.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
64 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 64 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

É necessário ser criacionista ou antievolucionista para ser um bom cristão?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: É necessário ser criacionista ou antievolucionista para ser um bom cristão?

Mensagem por Gilberto em Ter 23 Mar 2010, 12:47 am

Entao Khwey (que nome difícil)

é que eu estudo o comportamento humano, e vendo que esses dois foristas são bastante esforçados e sinceros nesse debate (meio insano, hehe, não o conteúdo, mas a sua intensidade), eu gostaria de saber um pouco melhor do quão consciente eles estão sobre o que, o porque e principalmente onde eles acreditam que podem chegar.

É só curiosidade minha mesmo, mas acho legal a força de vontade mútua deles, mas vamos concordar que eles estão próximos de um extremo (será que tem sentimento aí?) ... :risadinha:

Gilberto
Safira
Safira

Número de Mensagens : 151
flag : Brasil

Mensagem por Fabris em Ter 23 Mar 2010, 7:05 am

Gilberto escreveu:Entao Khwey (que nome difícil)

é que eu estudo o comportamento humano, e vendo que esses dois foristas são bastante esforçados e sinceros nesse debate (meio insano, hehe, não o conteúdo, mas a sua intensidade), eu gostaria de saber um pouco melhor do quão consciente eles estão sobre o que, o porque e principalmente onde eles acreditam que podem chegar.

É só curiosidade minha mesmo, mas acho legal a força de vontade mútua deles, mas vamos concordar que eles estão próximos de um extremo (será que tem sentimento aí?) ... :risadinha:
Minha motivação ao postar em fóruns evangélicos e outros prende-se a duas questões: o estupro da ciência (eu sou cientista) e a intolerância.
Ambas as coisas são muito comuns neste fórum.
Se os crentes desejam professar sua fé e rezar até inflamar as amígdalas eu não tenho nada a ver com isso. Quando os crentes usam sua fé para invadir o gramado da ciência ou seu ensino, buscando criar gerações de idiotas científicos eu parto mesmo para a briga. A última, aqui, é demonizar a vacinação contra a gripe H1N1, como se houvesse uma enorme conspiração dos cientistas para eliminar crentes e outras pessoas... Isso não é fé! É puro terrorismo moral, o mesmo tão usado pelos criancionistas.
Quanto à intolerãncia, temos aqui vários exemplos: intolerância contra gays, contra católicos, praticantes de outras religiões, ateus. Alguém esqueceu de avisar aos crentes que eles não são a consciência do mundo.
Em relação ao Ronaldo (Eduardo) eu o conheço há bastante tempo, de outros fóruns. Jamais tive com ele uma única discussão ou debate, já que ele se recusa renitentemente a discutir. O que ele faz é apenas dar copy/paste em artigos que ele julga que embasam suas "idéias".

Se você estuda comportamento humano, tente explicar ao crente a diferença que existe entre acomodação e interpretação de idéias.

"Amigo, me gustas mucho, pero tu madre me gusta más" (Hino nacional de Marisales)

Fabris
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 780

Mensagem por Eduardo em Ter 23 Mar 2010, 7:19 am

Fabris escreveu:Quanto ao fato da necessidade de ser antievolucionista ou criacionista para ser um "bom cristão", a maior parte das igrejas discorda frontalmente dessa posição, como mencionado no primeiro post do tópico.

Quem necessita do criancionismo são apenas os defensores da literalidade bíblica, o que está longe de ser maioria nas igrejas cristãs.
Prove que a maioria das igrejas cristãs brasileiras não são defensores da literalidade do relato da criação descrito em Gênesis.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por Fabris em Ter 23 Mar 2010, 7:33 am

Eduardo escreveu:
Fabris escreveu:Quanto ao fato da necessidade de ser antievolucionista ou criacionista para ser um "bom cristão", a maior parte das igrejas discorda frontalmente dessa posição, como mencionado no primeiro post do tópico.

Quem necessita do criancionismo são apenas os defensores da literalidade bíblica, o que está longe de ser maioria nas igrejas cristãs.
Prove que a maioria das igrejas cristãs brasileiras não são defensores da literalidade do relato da criação descrito em Gênesis.
Veja o primeiro post do tópico.
Ele se refere aos EUA, onde o criancionismo é muito mais virulento que aqui nas terras de Pindorama.
A maior igreja cristã, no Brasil, é a ICAR, seguida por mais de 70% da população. A igreja católica aceita sem problemas a teoria da evolução.
Quanto a seu pedido, o ônus da prova é seu, uma vez que meus argumentos já estão devidamente expostos.
No mais, tudo não passa de mais uma tentativa sua em evitar o debate.

"Amigo, me gustas mucho, pero tu madre me gusta más" (Hino nacional de Marisales)

Fabris
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Eduardo em Ter 23 Mar 2010, 7:42 am

Só 12 mil assinaturas ? Essa é sua maioria cristã ? Onde está o censo cientifico comprovando que a maioria dos cristão norte-americanos não acreditam literalidade do relato da criação descrito em Gênesis ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Fabris em Ter 23 Mar 2010, 7:58 am

Eduardo escreveu:Só 12 mil assinaturas ? Essa é sua maioria cristã ? Onde está o censo cientifico comprovando que a maioria dos cristão norte-americanos não acreditam literalidade do relato da criação descrito em Gênesis ?
Leia novamente o que foi colocado no primeiro post e você está desafiado a apontar onde eu usei, no mesmo, a palavra maioria. Eu não teria como comparar, já que não tenho disponível o número de vlérigos daquele país.
Cabe-lhe, agora, mostrar que o número 12.000 é irrelevante (só pra lembrar: o projeto continua em aberto e a adesão ocorre diariamente. Em 2009 haviam 10.000 assinaturas)
A questão permanece: para esses clérigos, não é necessário ser criacionista para ser cristão, diferente de sua posição.

Poderia parar de fugir e dar sua opinião sobre esses clérigos, por favor?

Fabris
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Eduardo em Ter 23 Mar 2010, 8:42 am

Fabris escreveu:
Eduardo escreveu:Só 12 mil assinaturas ? Essa é sua maioria cristã ? Onde está o censo cientifico comprovando que a maioria dos cristão norte-americanos não acreditam literalidade do relato da criação descrito em Gênesis ?
Leia novamente o que foi colocado no primeiro post e você está desafiado a apontar onde eu usei, no mesmo, a palavra maioria. Eu não teria como comparar, já que não tenho disponível o número de vlérigos daquele país.
Você afirmou que a "maior parte das igrejas" não acredita que o cristão deva ser criacionista ou antievolucionista. Agora diga-me, quantas igrejas foram oficialmente representadas ?
Cabe-lhe, agora, mostrar que o número 12.000 é irrelevante (só pra lembrar: o projeto continua em aberto e a adesão ocorre diariamente. Em 2009 haviam 10.000 assinaturas)
Quantos deles são judeus ou católicos ? Esses eu já sei que não são criacionistas. O que me interessa são os evangélicos. Você pode me dizer quantos evangélicos que assinaram esse manifesto estavam oficialmente representando suas respectivas denominações ?

Última edição por Eduardo em Ter 23 Mar 2010, 9:20 pm, editado 1 vez(es)

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Gilberto em Ter 23 Mar 2010, 7:01 pm

Fabris escreveu:Minha motivação ao postar em fóruns evangélicos e outros prende-se a duas questões: o estupro da ciência (eu sou cientista) e a intolerância.
Ambas as coisas são muito comuns neste fórum.
Se os crentes desejam professar sua fé e rezar até inflamar as amígdalas eu não tenho nada a ver com isso. Quando os crentes usam sua fé para invadir o gramado da ciência ou seu ensino, buscando criar gerações de idiotas científicos eu parto mesmo para a briga. A última, aqui, é demonizar a vacinação contra a gripe H1N1, como se houvesse uma enorme conspiração dos cientistas para eliminar crentes e outras pessoas... Isso não é fé! É puro terrorismo moral, o mesmo tão usado pelos criancionistas.
Quanto à intolerãncia, temos aqui vários exemplos: intolerância contra gays, contra católicos, praticantes de outras religiões, ateus. Alguém esqueceu de avisar aos crentes que eles não são a consciência do mundo.
Em relação ao Ronaldo (Eduardo) eu o conheço há bastante tempo, de outros fóruns. Jamais tive com ele uma única discussão ou debate, já que ele se recusa renitentemente a discutir. O que ele faz é apenas dar copy/paste em artigos que ele julga que embasam suas "idéias".

Se você estuda comportamento humano, tente explicar ao crente a diferença que existe entre acomodação e interpretação de idéias.

Então Fabris, como eu disse desejo boa sorte na discussão entre vcs, ela é até muito engraçada no meu ponto de vista.

Só que imagino que vc sabe que nunca vai conseguir convencer o Eduardo de quase nada relevante, e vice versa. E vcs "muito" respeitosamente e civilizadamente demonstram um grau forte de oposição e inconformismo mútuo, com alto grau de desconfiança mútua quanto a sinceridade, honestidade, coerência, etc, chegando perto da ofensa (mas não vi chegarem a esse ponto), mas claramente com forte acusações mútuas. Ou seja vcs estão em um estado de discussão beligerante.

Como vc sabe as "Ciências Naturais" tornou-se a filosofia natural dominante no mundo. Agora ser dominante significa que a maioria das pessoas reconhece o benefício que as ciências natuais lhes proporciona e portanto os governos adotam a ciência natural como uma das principais bases para promover o bem estar social e até para resolver alguns conflitos. Mas vejo que esse predomínio da ciência na humanidade é diretamente proporcional ao prestígio que a ciência tem com a humanidade, principalmente se falamos nos estados mais democráticos.

Agora veja esse meu ponto de vista:
Quando há um conflito entre algum grupo social que tem alguma crítica parcial ou total à ciência, eu acho que a ciência por ser a instituição dominante tem que ser mais tolerante e menos beligerante que os grupos com menor prestígo. Essa minha idéia é a mesma que uma empresa ou órgão público quando criticado por um consumidor ou qualquer cidadão tem que procurar resolver ou até desmentir a crítica mas sempre com a postura mais profissional e amistosa de diálogo e atendimento ao seu cliente ou cidadão.

Por isso acho que, o tom e intensidade beligerante a que vcs chegaram mais atrapalha a ciência do que ajuda. O benefício que poderia trazer é o que vc faz, rebater e fazer contra propaganda a esse movimento neo-criacionista. Mas isso é o que ocorre sempre quando há embate conflitante entre duas ou mais ideologias, não implicando em razão para qualquer parte, ou seja é a tática do quem chorar mais ganha mais. Não vejo mérito, ou eficiência nisso.

Já o malefício que essa postura beligerante pode trazer para os defensores da ciência são maiores no meu ponto de vista. Primeiro que eu acho um esforço inútil (se vc conseguir convencer o Eduardo retiro tudo o que eu disse e viro um fã seu) e esse esforço poderia ser melhor canalizado ao meu ver. Segundo que ao insistir na beligerância explícita como vem acontecendo causa mais revolta, inconformismo, e outros estados psicológicos de aversão e até ódio nas pessoas que tem a mente criacionista contra os cientistas, o que eu acho totalmente contraproducente.

Concluindo, acho que essa tática provoca mais aversão do que credibilidade aos cientistas.

Bom, já falei demais, mas respeito a sua forma de agir, e é até bom que tenham pessoas como vc pq só o futuro vai dizer se a sua forma de agir é mais eficiente ou não. Só estou te passando a minha opinião caso ela lhe sirva para alguma coisa.

Amistosamente,
Gilberto

Gilberto
Safira
Safira

Número de Mensagens : 151

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:59 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: