.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
69 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 69 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Que É a "Fé"??

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Interroga??o O Que É a "Fé"??

Mensagem por Luís em Seg 14 Set 2009, 8:48 pm

.
O termo "Fé" está impregnado em toda a religião; não apenas judaico-cristã, mas em todas existentes. Parece que 'ter fé' (depositar crédito) é fundamental para a instituição religiosa. Que significa 'ter fé'? Fé em quê? Precisamos "ter fé" em nossos dedões? Nas estrelas? Nos nossos pais? Que tipo de "fé"?

Fé que são reais, existentes e não miragens, enganos? Ou fé em seu 'poder', sua influência em nossas vidas?

Então temos dois tipos de "Fé": primeiro, fé na existência, na 'realidade' de algo. Depois, fé no poder de algo.

Segundo a crença cristã, o cidadão Yeshua, mesmo depois de morto - há dois mil anos - segue tendo "poder"... Que tipo de "poder"? Como exatamente é exercido este 'poder'?

Enfim, o que é 'ter fé'? Devemos ter fé? Fé no que? E para que? E se não temos nenhuma fé, o que suscede?

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Interroga??o Re: O Que É a "Fé"??

Mensagem por Khwey em Seg 14 Set 2009, 11:01 pm

Fé é você ir almoçar em um restaurante crendo que a comida não te fará nenhum mal.

Fé é você enfrentar um tráfego intenso crendo que não sofrerá nenhum acidente.

Fé é quando alguém muito famoso por ser mentiroso te avisa que a ponte a frente tem um defeito desconhecido e está prestes a desabar, e então você cautelosamente procura ir por outro caminho.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 16972
flag : Brasil

Mensagem por Luís em Seg 14 Set 2009, 11:12 pm

jumpers

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Ter 15 Set 2009, 2:48 am

...

"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11 : 1)

Maranata.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 14958

Mensagem por Luís em Ter 15 Set 2009, 6:17 am

Jarbas,

O que significa "o firme fundamento das coisas que se esperam" ??

Como o 'dar crédito' significa "a prova das coisas que se não vêem"??

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Ter 15 Set 2009, 6:26 am

Luís escreveu:Jarbas,

O que significa "o firme fundamento das coisas que se esperam" ??

Como o 'dar crédito' significa "a prova das coisas que se não vêem"??

Tudo é questão de fé que Deus nos dá gratuitamente, para crermos em Jesus Cristos e sermos salvos pela graça de Deus e Pai.

É fé sabe, e Deus a dá a quem quer.

Maranata

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Luís em Ter 15 Set 2009, 12:56 pm

.
Não respondeu...

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Luís em Ter 15 Set 2009, 1:00 pm

.
"Fé é quando alguém muito famoso por ser mentiroso te avisa que a ponte a frente tem um defeito desconhecido e está prestes a desabar, e então você cautelosamente procura ir por outro caminho."

Esta foi a melhorzinha até agora! Gostei muito!

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Ter 15 Set 2009, 1:11 pm

Luís escreveu:.
Não respondeu...

É porque a fé é dom de Deus, portanto, só Ele poderia dar uma explicação precisa.

Mas, de uma coisa eu sei, a fé é o poder de Deus que atua em nós que cremos Nele e em Seu Filho Jesus Cristo.

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Iane em Ter 15 Set 2009, 1:44 pm

então os ateus são pessoas que Deus ainda não deu a fé?

" Quero ser eu, com minha cara azeda e absurdamente açucarada."

Iane
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3050

http://www.arcauniversal.com.br

Mensagem por Jarbas em Ter 15 Set 2009, 1:57 pm

Iane escreveu:então os ateus são pessoas que Deus ainda não deu a fé?

É só ler, a fé é um dom de Deus dado pelo Espírito Santo...

7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Sendo que a fé, é um dom comum a todos os crentes recebido do Espírito.

Por isso, não adianta insistir com ninguém, quando a pessoa não tem ouvidos para ouvir, nunca crerá, a não ser que Deus tenha compaixão dele e o salve, enviando-lhe a fé.

Maranata

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Convidad em Ter 15 Set 2009, 2:00 pm

Iane escreveu:então os ateus são pessoas que Deus ainda não deu a fé?

exatamente .
Não deu ou não dará .
A fé é dom de Deus , dada por Deus .
e isto explica facilmente , como muitos ateus com ótimo conhecimento b'bilico , jamais se quedarão aos pés de Cristo , quando alguns com parco conhecimento , serão chamados .

Convidad
Convidado

Mensagem por Iane em Ter 15 Set 2009, 2:22 pm

Mais então nesse caso não se tem injustiça?
Porque sem fé eles não serão salvos.

Ou não?

" Quero ser eu, com minha cara azeda e absurdamente açucarada."

Iane
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3050

http://www.arcauniversal.com.br

Mensagem por Jarbas em Ter 15 Set 2009, 2:31 pm

Iane escreveu:

Mais então nesse caso não se tem injustiça?

Ou não?

Tudo pertence a Deus e Ele faz o que quer, portanto, eu só poço dar graças a Ele por ter-me escolhido e ser Seu filho.

São coisas que fogem ao nosso entendimento e é justamente aí que Satanás quer mexer.

"E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro." (I Coríntios 4 : 6)

Portanto, fique com o que está escrito e deixa o resto com Deus.

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Khwey em Ter 15 Set 2009, 9:36 pm

Iane escreveu:Mais então nesse caso não se tem injustiça?

Ou não?
Não há injustiça, porque esta idéia de que Deus dá fé para uns e para outros não, é resultado de uma má interpretação de textos, assim como outras doutrinas estranhas que surgem a toda hora.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 16972

Mensagem por Luís em Ter 15 Set 2009, 10:20 pm

.
Lá vai oque eu penso de fé:

"Fé" é sinônimo de 'crença'. Crença lembra 'crédito'. Crédito lembra 'acreditar', voltanto ao início.

Ter fé significa 'dar crédito' a alguma ideia ou hipótese. É acreditar que seja verdadeira (em oposição à falsa). 'Dar crédito é 'dar um voto de confiança'. É fiar-se, confiar, levando em conta que algo é verdadeiro, mesmo que não pareça, à primeira vista. Mesmo que esteja oculto. (esta a palavra chave de toda crença; ela implica em algo oculto - não visível).

Então 'crer' ou 'ter fé' é aceitar que algo que está oculto de nossos sentidos (não podemos perceber diretamente) é, entretanto, real e verdadeiro(dá-se 'um voto neste sentido'). É um 'ato de fé' porque nossa maneira de aferir realidade é sensorial e neste caso, a suposta verdade estava oculta à nosso 'olhos' (sentidos em geral).

Então, ainda e por fim, crer é tomar por real aquilo que não se enxerga, que está oculto e não parece real, existente, verdadeiro, factual.

---------------------------

O que descrevo acima é um processo racional e prático-econômico. Mas a fé religiosa tem um componente emocional fortíssimo. O que o religioso toma por simples 'fé' é também a expressão de sua necessidade, desejo e decisão. Como decidiu acreditar que tal e tal coisa são verdades (fatos reais), então passa a projetar tal confinça no mundo, imprimindo de forma ativa sua hipótese. Em outras palavras, passa a 'ver' aquilo em que acredita em toda a direção que olhe. A partir disto, a realidade objetiva deixa de ter-lhe qualquer valor. Depreza-a - esta sim - como falsa e irreal, mesmo que gritantemente objetiva. Neste ato, perde sua liberdade de aprender, assumindo a rigidez do dogma - verdades decididas 'por decreto' e antecipação em sua mente.

Para ilustrar, é como o indivíduo que decidiu acreditar que todas as bolas são verdes. Toda a bola que ver parecer-lhe-á verde. A partir disto, verá apenas bolas verdes, pois já 'decidiu' de antemão que 'bolas são verdes'. Ao ver uma bola (de fato) vermelha, dir-se-á, secretamente: "Mais uma bola verde". Qualquer pessoa que tente convencer-lhe de uma bola (de fato) de outra cor será tido como 'herege': "Como não vê que todas as bolas são verdes"?

Se alguém conseguir convencer-lhe de que alguma bola é mesmo de outra cor, dirá: "Então esta não é uma bola de verdade, pois bolas de verdade são verdes". E seguirá vendo bolas verdes... TODAS! (Se não for verde, não é bola; ora bolas!)

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Qua 16 Set 2009, 10:29 am

Sim, vc está correto Luís. Estava escrevendo um texto que diz quase a mesma coisa que vc diz.

Mas esquece de um detalhe. Fé é algo inerente ao ser humano.
O mundo que ele percebe não é o mundo objetivo e sim um mundo interpretado e limitado pela sua cognição. Esse é o conceito na psicologia chamado de cosmovisão (ou Weltanschauung).

Por exemplo. Você tem 'fé' nas filosofias naturais. Ela é parte integrante de sua cosmovisão. Quando você vê um religioso. A primeira coisa que você vê é aquele perfil dito por Feurbach ou Freud. Do homem infantil que usa um deus imaginário como forma de controlar o ambiente a sua volta.

A questão continua a mesma. E se você se deparar com um cristão, que sua "fé" não é fruto de imprinting infantil, que não usa Deus como muleta. Você o verá assim? Ou o verá como mais um preso na limitante "fé"?

Essa é o cerne da questão. O homem é capaz de não precisar de "fé"?
Eu digo que não.

"Teleology is like a mistress to a biologist: he cannot live without her but he's unwilling to be seen with her in public." J. B. S. Haldane

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1692

Mensagem por Luís em Qua 16 Set 2009, 12:17 pm

darkshi escreveu:Sim, vc está correto Luís. Estava escrevendo um texto que diz quase a mesma coisa que vc diz.

O mundo que ele percebe não é o mundo objetivo e sim um mundo interpretado e limitado pela sua cognição. Esse é o conceito na psicologia chamado de cosmovisão (ou Weltanschauung).

Por exemplo. Você tem 'fé' nas filosofias naturais. Ela é parte integrante de sua cosmovisão. Quando você vê um religioso. A primeira coisa que você vê é aquele perfil dito por Feurbach ou Freud. Do homem infantil que usa um deus imaginário como forma de controlar o ambiente a sua volta.

A questão continua a mesma. E se você se deparar com um cristão, que sua "fé" não é fruto de imprinting infantil, que não usa Deus como muleta. Você o verá assim? Ou o verá como mais um preso na limitante "fé"?

Eu digo que não.
.
Também digo que não! Mas depende de que tipo de fé estamos falando. Se falamos na fé corriqueira, diuturna, com aquela de 'ter fé que volta vivo do trabalho', então não há a menor dúvida.

Se falamos de "fé mítico-religiosa" então estou seguro de que sim, podemos prescindir de "fé". Sei por experiência própria, pelos meus filhos, sobrinhos, sobrinhos netos. Sei pelo que acontece nos paises industrializados e mais civilizados, onde a juventude, livre da 'lavagem cerebral' infantil não dá a mínima e até zomba dos mais velhos (crentes). Isto é um cacoete (meme) passado de geração em geração, como era o analfabetismo ou o escravismo. Pareciam imutáveis, mas passaram quase de todo.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Qua 16 Set 2009, 2:07 pm

Também digo que não! Mas depende de que tipo de fé estamos falando. Se falamos na fé corriqueira, diuturna, com aquela de 'ter fé que volta vivo do trabalho', então não há a menor dúvida.

Se falamos de "fé mítico-religiosa" então estou seguro de que sim, podemos prescindir de "fé". Sei por experiência própria, pelos meus filhos, sobrinhos, sobrinhos netos. Sei pelo que acontece nos paises industrializados e mais civilizados, onde a juventude, livre da 'lavagem cerebral' infantil não dá a mínima e até zomba dos mais velhos (crentes). Isto é um cacoete (meme) passado de geração em geração, como era o analfabetismo ou o escravismo. Pareciam imutáveis, mas passaram quase de todo.

Livre de que lavagem cerebral?
Porque apenas as ideologias religiosas são lavagem cerebral? Será que as ideologias não religiosas também são artigos de "fé"?
E a juventude nazista da década de 20-30? E os países que viviam sob as ditaduras comunistas? E agora os que vivem sob a revolução Bolivariana?
Qual a diferença pratica?

Percebes que você não tem nada a oferecer? Você não oferece liberdade, oferece no máximo, trocar seis por meia duzia.

Como já disse antes, nunca esteve em jogo o "como o mundo funciona". E sim "o que é certo e o que é errado". O problema é que vocês acham que a discussão sobre "como o mundo funciona" serve como base para "o que é certo e o que é errado".

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Qua 16 Set 2009, 5:36 pm

darkshi escreveu:

Livre de que lavagem cerebral?
Porque apenas as ideologias religiosas são lavagem cerebral? Será que as ideologias não religiosas também são artigos de "fé"?
E a juventude nazista da década de 20-30? E os países que viviam sob as ditaduras comunistas? E agora os que vivem sob a revolução Bolivariana?
Qual a diferença pratica?

Percebes que você não tem nada a oferecer? Você não oferece liberdade, oferece no máximo, trocar seis por meia duzia.

Como já disse antes, nunca esteve em jogo o "como o mundo funciona". E sim "o que é certo e o que é errado". O problema é que vocês acham que a discussão sobre "como o mundo funciona" serve como base para "o que é certo e o que é errado".

Nunca afirmei que toda 'lavagem cerebral' era religiosa. Estou de pleno acordo com tua idéia neste sentido. A religiosa é apenas uma das mais populares.

Quanto à 'oferecer', não sei se 'ofereço' nada; mas, se fosse afirmar algo, diria, sem fazer nenhum julgamento de valor que ofereço Verdade. Para mim, verdade é simbolo de vida. O 'engano', não raro, conduz à morte; a natureza não perdôa os que se enganam, especialmente se o 'engano' é grave ou contumaz: Por ex, um 'engano' de 0,1 segundo ao cruzar a sinaleira (farol) pode custar a vida de várias pessoas.

Para mim a Verdade significa sim, um importante grau de "Liberdade". Conhecimento de qualidade é talvez a mercadoria mais importante de nossos dias (senão de sempre).

Quanto à dicotomia "certo/errado" (fundamentos da ética e moral), não podes ter dúvida: Todo o mal sob o sol está no sofrimento evitável e desnecessario dos seres. Não há outro "errado".

Abraço,

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Qua 16 Set 2009, 5:45 pm

Luís escreveu:
Quanto à 'oferecer', não sei se 'ofereço' nada; mas, se fosse afirmar algo, diria, sem fazer nenhum julgamento de valor que ofereço Verdade. Para mim, verdade é simbolo de vida. O 'engano', não raro, conduz à morte; a natureza não perdoa os que se enganam, especialmente se o 'engano' é grave ou contumaz. |Por ex, um 'engano' de 0,1 segundo ao cruzar a sinaleira (farol) pode custar a vida de várias pessoas.

Oferece a Verdade?
Legal, até parece um evangélico.

Ai te pergunto, "o que é verdade"?
Antes que você responda que "verdade" é aquilo que podemos ver.
Quero saber o que é "verdade" no âmbito da ética e moral.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Jarbas em Qua 16 Set 2009, 6:54 pm

darkshi escreveu:Sim, vc está correto Luís. Estava escrevendo um texto que diz quase a mesma coisa que vc diz.

Eu digo que não.

Muito bom...

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Luís em Qua 16 Set 2009, 8:55 pm

darkshi escreveu:
Luís escreveu:
Quanto à 'oferecer', não sei se 'ofereço' nada; mas, se fosse afirmar algo, diria, sem fazer nenhum julgamento de valor que ofereço Verdade. Para mim, verdade é simbolo de vida. O 'engano', não raro, conduz à morte; a natureza não perdoa os que se enganam, especialmente se o 'engano' é grave ou contumaz. |Por ex, um 'engano' de 0,1 segundo ao cruzar a sinaleira (farol) pode custar a vida de várias pessoas.

Oferece a Verdade?
Legal, até parece um evangélico.

Ai te pergunto, "o que é verdade"?
Antes que você responda que "verdade" é aquilo que podemos ver.
Quero saber o que é "verdade" no âmbito da ética e moral.

Darkshi,

Não se pode saber tudo sobre nada, mas apenas alguns aspectos relevantes sobre qualquer coisa. Este 'saber' se cosntitui em pensamentos, memórias, conhecimento etc., que podem ou não refletir a realidade dos fatos. Verdadeiras são as informações que correspondem à realidade dos fatos, que é 'factual', verídica, real, correspondente.

Então, num resumo, Verdade é o que reflete fatos reais. Simplificando e dando um exemplo, é "Verdade" que 'banana' é um fruto comestível que é curvo, apresenta perfil aprox. circular, tem casca amarela quanto madura e verde escuro quanto 'verde'. Seria inverídico ("mentira") afirmar que é um fruto venenoso, cilíndrico (ela é curva), azul quanto verde e vermelho quando maduro (pelo menos para a grande maioria das bananas do planeta, senão todas).

Na Ética e na Moral, Verdade é que temos, em média, as mesmas necessidades e desejos que do outros; as mesmas fragilidades, os mesmo defeitos e virtudes; os mesmos direitos e deveres. É nisto que se baseia a carta dos Direitos Humanos da ONU. No entanto, na prática e a 'miúdo', há grande diversidade de gradação. Então, 'justiça' é levar em conta a maior quantidade possível de dados sobre estas 'diferenças' para julgar (o destino d)o próximo.

Isto é Ético e Moral porque é isto que queremos para nós mesmos: Não queremos ser tratados como um número, mas como um indivíduo, particular e único como realmente somos.

Era isto,

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por alicarvalho em Sex 28 Dez 2012, 3:57 pm

Shalom pra todos !

Eu aprendi que a palavra fé no hebraico "emuná" significa em sua raíz judaica
Acreditar e Obedecer .

E a Carta de Ya'akov expressa muito bem esse sentido hebraico da palavra.

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915

Mensagem por Gil Rocha em Sab 29 Dez 2012, 12:45 pm

A fé está presente em todos os seres humanos, sem fé é impossível agradar a Deus, mas também é impossível viver.

"A certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" Hebreus 11:1

Isso é que o nos faz levantar de manhã e lutar pela sobrivência e por dias melhores, pois não temos qualquer certeza de que estaremos vivos daqui a 5 minutos, mas se não crermos que estaremos, para usufruir do que fazemos agora, só restará sentar e esperar morrer.

A fé em Deus é substiuída, por alguns homens, pela fé no acaso e nos fenômenos pouco compreendidos que teriam originado o mundo e a vida do nada e para o nada, sem propósito algum. Há várias teorias que não se veem e não se provam, mas seus defensores tem plena convicção delas (só a fé explica isso).

Uma prova da fé do cético:

"O Universo tem prazo de validade. Em alguns trilhões de anos, todas as estrelas vão ter se apagado. E tudo será um breu. Isso coloca uma questão: o que nossos descendentes vão fazer para escapar desse fim? A única resposta: construir um novo Universo, artificial. Uma simulação estilo Matrix, em outro tempo e outro espaço. Mas espera aí: e se já estivermos num Universo artificial agora? É que de duas uma: ou somos a primeira civilização inteligente e vamos construir nosso simulador de Universo um dia ou já estamos em um, feito em algum Cosmos que precedeu o nosso. "A probabilidade de estarmos vivendo dentro de uma simulação é próxima de 100%", diz o filósofo Nick Bostrom, da Universidade de Oxford. Mas fica o conselho dele: "Qualquer um que mude a vida por causa disso se tornará um maluco solitário". Tão maluco e solitário quanto este sujeito, o nosso Universo." (http://super.abril.com.br/universo/havia-antes-big-bang-598331.shtml)

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 441

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:35 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares