.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
59 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 57 Visitantes :: 2 Motores de busca

gusto, Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

dia da Biblia: Quais os beneficios das Escrituras para o ser humano?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

dia da Biblia: Quais os beneficios das Escrituras para o ser humano?

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sab 12 Dez 2009, 2:14 pm

Graça e paz, em comemoraçao ao Dia da Biblia abri este topico para discutirmos a questao:

dia da Biblia: Quais os beneficios das Escrituras para o ser humano?

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 5944
flag : Brasil
Data de inscrição : 14/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: dia da Biblia: Quais os beneficios das Escrituras para o ser humano?

Mensagem por Adriane Cunha em Qua 16 Dez 2009, 12:33 pm

Salvação.


cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel
Data de inscrição : 03/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: dia da Biblia: Quais os beneficios das Escrituras para o ser humano?

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Dom 20 Dez 2009, 11:43 pm

Texto Base: II Tm.3:14-17

Introdução:

▪ Como entendermos o maravilhoso mundo das Escrituras? A bíblia não é para ser entendida e sim para ser compreendida.

▪ A lógica ou o raciocínio humano nunca poderiam ter a capacidade de produzi-la, uma vez que “...o mundo não conheceu a Jesus pela sua sabedoria...”(I Co.1:21). Mesmo que os homens se dediquem muito ao aprendizado, ainda assim “... aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.”(II Tm.3:7).

▪ Deus sempre deu oportunidade “...para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós...” (At.17:27). O grande problema é que as Escrituras não se discernem humanalmente e sim espiritualmente: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Co.2:14).

▪ Diante ate mesmo de vários pontos que as Escrituras deixam em aberto, devemos crer pela fé que ela é capaz de instruir o homem, na verdade, na justiça e do juízo. Isto foi um dos pilares da reforma protestante: Sola Fide. O próprio Martinho Lutero se converteu ao Senhor Jesus lendo essa famosa frase bíblica: “O justo viverá pela fé (Rm.1:17b). Caía por terra aqui o evangelho do merecimento, pois a fé em Cristo era tudo o que um salvo precisava para viver!!!”.

▪ A Palavra em forma falada veio em forma escrita, afim de que as sucessivas gerações, em toda a história da humanidade, pudessem ter acesso a Palavra da Verdade (II Co.6:7; Ef.1:13; Cl.1:5; Tg.1:18; II Pe.1:20-21). Interessante que o termo inspirados do grego φερομενοι tem sentido de serem movidos de tal forma que a atuação do ser humano é nula, onde Deus teve total controle da ação do ser humano para escrever as Escrituras.

▪ Uma das preocupações de Paulo era que Timoteo ficasse firme diante daquilo que havia
sido instruído (II Tm.3:14)

Elucidação do Texto:

Escrita cerca de 67 d.C., o tema geral da carta uns dão “Lealdade ao Senhor e à Verdade em vista
da perseguição e apostasia” outros dão “perseverança inabalável da fé”.

▪ Provavelmente foi escrito muito antes do próprio martírio de Paulo (II Tm.4:6-8)

▪ A preocupação de Paulo em levar a mensagem a Timoteo, é porque os irmãos da Ásia o havia abandonado (II Tm.1:15) e o seu companheiro Trófimo havia adoecido durante a viagem e ficado em Mileto, que é uma antiga cidade da Ásia Menor, no sul da Jônia, situada junto à foz do rio Meandro. (II Tm.4:20)

▪ A preocupação era tão grande em levar a mensagem a Timoteo, é a demonstração escrita em II Tm.2:3: “participa dos meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo”.

Tema: Quais os benefícios das Escrituras para o ser humano?

a)“...pode fazer-te sábio para a salvação...”(II Tm.3:15) ­­→ A bíblia relata todo o plano de salvação do homem, a
partir da promessa dada a Adão (Gn.3:15), ate chegar na sua consumação (evangelhos) e seus efeitos redentores (Atos e Epistolas). O assunto salvação teve total direção do Espírito Santo, para nos revelar todos os mistérios necessários
a nós que o caso requer (Jo. 16:13).

b)“... é proveitosa para ensinar...”( II Tm.3:16) → As Escrituras nos ensinam virtudes essenciais à vida cristã: ter paciência e esperança. Paulo relata em Rm.15:4 que “..tudo que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”.

c)“... para redargüir...” → Este verbo é mais bem entendido na versão atualizada (SBB) ou na Tradução Brasileira, onde lá consta o verbo repreender. Para cada mal caminho que o homem trilha, a Bíblia sempre tem uma palavra para avisá-lo do seu erro e informá-lo como acertar o passo diante de Deus.

d)“... para instruir em justiça;” → o sentido no grego é que as Escrituras é capaz de educar o homem nos moldes da justiça divina, afim de desviá-lo da injustiça, própria da natureza humana. Esta Instrução é a continuidade daquele ponto de partida pelo Espírito Santo, convencendo o homem da justiça (Jo. 16:7-10). Sendo o poder de Deus para transformar e salvar o pecador (Rm.1:16-17; Jô.8:32; Jô. 17:17; Sl.119;9;Sl.119:11).

Conclusão: Portanto, só um livro inspirado poderia envolver-se com Deus de tal forma que trabalhe para que ela produza o efeito da vontade daquele que nos criou (Is.55:11). As Escrituras tem tanto poder modificador do coração do homem, que o profeta Jeremias em Jr.23:29, compara com o fogo e com o martelo que arrebenta a rocha. Só um livro inspirado vivifica (Sl.119:50), lava (Ef.5:26), limpa (Jo.15:3), dá luz e entendimento aos simples (Sl.119:130) e só ela pode ser lâmpada e luz para o caminhar do pecador ( Sl.119:105).

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça, o que o Espírito diz a Igreja” " (Ap.2:7; Ap.2:11; Ap.2:17; Ap. 2:29; Ap.3:6; Ap.3:13; Ap.3:22)

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 5944
flag : Brasil
Data de inscrição : 14/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: dia da Biblia: Quais os beneficios das Escrituras para o ser humano?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:28 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum