.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
»  Endurecimeto do Faraó
Hoje à(s) 5:38 pm por irmão

» DESAFIO AOS DO LIVRE ARBITRIO
Hoje à(s) 5:16 pm por Cartman

»  Arqueólogos encontram selo que comprova veracidade de histórias da Bíblia
Hoje à(s) 4:46 pm por Cartman

» A eleição torna-nos robôs?
Hoje à(s) 3:58 pm por Justo

» Livre arbítrio, auto idolatria
Hoje à(s) 3:53 pm por Justo

» Golpe é o cacete, agora é golpe no golpe!
Hoje à(s) 3:27 pm por David de Oliveira

» Consequências da Reeleição
Hoje à(s) 10:02 am por EVANGELISTA/RJ/MSN

» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 12:40 am por Jarbas

» O homem na lua...
Ontem à(s) 11:38 pm por Khwey

Quem está conectado
72 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 68 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão, Justo, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

"Deus não existe." - Provas...

Página 3 de 20 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11 ... 20  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

positivo Re: "Deus não existe." - Provas...

Mensagem por Luís em Ter 09 Jun 2009, 7:38 pm

Jarbas escreveu:
Luís escreveu:.

Adriane,

De uma vez por todas: Não é possível fazer prova negativa em campo aberto; portanto, estás pedindo algo impossível. Teu pleito simplesmente não é lógico. Vamos inverter a questão, para ver se te fica mais claro:

Já no ano 1.600 a Igreja tinha informação de que o homem havia inventado vários milhares de deuses. Apenas os indianos - um dos povos mais supersticiosos do mundo - já inventaram 350 milhões de deuses (pesquise o Google se tens dúvida). O que te leva a pensar que apenas os deuses judeus não são inventados?

Pois é, os povos tem milhões de deuses, mas porque será que tu quer zombar só do Deus verdadeiro? Resposta: Porque Ele é o único Deus que existe e a contenda do diabo é com o Deus verdadeiro, só por isso... positivinho

Maranata.
O que te leva a pensar que apenas os deuses judeus não são inventados?

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Mensagem por Luís em Ter 09 Jun 2009, 7:40 pm

Articulador escreveu:
darkshi escreveu:
Luís escreveu:
Mostre-me uma evidência apenas de que o Universo foi "criado"(Provando que não é e sempre foi exatamente esta sua natureza).

Big Bang?

não só ,
o simples fato de que o homem nunca conheceu , sistematizou , enunciou , imaginou , observou , nenhum sistema, nano ou macro , químico ou físico , de nenhum tipo , que seja auto-renovável e auto-existente . Mas a FÉ FÉ FÉ de alguns ateus em ''''universos mágicos'''' me espanta ... :risadinha:

Segue o pedido: Mostre-me uma evidência apenas de que o Universo foi "criado"!

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Luís em Ter 09 Jun 2009, 7:45 pm

darkshi escreveu:
Luís escreveu:
Mostre-me uma evidência apenas de que o Universo foi "criado"(Provando que não é e sempre foi exatamente esta sua natureza).

Big Bang?

Não há nenhuma evidência de que a região da Natureza que tomamos por "Universo" seja o todo (Universo de fato). A Natureza não faz nada único* e já é consenso entre os cosmólogos que nossa "bolha-universo" muito provavelmente é uma entre infinitas outras.

Estávamos enganados quanto pensávamos que a Terra era o "Mundo" (Universo); Estávamos errados quanto pensávamos que a Via Láctea era o Universo. Porque pensas que aquilo que resultou do suposto BigBang é todo o Universo? Porque pensa que desta vez estamos certos?

* O que me dá garantia de que se houver "deuses"(seja lá que porcaria for isto) em algum lugar, NÃO é um apenas de jeito nenhum.

Mas, isto é apenas o mundo racional e objetivo. A crença é livre...

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Ter 09 Jun 2009, 8:12 pm

Luís escreveu:
darkshi escreveu:
Luís escreveu:

Big Bang?

Não há nenhuma evidência de que a região da Natureza que tomamos por "Universo" seja o todo (Universo de fato). A Natureza não faz nada único* e já é consenso entre os cosmólogos que nossa "bolha-universo" muito provavelmente é uma entre infinitas outras.

Estávamos enganados quanto pensávamos que a Terra era o "Mundo" (Universo); Estávamos errados quanto pensávamos que a Via Láctea era o Universo. Porque pensas que aquilo que resultou do suposto BigBang é todo o Universo? Porque pensa que desta vez estamos certos?

* O que me dá garantia de que se houver "deuses"(seja lá que porcaria for isto) em algum lugar, NÃO é um apenas de jeito nenhum.

Se fosse outra pessoa que estivesse escrito isso, até que ficaria surpreso. Mas vindo de vc. Não fico nada surpreendido como vc se contradiz em um mesmo post.

Exige, grita aos quatro cantos que exista provas para a existência de Deus. Mas para qualquer coisa que não seja isso, é permitido toda e qualquer tipo de especulação. Super racional isso. Deus tem que ter mais provas que 2 + 2. Multiverso é conseso na base do "quem sabe, ontem estavamos errados".

O único consenso que existe na ciência cosmológica é que o universo foi criado no Big Bang. Antes disso, não faz sentido nem falar de tempo e espaço. Multiverso não passa de ad hoc para explicar o principio antropomorfico, isso sem evidencia nenhuma.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1692
flag : Brasil

Mensagem por dedo-duro em Ter 09 Jun 2009, 8:25 pm

Eu tenho uma prova matemática de que deus não existe. Mas só vou revelar em Maio de 2010.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por Luís em Ter 09 Jun 2009, 8:29 pm

darkshi escreveu:
Luís escreveu:
darkshi escreveu:
Luís escreveu:

Big Bang?

Se fosse outra pessoa que estivesse escrito isso, até que ficaria surpreso. Mas vindo de vc. Não fico nada surpreendido como vc se contradiz em um mesmo post.

Exige, grita aos quatro cantos que exista provas para a existência de Deus. Mas para qualquer coisa que não seja isso, é permitido toda e qualquer tipo de especulação. Super racional isso. Deus tem que ter mais provas que 2 + 2. Multiverso é conseso na base do "quem sabe, ontem estavamos errados".

O único consenso que existe na ciência cosmológica é que o universo foi criado no Big Bang. Antes disso, não faz sentido nem falar de tempo e espaço. Multiverso não passa de ad hoc para explicar o principio antropomorfico, isso sem evidencia nenhuma.

Quê afirmei em meu post anterior (e acima)? Cite e enumere, por favor (ou é muito difícil? Cuidado como sua mente!)

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Adriane Cunha em Ter 09 Jun 2009, 9:24 pm

Ainda ninguém aqui provou que "Deus não existe"?! Meninos... Que decepção... :drm:

cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel

Mensagem por Luís em Ter 09 Jun 2009, 10:09 pm

.
Querida, não é possível prova negativa! Como queres ser satisfeita se pedes o IMPOSSÍVEL?? Aterrises, por favor! aleluia!

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Adriane Cunha em Ter 09 Jun 2009, 10:22 pm

Meu amado! Mas Ele é o Deus do Impossível! Você está chegando lá... Mais um pouquinho de oração e... leluia Ái Jesus...
Lucas 1:37 - "Porque para Deus nada é impossível."

cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel

Mensagem por Jarbas em Ter 09 Jun 2009, 10:57 pm

Luís escreveu:
Jarbas escreveu:

Adriane,

De uma vez por todas: Não é possível fazer prova negativa em campo aberto; portanto, estás pedindo algo impossível. Teu pleito simplesmente não é lógico. Vamos inverter a questão, para ver se te fica mais claro:

Já no ano 1.600 a Igreja tinha informação de que o homem havia inventado vários milhares de deuses. Apenas os indianos - um dos povos mais supersticiosos do mundo - já inventaram 350 milhões de deuses (pesquise o Google se tens dúvida). O que te leva a pensar que apenas os deuses judeus não são inventados?

Pois é, os povos tem milhões de deuses, mas porque será que tu quer zombar só do Deus verdadeiro? Resposta: Porque Ele é o único Deus que existe e a contenda do diabo é com o Deus verdadeiro, só por isso... positivinho

Maranata.
O que te leva a pensar que apenas os deuses judeus não são inventados?

Que deuses judeus são esses? Eu não os conheço. hummm

Maranata.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15299

Mensagem por Jarbas em Ter 09 Jun 2009, 11:02 pm

dedo-duro escreveu:Eu tenho uma prova matemática de que deus não existe. Mas só vou revelar em Maio de 2010.

Lá você só pode provar o erro do Jarbas, só isso, isto se eu estiver errado né.... :risadinha:

Maranata.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Luís em Qua 10 Jun 2009, 6:11 am

Enumeres as divindades do cristianismo, Jarbas! Tem vários, entre eles várias divindades menores (santos).

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Luís em Qua 10 Jun 2009, 6:14 am

Adriane Cunha escreveu:
Meu amado! Mas Ele é o Deus do Impossível! Você está chegando lá... Mais um pouquinho de oração e... leluia Ái Jesus...
Lucas 1:37 - "Porque para Deus nada é impossível."

Meu bem, tenho perfeita consciência do que é "Deus" (entre as maiores desta terra toda, acredites). Estou aqui porque penso que poucos sabem (modéstia é uma de minhas qualidades, sabia? Wink ).

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Iane em Qua 10 Jun 2009, 8:01 am

muitos acreditam em Deus por desencargo de consciencia...

sabem que se aprontar alguma e vai ter alguem pra livrar....

o duro e encarar as coisas que acontecem sozinha

" Quero ser eu, com minha cara azeda e absurdamente açucarada."

Iane
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3050

http://www.arcauniversal.com.br

Mensagem por JEDU em Qua 10 Jun 2009, 9:00 am

Há pessoas que negam a realidade de uma experiência de relacionamento com o Criador. Duvidam que alguém possa ser um filho de Deus, porque nunca sentiram isso em sua vida. Um relacionamento com Deus não é uma coisa natural para pessoas não religiosas. Não conseguem entender nem falar sobre o assunto.

Uma antiga fábula para crianças, pode nos ajudar a entender. A caverna e o sol começaram a conversar. Essa caverna como geralmente acontece com todas as cavernas, vivia na escuridão. Mas um dia ela escutou uma voz dizendo: Venha aqui para a luz. Suba e veja o sol brilhando. Não estou entendendo, disse a caverna. Eu acho que não existe nada mais que escuridão. Mas a voz continuou a chamar e então a caverna aventurou-se a subir e ficou deslumbrada com a luz que estava em todos os lugares. Passada a sua admiração, a caverna olhou pra o sol e disse: Agora venha você comigo para conhecer a escuridão. Um belo dia o sol aceitou o convite e desceu junto com a caverna. Então disse para a caverna, me mostra agora a escuridão. Mas a caverna olhou ao redor e não havia nenhuma escuridão para mostrar. Porque a escuridão desaparece com a luz.

A Bíblia fala dos filhos de Deus, e dos filhos do mundo. Os filhos deste mundo não podem compreender o que significa ser filho de Deus, porque a única forma de saber é se tornar um filho de Deus.

É como sair da escuridão das trevas para a luz, de uma caverna para o brilho maravilhoso do sol.

Cristo é a luz, a Luz do mundo. "Nele não há treva nenhuma." I João 1:5. A Bíblia diz que a humanidade pecou, isto é: transgrediu a Lei de Deus. Rom 3:23

A Bíblia também diz que os justos entrarão na cidade de Deus. Então surge a pergunta: Quando um pecador se torna justo aos olhos de Deus? É o Espírito Santo que aquece a pessoa com o desejo de justiça e ódio ao pecado. "Porque todos os que são guiados pelo Espirito de Deus, são filhos de Deus." Romanos 8:14

Só Ele pode trazer paz ao coração e terminar com o estado de guerra não resolvido em nossa vida. "Portanto sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 5:1

A justiça de Deus nos é oferecida com base na fé, a todo o que crê. Esse exercício de fé faz da pessoa um filho de Deus, porque o apostolo Paulo afirma: "Vocês são filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus." Gálatas 3:26

Portanto todo aquele cujos pecados são perdoados, imediatamente e feito filho de Deus e se torna herdeiro dEle.

Mas lembre-se disto: Não e pela nossa bondade que Deus nos ama, mas sim por causa da nossa necessidade e daquilo que Deus pode e quer fazer por nós. Deus não nos adota porque somos bons, mas porque quer tornar-nos bons.

Porque Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou. Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Efésios 2:4-7.

Esta passagem da Palavra de Deus, mostra que Deus nos amou enquanto nos estávamos mortos em pecado, quando nada podíamos fazer por nos mesmos. Ele nos dá o Seu Espírito para nos tornar vivos em Cristo, e pelo mesmo Espírito somos adotados na família celestial e nos tornamos novas criaturas em Cristo. Somos nascidos de novo para as boas obras que Deus ordenou.

Mas alguém poderá dizer: Com certeza Deus não poderia fazer isso comigo, tornar-me um dos Seus filhos! Por que não? Você foi criado a Sua imagem. Mas afastou-se dele e a imagem ficou distorcida.

Você se tornou um pecador e rebelou-se contra Ele. Mas Deus diz que se você acredita em Sua Palavra, nascerá de novo, será mudado e adotado na família celestial. Já não é mais a sua condição de perdido que conta, porém o que se tornará através da redenção de Cristo. Deus vê você como será na glória do Seu Redentor.

Deus tem poder para transformar. Ele é quem fez do barro safira, da areia a opala, da água o cristal, da fuligem o diamante. É o milagre da graça de Deus que transforma o pecador em um cristão. A psicologia, a filosofia , qualquer escola de pensamento ou mesmo a ciência não poderá compreender essa mudança radical tão maravilhosa!

Amigo, você duvida que esse poder esteja trabalhando por você? Será que o Senhor vai lhe receber? Eu lhe pergunto: Quando você vai ao supermercado não aceita as mercadorias que acabou de comprar? É claro que sim, porque elas foram pagas. Quanto a você meu amigo, lembre-se que Cristo o comprou lá no Calvário.

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." I Coríntios 6:19-2O

Meu filho, se você acha que não merece o preço que foi pago, escute o que o livro de Romanos tem a lhe dizer: "Porque Cristo, estando nós fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." Rom 5:6,8. Por isso não tenha mais dúvida pensando que não e digno de receber essa graça. Se você fosse digno, a glória de Deus não seria engrandecida. Aí esta a grandeza do amor de Deus que oferece a salvação pela graça sem merecermos e nos torna Seus filhos.

Em uma das lindas florestas perto de Paris, um artista francês estava concentrado na pintura de uma importante tela. Um grupo de crianças foi se aproximando vagarosamente e observavam em silêncio. Finalmente foram se agrupando e começaram a conversar.

Um dos garotos, naturalmente o escolhido para ser o porta-voz, aproximou-se do artista e ficou esperando em silêncio respeitoso. "Que posso fazer pôr você?" perguntou o artista. "Pôr favor, nós gostaríamos de saber se o senhor poderia nos colocar em seu quadro."
Quando Deus elaborou o Seu grande plano para a salvação da humanidade, Ele pôs cada filho de Adão e Eva dentro do quadro. Ninguém ficou excluído, nem você nem eu. Que maravilha nós sermos filhos de Deus. Basta aceitar esse glorioso momento. Filho, venha para o amor do Pai e Ele o receberá de braços abertos!
Pr. Stina

JEDU
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1174

Mensagem por Convidad em Qua 10 Jun 2009, 12:08 pm

Querida, não é possível prova negativa! Como queres ser satisfeita se pedes o IMPOSSÍVEL?? Aterrises, por favor! aleluia!

anda com este papo-furado ?
se não fosse possível provar a inexistência de algo , simplesmente NÃO HAVERIA CIÊNCIA e conhecimento , caia na real luís , vc está demonstrando que tem é FÉ (muita) no ceticismo :

Prova-se que não existe 50 luas em volta de marte ? SIM
Prova-se que não existe bactérias em uma plaqueta ? SIM
Prova-se que não existe um unicôrnio voador ao redor da lua ? SIM
Prova-se que a pessoa nãoestá sonhando em estado alfa ? SIM
Prova-se que não existem homens de doze metros na terra ? SIM
etc

Agora , não se prova a inexistência de Deus , porque a ciência é INEPTA (INCAPAZ) PARA DEMONSTRAR ISTO , já que nunca conseguiu provar de onde surgiu a energia e massa do universo , simples questão de limites do vosso 'deus'.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua 10 Jun 2009, 12:10 pm

Luís escreveu:Enumeres as divindades do cristianismo, Jarbas! Tem vários, entre eles várias divindades menores (santos).

cristinismo = bíblia .
01 Deus , nada mais , ainda que em Jesus , ou em seu Espírito , é somente o mesmo e único Deus .
não confundir com catolicismo , a regra tem um manual , um ponto de toque , o homem pode inventar quantas deidades quiser , cremos no Criador do universo .

Convidad
Convidado

Mensagem por darkshi em Qua 10 Jun 2009, 12:28 pm

Articulador escreveu:

se não fosse possível provar a inexistência de algo , simplesmente NÃO HAVERIA CIÊNCIA e conhecimento , caia na real luís , vc está demonstrando que tem é FÉ (muita) no ceticismo :

etc

Agora , não se prova a inexistência de Deus , porque a ciência é INEPTA (INCAPAZ) PARA DEMONSTRAR ISTO , já que nunca conseguiu provar de onde surgiu a energia e massa do universo , simples questão de limites do vosso 'deus'.

Segundo Popper, o que diferencia ciência das outras áreas do conhecimento é justamente a o critério de falciabilidade.
E Deus é falceavel. Basta provar o universo magico "ex ninho"

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1692

Mensagem por Jarbas em Qua 10 Jun 2009, 3:51 pm

Luís escreveu:Enumeres as divindades do cristianismo, Jarbas! Tem vários, entre eles várias divindades menores (santos).

Pra mim só existe um Deus. positivinho

12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

O Todo Poderoso... positivinho

Esse é o meu Deus.

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Luís em Sex 12 Jun 2009, 6:04 am

.
Puxa! Menos mal! E qual é? Como é? Onde se pode encontrar?

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Sex 12 Jun 2009, 8:48 am

Puxa! Menos mal! E qual é? Como é? Onde se pode encontrar?

Meu Deus é vindo, aguarde mais um poucoxinho de tempo... :risadinha:

37 Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Luís em Sex 12 Jun 2009, 7:16 pm

.
Puxa Jarbas, deixes de mistério! Abras a boca e contes tudo! Ou vou pensar que és um enrolador! aqui procê

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por dedo-duro em Sex 12 Jun 2009, 8:30 pm

Nós ateus falamos que não é totalmente possível excluir deus como hipótese, simplesmente porque todo o Universo não é conhecido. Nem todas as suas regras e leis. Por mais inverossímel que pareça, frente a teoria da evolução, um ser Onipotente bondoso, que coordene a vida, temos de dar aos crentes a chance de eles exprimirem sua fé. Por mais fantasiosas que sejam, tais crenças sempre terão como desculpa as lacunas das ciências. Quando não, por sua vez, um entendimento pseudo-científico, dá asas a elocubrações cheias de fé e magia.

Deus até hoje não foi evidenciado. Isso já motivo forte para sustentar o ateísmo.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por dedo-duro em Sex 12 Jun 2009, 8:33 pm

Articulador escreveu:

etc

Houve um lapso. Não é possível fazer um negativa EM CAMPO ABERTO. É impossível fazer uma negativa que englobe a totalidade do tempo e do espaço, dado que a vida de um ser humano é de míseros 2 bilhões de segundos.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Luís em Sex 12 Jun 2009, 8:34 pm

.
Para começar, o que é "Deus"? Qual a definição? Não tem nem evidência, nem definição. Não tem nada! A voz do inconsciente e uma fantasia mal costurada. Porque não um trilhão de deuses?

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:57 pm

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 20 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11 ... 20  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: