.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Pr Paulo Brasil - Nota triste de falecimento
Hoje à(s) 8:23 am por Ed

» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Ontem à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Ontem à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Ontem à(s) 3:33 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 12:15 pm por Jarbas

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Sab 03 Dez 2016, 10:10 pm por gusto

Quem está conectado
58 usuários online :: Nenhum usuário registrado, 1 Invisível e 57 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Novo Livro do Dawkins em português

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Novo Livro do Dawkins em português

Mensagem por dedo-duro em Ter 02 Jun 2009, 8:05 pm

Dawkins, peregrino da evolução

Com tom narrativo, obra faz mais por Charles Darwin do que panfletos ateus

Daniel Piza

A demora de cinco anos entre a edição original e a brasileira de A Grande História da Evolução, de Richard Dawkins, é um acidente que pode ser significativo, como uma mutação no DNA. Nesse espaço de tempo Dawkins se tornou ainda mais famoso, inclusive no Brasil, por seus livros polêmicos como Deus - Um Delírio, em que parece dizer que duvidar do ateísmo é obsoleto. Como 2009 é o ano de Darwin, em que se lembram os 200 anos de sua data de nascimento e os 150 anos da publicação de A Origem das Espécies, o lançamento desse livro de Dawkins - que vem ao Brasil para a Flip em julho - ajuda a esclarecer muita coisa.

O título original do livro, muito melhor, é The Ancestor?s Tale, algo como O Conto do Ancestral; e o subtítulo poderia ser traduzido por Uma Peregrinação ao Alvorecer da Vida, em vez de Na Trilha dos Nossos Ancestrais. Soa muito poético? Não por acaso: a inspiração explícita de Dawkins foram Os Contos de Cantuária (The Canterbury Tales), de Chaucer, um dos clássicos fundadores da literatura inglesa, no fim do século 14. Como Chaucer ouvindo histórias de peregrinos ficcionais vindos de toda parte, Dawkins conta e comenta como as espécies foram se formando ou deformando ao longo da história natural.

Esse método permite não só o prazer narrativo, com a excelente prosa de Dawkins mais perto do que nunca da oralidade, mas também uma demonstração de suas teses sobre a evolução mais persuasiva do que seus panfletos antipuritanos. O tecido de relatos envolve o leitor com a sensação de presenciar o processo evolutivo em casos particulares, concretos. Nesse sentido, está mais perto da técnica cumulativa de Darwin do que dos cortes generalistas de Huxley ou dos recentes lançamentos que relacionam evolução e estética ou economia; está mais perto do como do que do porquê. Daí a objeção ao grandiloquente título na edição brasileira, que é muito bem traduzida.

Quando vemos como cachorros e gatos têm ancestral comum, ou aprendemos que o nado das baleias deriva da locomoção dos mamíferos e não do serpentear de répteis e peixes, ou somos informados de que o homem está mais perto de chimpanzés e bonobos (tanto de um como de outro) do que dos gorilas, ou lemos a suposição de que a audição do morcego capta comprimentos de ondas de luz como os que batizamos com cores, temos o entendimento sensível do mosaico evolutivo. Partilhamos com Dawkins - a exemplo do que já fazia seu rival Stephen Jay Gould em livros como O Polegar do Panda - um maravilhamento diante da elegante e elíptica aventura das espécies, com sua complexidade de ritmos e desdobramentos.

Para quem acusa Darwin e seus herdeiros de tirar o "mistério" da natureza, de decretar a morte de Deus ou da bondade com a afirmação de que a vida terrena não surgiu em seis dias - e sim de um longo e intrincado processo de mudanças aleatórias que podem ou não implicar a sobrevivência de acordo com o ambiente em transformação onde acontecem -, livros assim são o melhor antídoto. "Minha objeção a crenças sobrenaturais", diz Dawkins, "é porque não fazem justiça à sublime grandiosidade do mundo real." Tal como a moralidade de Chaucer, a sua não é feita de certezas plenas sobre as implicações dos contos da fauna e flora. Sim, acredite - nem mesmo quando fala da espécie humana.

Ao descrever o que o andar bípede significou, por exemplo, ele diz que há várias teorias para explicar seu surgimento, como as de que permitiu maior conforto corporal ou liberou as mãos para que o cérebro se desenvolvesse. Dawkins lembra, citando achados como o fóssil da ancestral Lucy, que primeiro o ser humano se tornou bípede e só depois o cérebro aumentou de tamanho. A consequência, de qualquer modo, é a mesma: a interação com o ambiente levou ao refinamento dos gestos por meio do controle mental - e daí às ferramentas, armas e escritas. O tom cauteloso se repete em muitos casos, como quando o autor de O Gene Egoísta lembra que a reprodução assexuada foi tão bem-sucedida para algumas espécies quanto (ainda bem) a sexuada para outras.

É claro que o livro está longe de ser uma coleta de historietas sobre animais ou fungos, assim como Chaucer não se limitou a registrar causos pessoais. Dawkins põe cada conto num quadro maior, intelectual, em que debate assuntos como a crença de que as coisas são totalmente descontínuas apenas porque recebem nomes diferentes. Não existe uma família no passado em que um avô foi primata e o neto nasceu hominídeo; tais rupturas não foram visíveis porque são muito graduais e, além disso, ocorrem sobretudo no plano molecular. Nem toda característica externa de um indivíduo é traço evolutivo, mas "apenas aquelas que forem manifestações de sequências de DNA". E há genes inúteis ou falsos, que deixam vestígios e não efeitos importantes. No mundo darwiniano, nem tudo é linear e intencional. E isso é que o faz engrandecedor.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090531/not_imp379676,0.php

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236
flag : Brasil

Re: Novo Livro do Dawkins em português

Mensagem por Luís em Ter 02 Jun 2009, 11:59 pm

Nossa, que pecado!

Deus Natureza fez o mundo em seis dias, descansou no sétimo, faz seis mil anos. O homem foi feito do barro e Deus Natureza deu-lhe o sopro da vida. Tudo num passe de mágica.
Este Dawkins... hihi

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Mensagem por Ed em Qua 03 Jun 2009, 6:51 am

dedo-duro escreveu:Ao descrever o que o andar bípede significou, por exemplo, ele diz que há várias teorias para explicar seu surgimento, como as de que permitiu maior conforto corporal ou liberou as mãos para que o cérebro se desenvolvesse. Dawkins lembra, citando achados como o fóssil da ancestral Lucy, que primeiro o ser humano se tornou bípede e só depois o cérebro aumentou de tamanho. A consequência, de qualquer modo, é a mesma: a interação com o ambiente levou ao refinamento dos gestos por meio do controle mental - e daí às ferramentas, armas e escritas. O tom cauteloso se repete em muitos casos, como quando o autor de O Gene Egoísta lembra que a reprodução assexuada foi tão bem-sucedida para algumas espécies quanto (ainda bem) a sexuada para outras.
Então, gastam o tempo com teorias... Várias teorias... :risadinha: Eu prefiro a realidade Divina. Teorias são passatempo para distração dos estudiosos.

Luís escreveu:Nossa, que pecado!

Deus Natureza fez o mundo em seis dias, descansou no sétimo, faz seis mil anos. O homem foi feito do barro e Deus Natureza deu-lhe o sopro da vida. Tudo num passe de mágica.
Este Dawkins... hihi
Nãozinho Quem, faz passe de mágica é o "Mr M" lá no fantástico!

Se o homem não foi feito do barro como você tenta ridicularizar, do que você acha que foi feito?

Isto não é teoria, é realidade:

Todos os componentes que constituam o corpo humano se encontram no solo de nosso planeta. Consequentemente somos formados do "barro" deste mundo e portanto mais ainda, Deus prevalece acima das falsas teorias do "sábios" deste mundo. Em outras palavras,

Gen 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Sem nenhuma teoria, isto foi escrito há 6000 anos atrás aleluia!

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por Luís em Qua 03 Jun 2009, 8:13 pm

Ed,

Não é ridículo afirmar que a Terra tem 6.000 anos? Vamos rir um pouco, porque a coisa fica melhor! Não levemos tanto a sério!

Quanto à questão química, claro que tens razão. Quanto às "divindades", me oponho frontalmente.

- Que é "Deus"?
- Quais as evidências de um?
- Porque apenas um? (E não um por átomo?)

Última edição por Luís em Qui 04 Jun 2009, 6:17 am, editado 1 vez(es)

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por dedo-duro em Qua 03 Jun 2009, 8:48 pm

Eu prefiro a realidade Divina

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Qui 04 Jun 2009, 12:45 am

...

Esses ateus estão deseparados porque este é o último ano antes da vinda de Jesus Cristo para o arrebatamento e o diabo já está julgado e condenado.

7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9 Do pecado, porque não crêem em mim;
10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

Maranata.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15314

Mensagem por Ed em Qui 04 Jun 2009, 5:24 am

dedo-duro escreveu:

Fala sério Dedo :risadinha:

É esta a visão que você tem de Deus? gargalhada

Isto aí é parte dos "contos da carochinha"

O meu Deus, o Deus Salvador, está muitíssimo além desta compreensão humana; aliás não tem nem restícios de similaridade. Esta fábula que você selecionou é , ao contrário do que você tentou demonstrar, diabólica e insana. Completamente insana.

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3158 dias de existência com 228856 mensagens

Ed

Mensagem por Ed em Qui 04 Jun 2009, 5:33 am

Luís escreveu:Ed,

Não é ridículo afirmar que a Terra tem 6.000 anos?
Muito ridículo mesmo, pois comprovadamente e qualquer leigo pode notar isto facilmente; nosso planeta tem bilhões de anos.

O que vocês ainda não perceberam é que o livro de Gênesis (principalmente), não é um livro didático de geografia pura e simplemente.

Vocês são como crianças...

Por exemplo, minha neta de 5 anos perguntou-me o que era "Olho da Rua", pois ouviu esta expressão. Imagino que se vocês fossem dar a resposta diriam que a rua tem um grande olho que tudo vê! Caiam na real, Esta é a maneira que você interpretam a Bíblia! japinha

Rio, mas a situação é séria...

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3158 dias de existência com 228856 mensagens

Ed

Mensagem por Luís em Qui 04 Jun 2009, 6:20 am

Ed escreveu:
dedo-duro escreveu:

O meu Deus, o Deus Salvador, está muitíssimo além desta compreensão humana; aliás não tem nem restícios de similaridade. Esta fábula que você selecionou é , ao contrário do que você tentou demonstrar, diabólica e insana. Completamente insana.

Ed,

Se "Deus" está "acima da compreensão humana" como afirmas, como podes compreendê-lo (e apreendê-lo)? Como podes citá-lo? hummm

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Luís em Qui 04 Jun 2009, 6:24 am

Ed escreveu:
Luís escreveu:Ed,

Não é ridículo afirmar que a Terra tem 6.000 anos?
Muito ridículo mesmo, pois comprovadamente e qualquer leigo pode notar isto facilmente; nosso planeta tem bilhões de anos.

O que vocês ainda não perceberam é que o livro de Gênesis (principalmente), não é um livro didático de geografia pura e simplemente.

Vocês são como crianças...

Por exemplo, minha neta de 5 anos perguntou-me o que era "Olho da Rua", pois ouviu esta expressão. Imagino que se vocês fossem dar a resposta diriam que a rua tem um grande olho que tudo vê! Caiam na real, Esta é a maneira que você interpretam a Bíblia! japinha

Nossa! Então fica difícil. Quanto diz um coisa, é outra; quanto diz A é B, quanto diz direita é esquerda. Assim todo mundo acerta, mesmo quanto erra fragorosamente. Facinho!

ai, caramba!

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Ed em Qui 04 Jun 2009, 7:00 am

Luís escreveu:
Ed escreveu:
dedo-duro escreveu:

Ed,

Se "Deus" está "acima da compreensão humana" como afirmas, como podes compreendê-lo (e apreendê-lo)? Como podes citá-lo? hummm
Elementar meu caro Luis...

Somos criaturas. Como questionaremos nosso criador?

Ou,

como o vaso dirá ao oleiro que o fez: "porque me fizeste desta forma e não de outra?" xauzinho

Comprêendo-O porque Ele me compreende, Ele me dirije...

Difícil para você entender isto, não é mesmo? eba

Ed

Mensagem por Luís em Qui 04 Jun 2009, 7:50 pm

Ed escreveu:
Luís escreveu:
Ed escreveu:
dedo-duro escreveu:

Ed,

Elementar meu caro Luis...

Somos criaturas. Como questionaremos nosso criador?

Ou,

como o vaso dirá ao oleiro que o fez: "porque me fizeste desta forma e não de outra?" xauzinho

Compreendo-O porque Ele me compreende, Ele me dirije...

Difícil para você entender isto, não é mesmo? eba

Primeiro dizes que o entende, compreende, etc. Depois dizes que está acima da compreensão humana. Então tu és alguém sobre-humano, com "dons especiais"? Que dons são estes e como se os adquire?

"Compreendo-O porque Ele me compreende"?? Então se alguém me compreende devo ter a mesma capacidade de compreensão deste? Porque? Non sequitur, parece-me! Não?

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Qui 04 Jun 2009, 8:58 pm

.......

9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16 Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Esses dons, Deus nos dá gratuitamente... eba

Maranata.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ed em Sex 05 Jun 2009, 6:48 am

Luís escreveu:
Primeiro dizes que o entende, compreende, etc. Depois dizes que está acima da compreensão humana. Então tu és alguém sobre-humano, com "dons especiais"? Que dons são estes e como se os adquire?

"Compreendo-O porque Ele me compreende"?? Então se alguém me compreende devo ter a mesma capacidade de compreensão deste? Porque? Non sequitur, parece-me! Não?

Então preste atenção ao que ensina a escritura por parte deste Deus que você desconhece:

Almeida Corrigida e Revisada Fiel
1 Coríntios 2 | Capítulo anterior | Próximo capítulo
NOVO! Veja os locais mencionados em 1 Coríntios: Google Maps | Google Earth
1 E EU, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
6 Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
7 Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
8 A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
9 Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.
10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Ed

Mensagem por dedo-duro em Sex 05 Jun 2009, 10:13 am

Eu já comprei meu exemplar. A edição é bonita e bem traduzida (pelo menos as poucas páginas que li). O custo também não é muito alto. As quase 800 páginas podem ser adquiridas por 42 caraminguás na livraria cultura.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Sex 05 Jun 2009, 3:55 pm

dedo-duro escreveu:Eu já comprei meu exemplar. A edição é bonita e bem traduzida (pelo menos as poucas páginas que li). O custo também não é muito alto. As quase 800 páginas podem ser adquiridas por 42 caraminguás na livraria cultura.

Essa luta de vocês é uma causa perdida, porque o principe desse mundo já está julgado e condenado e ele sabe que lhe resta pouco tempo... eba

7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira,
sabendo que já tem pouco tempo.

Esse serviço de vocês, é a mesma coisa de ficar dando murro em ponta de faca. :sim:

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por dedo-duro em Sex 05 Jun 2009, 10:24 pm

Espanta-me sua obstinação, Jarbas. :sim:

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Sex 05 Jun 2009, 11:10 pm

dedo-duro escreveu:Espanta-me sua obstinação, Jarbas. :sim:

Eu é que fico espantado com vocês em ficar perdendo tempo em uma causa perdida... eba

Aquela hora está chegando e não tardará. positivinho

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ed em Sab 06 Jun 2009, 7:04 am

dedo-duro escreveu:Eu já comprei meu exemplar. A edição é bonita e bem traduzida (pelo menos as poucas páginas que li). O custo também não é muito alto. As quase 800 páginas podem ser adquiridas por 42 caraminguás na livraria cultura.
Tanta cultura só poderia ser adquirida por caraminguás mesmo :risadinha:

É interesse a terminologia gaucha tchê! positivinho
::

Ed

Mensagem por dedo-duro em Sab 06 Jun 2009, 10:07 am

Qualquer livro do Stephen Jay Gould, com 300 páginas, não sai por menos de 55 reais. 42 reais por 800 páginas, está uma barganha, Ed. positivinho

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Sab 06 Jun 2009, 10:32 am

Luís escreveu:
Ed escreveu:

Nossa! Então fica difícil. Quanto diz um coisa, é outra; quanto diz A é B, quanto diz direita é esquerda. Assim todo mundo acerta, mesmo quanto erra fragorosamente. Facinho!

ai, caramba!

ué , vc também não sabe o que é olho da rua ?? :risadinha:

Convidad
Convidado

Mensagem por Luís em Sab 06 Jun 2009, 6:02 pm

.
Cara, só sei que meu polegar está na mão! E olhe lá!

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Sab 06 Jun 2009, 6:11 pm

Luís escreveu:.
Cara, só sei que meu polegar está na mão! E olhe lá!

Então não sabe nada...rindo

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Luís em Sab 06 Jun 2009, 11:13 pm

Tens toda a razão!

Luís
Pollux