm

Ed escreveu:Caro Fabris, O que Deus tinha que fazer pelo homem, já fez, quer queira ou não...

Quando Jesus derrotou satanás na cruz dizendo: Está consumado, podes crer que a humanidade só verá a Deus após a volta de Jesus quando do arrebatamento, e daí por diante começa uma nova fase na história do mundo.

Não adianta ficar bradando que o Deus Salvador não aje mais, que não está nem aí para a humanidade, que tem muitos enfermos sem cura; isto mostra que o seu conhecimento bíblico é infantil e em suma proveniente de uma mente de ateu.

A melhora que Deus fez, foi definitiva e é para quem quiser, ou seja, a salvação e a vida eterna que Jesus comprou na Cruz do Calvário! Quer melhor do que isto? Isto é a melhor coisa que um ser humano pode ter!

Doenças ficam na Terra, a salvação é eterna, tanto para sãos como para enfermos.
Bem Ed, eu não classificaria meu conhecimento bíblico comno infantil, já que, como você sabe, eu fiz todo o curso de iniciação vocacional (há 45 anos). Foi nesse curso, justamente pelas incoerências e incongruências bíblicas encontradas - e cuja harmonização demanda um enorme esforço apologético e retórico - que me tornei ateu.

Não sou eu que fico bradando que "Deus opera maravilhas em minha vida", "Deus me curou", "Deus me deu prosperidade". Obviamente, eu concordo com você que deus não age mais. Portanto, todos esses "testemunhos" não passam de mentira pura ou, na melhor das hipóteses, auto-engano.

Quanto à vida eterna, quando alguém voltar de lá e me provar que existe eu vou pensar a respeito.

Fabris
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por athos em Ter 26 Jan 2010, 12:21 am

Fabris escreveu:
athos escreveu:Não foi isso que notei em seu post anterior, você deu respaldo a uma mera existência pelo menos na hora em que citou seus "argumentos" e agora que lhe faço uma pergunta desconsidera totalmente para considera-la infundada, AD Misericórdia.
Você não teria feito a confusão se lesse todo o tópico. Para mim, Deus simplesmente não existe, mas como estamos em um site evangélico eu não posso omitir citações a Deus e eu aproveito para mostrar a incoerência da crença.
Em termos filosóficos, o castigo, quanto mais longe do fato, mais ineficaz ele é!

Se eu não tivesse lido o post não teria o direito de comenta-lo.

eu já vi e revi muitos ateus com falácias iguais as suas "só pode existir quando me convém", em suas falácias fazem até que Wotan seja real, mas quando fazemos umas perguntas, já respondem logo: "eu não acredito sou ateu", ou seja, "fujo da indagação".

Fabris escreveu:
athos escreveu:Se você ler a Bíblia (o que eu apoio totalmente) você verá que há o tempo do olho por olho e o tempo da graça.
Mais uma incoerência: um deus presciente saberia que o tempo vindouro seria da graça e não teria necessidade do olho-por-olho, nem de se comportar como o maior dos genocidas. Ou será que Deus não conhece o futuro? Se Ele conhece e mesmo assim age como agiu (a se dar crédito á bíblia) ele não passa de um genocida sádico.

A única desculpa de Deus é sua inexistência.
Se não houvesse nesecidade do olho-por-olho, não haveria necessidade de eu me queimar na panela quente pra saber o que é "quente", não haveria necessidade de eu fazer uma pedra de gelo pra saber o que é frio, tudo isso tem um nome, "aprendizado".

Deus criou-nos, a morte o pertence, está muito mais além do que seus olhos gelatinosos podem ver, enquanto vemos sangue derramado e corpos espalhados, todos continuam vivos e com vida em abundância, talvez um dia você saiba o que significa isso.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Fabris em Ter 26 Jan 2010, 8:14 am

athos escreveu:Se eu não tivesse lido o post não teria o direito de comenta-lo.
eu já vi e revi muitos ateus com falácias iguais as suas "só pode existir quando me convém", em suas falácias fazem até que Wotan seja real, mas quando fazemos umas perguntas, já respondem logo: "eu não acredito sou ateu", ou seja, "fujo da indagação".
Então a questão foi de entendimento, mesmo. O que eu mostrei foi que pelas alegadas qualidades do suposto Deus, a situação é impossível, o que mostra a incoerência de seu conceito. Para deixar bem claro: Não acredito em divindades de espécie alguma; não acredito em planos sobrenaturais; o conceito de pecado, recompensa ou sofrimento eterno não têm sentido para mim; o Deus da mitologia judaico-cristã é absolutamente incoerente e seus atributos são auto-excludentes; orar, para mim, é conversar com você mesmo; a bíblia é um punhado de textos escritos por um povo semi-ignorante e que contém plágios monstruosos.

Quando quero um modelo de divindade, eu prefiro Bumba, o deus bushongo que vomitou o universo! Bumba é muito mais coerente que o Deus cristão.
Quanto a Wotan (e posso incluir Bumba) você é totalmente incapaz de provar que ele não exista, sem apelar para os velhos argumentos de fé. Fé religiosa (ou sua ausência) é uma mera questão de escolha pessoal, quando não é socada na cabeça da pobre criança na mais tenra idade...

athos escreveu:Se não houvesse nesecidade do olho-por-olho, não haveria necessidade de eu me queimar na panela quente pra saber o que é "quente", não haveria necessidade de eu fazer uma pedra de gelo pra saber o que é frio, tudo isso tem um nome, "aprendizado".
Para começar, você comete um erro histórico. O conceito do olho-por-olho é muito anterior à mitologia judaico-cristã. O conceito vem do código de Hamurabi e foi uma tentativa de se organizar as vinganças.
Em segundo lugar, comete um erro filosófico importante: confunde conceitos de justiça com a relação causa-efeito natural. Esta última é uma relação filosófica e física, na maior parte dos casos. Justiça é totalmente dependente de quem a aplica. O senso de justiça de Deus é, para dizer o mínimo, torto. Um caso bem elucidativo (a se dar crédito à mitologia bíblica) é o assassinato de crianças promovidas no Egito. O próprio Deus fez o faraó negar a emigração dos israelitas e, para vingar-se dele (a palavra aqui é vingança, mesmo), trucida todos os primogênitos e não provoca nenhuma consequência direta ao faraó (é óbvio que nada disso ocorreu. Ou você acha mesmo que haveria tal desastre no Egito sem que nenhum registro extra-bíblico fosse feito?). Um Deus de bondade e onipotente, simplesmente teria mudado a opinião do faraó. Um Deus presciente jamais teria colocado um povo em uma situação em que ele - Deus - tivesse que se tornar um genocida.
Obviamente, vocês podem usar a retórica que quiserem para sair disso, mas o fato se mantém.
Se o Deus cristão se comporta como o que está escrito na bíblia, ele é um baita sádico.

athos escreveu:Deus criou-nos, a morte o pertence, está muito mais além do que seus olhos gelatinosos podem ver, enquanto vemos sangue derramado e corpos espalhados, todos continuam vivos e com vida em abundância, talvez um dia você saiba o que significa isso.
Pura poesia vazia... explique isso àquele órfão haitiano que passou 5 dias abraçado ao corpo da mãe, que se decompunha.

Seu deus ama o sofrimento das pessoas... seu Deus é sádico!

Fabris
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Cave Captain em Ter 26 Jan 2010, 11:29 am

Ateu é cego, ateu é cego!

Se Deus fosse isso que você imagina, tu já estarias frito há muito tempo!

Deus é amor e o Seu amor está em seu Filho Jesus.

Os sofrimento humanos sempre continuarão até tudo ser restaurado e o diabo e os que acreditam nele e os ateus (inclusive) sejam definitivamente eliminado da face da Terra.

Jesus declarou o Seu reino não é deste mundo (pois o mesmo está sob posseção satânica) em outras palavras, nada se pode fazer onde satanás opera.

fique na paz

Cave Captain
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 15
flag : Japão

Mensagem por Fabris em Ter 26 Jan 2010, 12:23 pm

Cave Captain escreveu:Ateu é cego, ateu é cego!
Sou capaz de não dormir uma semana por causa desse tipo de afirmação. Vou tomar 10 comprimidos de Lexotan...

Cave Captain escreveu:Deus é amor e o Seu amor está em seu Filho Jesus.
Realmente Deus é amor. Eu adoro aquela passagem em que Deus assassina todos os primogênitos do Egito para punir um faraó a quem ele não fez nem cosquinha... Se esse é um exemplo do amor de Deus, eu prefiro o ódio do Demônio

Cave Captain escreveu:Os sofrimento humanos sempre continuarão até tudo ser restaurado e o diabo e os que acreditam nele e os ateus (inclusive) sejam definitivamente eliminado da face da Terra.
E aí o amor de Deus se manifestará.... melhor esconder nossos primogênitos!

Cave Captain escreveu:Jesus declarou o Seu reino não é deste mundo (pois o mesmo está sob posseção satânica) em outras palavras, nada se pode fazer onde satanás opera.
Aqui temos uma série de possibilidades, considerando-se que Deus é onipotente e criador de tudo, inclusive do Capeta:
1. Deus cedeu propositalmente o mundo ao Cachorro. Portanto, tudo isso não passa de um plano articulado por Deus, que já conhece, via sua presciência, o resultado final. Os seres humanos, claro, são meros joguetes. No livro de Jó Ele usa esse expediente.
2. Deus fez isso para punir o pecado dos dois humanos originais. Seu senso de justiça, portanto, é, para dizer o mínimo, absolutamente errôneo, já que quem não teve nada a ver com o peixe está pagando o pato. Logicamente, Eva e Adão foram criados por Deus. Como ele é presciente, sabia de antemão o que iria ocorrer, já que, em última análise, é ele que faz o futuro e nenhuma ação humana pode mudá-lo. Portanto, se a redenção é possível, o homem está, por suas ações (crer é uma ação consciente), frustrando os desígnios da divindade onipotente e presciente, o que é absurdo.
3. Deus criou o mundo e não quis mais saber de nada, deixando o caminho livre pro Rabudo. Deus é omisso em relação á sua criação e não adianta rezar até ficar com faringite. Você não será escutado.
4. Na verdade, o Sulfuroso é muito mais poderoso que Deus. Isso abre a possibilidade da volta não ser de Deus, mas do próprio Diabo, que irá dominar definitivamente a Terra, por todos os séculos e séculos

Cave Captain escreveu:fique na paz
Você também.

Fabris
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Richfield em Ter 26 Jan 2010, 4:50 pm

Fabris escreveu:
Cave Captain escreveu:Ateu é cego, ateu é cego!
Sou capaz de não dormir uma semana por causa desse tipo de afirmação. Vou tomar 10 comprimidos de Lexotan...

Cave Captain escreveu:Deus é amor e o Seu amor está em seu Filho Jesus.
Realmente Deus é amor. Eu adoro aquela passagem em que Deus assassina todos os primogênitos do Egito para punir um faraó a quem ele não fez nem cosquinha... Se esse é um exemplo do amor de Deus, eu prefiro o ódio do Demônio

Cave Captain escreveu:Os sofrimento humanos sempre continuarão até tudo ser restaurado e o diabo e os que acreditam nele e os ateus (inclusive) sejam definitivamente eliminado da face da Terra.
E aí o amor de Deus se manifestará.... melhor esconder nossos primogênitos!

Cave Captain escreveu:Jesus declarou o Seu reino não é deste mundo (pois o mesmo está sob posseção satânica) em outras palavras, nada se pode fazer onde satanás opera.
Aqui temos uma série de possibilidades, considerando-se que Deus é onipotente e criador de tudo, inclusive do Capeta:
1. Deus cedeu propositalmente o mundo ao Cachorro. Portanto, tudo isso não passa de um plano articulado por Deus, que já conhece, via sua presciência, o resultado final. Os seres humanos, claro, são meros joguetes. No livro de Jó Ele usa esse expediente.
2. Deus fez isso para punir o pecado dos dois humanos originais. Seu senso de justiça, portanto, é, para dizer o mínimo, absolutamente errôneo, já que quem não teve nada a ver com o peixe está pagando o pato. Logicamente, Eva e Adão foram criados por Deus. Como ele é presciente, sabia de antemão o que iria ocorrer, já que, em última análise, é ele que faz o futuro e nenhuma ação humana pode mudá-lo. Portanto, se a redenção é possível, o homem está, por suas ações (crer é uma ação consciente), frustrando os desígnios da divindade onipotente e presciente, o que é absurdo.
3. Deus criou o mundo e não quis mais saber de nada, deixando o caminho livre pro Rabudo. Deus é omisso em relação á sua criação e não adianta rezar até ficar com faringite. Você não será escutado.
4. Na verdade, o Sulfuroso é muito mais poderoso que Deus. Isso abre a possibilidade da volta não ser de Deus, mas do próprio Diabo, que irá dominar definitivamente a Terra, por todos os séculos e séculos

Cave Captain escreveu:fique na paz
Você também.

Fabris, depois do que li pelo que voce escreveu,quem vai precisar sde lexotan agora sou eu

Richfield
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 75

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:44 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: