.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
74 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 70 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão, Justo, Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Aluno punido por xingar professor no Orkut

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aluno punido por xingar professor no Orkut

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Ter 23 Set 2008, 10:42 pm

Professor xingado no Orkut vai receber R$150,00 de pais de aluno

Reporter: Marcelo Gomes - Extra

RIO - A 19 Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ) condenou os pais de um adolescente a pagar indenização por dano moral a um professor de português e inglês do Ciep Gregório Bezerra, em São João de Meriti. O profissional teria sido ofendido pelo estudante numa comunidade criada por ele no site de relacionamentos Orkut. A indenização foi estipulada em R$ 150, já que o pai do estudante é zelador e ganha cerca de mil reais por mês.

Além disso, a desembargadora Vera Maria Van Hombeeck, relatora do processo, condenou os pais do estudante a se retratarem da mesma forma utilizada para ofender o professor - ou seja, através de mensagens no Orkut. Na comunidade "Eu odeio o professor Alexandre", o jovem escreveu mensagens consideradas ofensivas à honra do docente Alexandre Freitas dos Santos.

Decisão reformada

A decisão do TJ reformou a sentença do juízo de primeira instância, de julho de 2007, que julgou improcedente o pedido de indenização feito pelo docente. "O professor, profissional já tão desfavorecido pelo sistema, não pode agora ser obrigado a aceitar como normal, atitudes de desrespeito como estas aqui tratadas", escreveu a desembargadora Vera Maria em sua decisão, de abril deste ano.

Para Alexandre, a decisão da Justiça deve servir de lição para que casos como o dele não tornem a acontecer:

- Esse aluno era muito retraído, calado. Não sei se nutria raiva por mim por eu ser rígido em sala de aula. Ele foi tão ingênuo que pôs o nome como criador da tal comunidade. Quando eu descobri, fui procurá-lo para que se desculpasse, mas ele negou que tivesse feito aquilo. Foi por isso que decidi ir à Justiça. Os responsáveis têm que fiscalizar o que seus filhos fazem.

A advogada Aurenice Almeida, que representou o professor, comemorou a decisão do TJ, mesmo com o reduzido valor da indenização:

- Meu cliente não queria dinheiro, mas uma retratação moral.

Caso semelhante em Rondônia

Um caso semelhante ocorreu recentemente em Rondônia. A 2 Câmara Cível do Tribunal de Justiça daquele estado condenou os pais de 19 adolescentes a pagar indenização por dano moral a um professor de matemática que teria sido ofendido pelos estudantes numa comunidade do Orkut. A indenização foi estipulada em R$ 15 mil - R$ 5 mil a menos do valor fixado pelo juízo de primeira instância.

Não é brincadeira

Para o juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, relator do processo, o fato não pode ser encarado como "uma brincadeira", conforme alegaram os pais de alguns dos jovens.

"A meu ver, tais condutas ultrapassam, em muito, o que pode ser considerado 'brincadeira', pois não é a pretexto de 'brincadeira' que se justifica ofender a honra alheia ou se ameaça depredar o patrimônio alheio. Caso não saibam os apelantes, a 'brincadeira', quando ocorre, tem o consentimento e a empatia das partes envolvidas, e não foi assim que os fatos se deram", escreveu o relator em sua decisão.

Fonte:

http://extra.globo.com/rio/materias/2008/09/22/professor_xingado_no_orkut_vai_receber_150_00_de_pais_de_aluno-548334026.asp

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6000
flag : Brasil

Re: Aluno punido por xingar professor no Orkut

Mensagem por Maria Rita de Cássia em Qua 24 Set 2008, 8:50 am

Viram senhores e senhoras foristas, cuidado com o que escrevem!

Como diz o ditado: "escreveu não leu, o pau comeu" farol

coraçãozinho Amo Jesus, amo vocês! beijinho

Maria Rita de Cássia
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 289
flag : Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: