.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
54 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 54 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A bíblia: Mitologia ou verdade?

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A bíblia: Mitologia ou verdade?

Mensagem por Erivelton em Sab 25 Abr 2009, 9:13 am

No início do Gênesis vemos o relato da criação em 6 dias e que no sétimo Deus descansou.
Na lei moisés diz: êxodo 20:11
Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

Segundo moisés os 6 dias da criação representam os mesmo dias que temos hoje de 12 horas cada uma.
Sendo assim com estas afirmações no pentateuco judaico a vida desde então teve início 6000 anos mais ou menos aC.
O que pode ser feito para explicar a criação de acôrdo com a ciência que afirma que a vida teve origem a milhões de anos?

Que Deus nos abençoe.

Erivelton
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 592
flag : Brasil

Re: A bíblia: Mitologia ou verdade?

Mensagem por Tupac em Sab 25 Abr 2009, 10:58 pm

O que pode ser feito para explicar a criação de acôrdo com a ciência que afirma que a vida teve origem a milhões de anos?
Ué, simples, é só usar de desonestidade intelectual e se esquecer da literalidade quando convém...

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Nietzsche

Meu site, galera - www.bemviveronline.com
Ultimos textos (meus): Lyoto x Shogun || Poeira de estrelas Valew...

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1112

Mensagem por Jan Mozol em Sab 25 Abr 2009, 11:07 pm

Ou para de pensar que a biblia é um livro tecnico.ou pesquisar mais a respeito.
ou até mesmo formular uma questão um pouco melhor...seis dias de "12" horas??melhor 24 não??
Literalidade??? não,apenas interpretação.

"Pois eu digo: Jesus Cristo virá nos arrebatar em 2010...
Maranata.
"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3 : 11)"

Néééé!
O certo é isso:
“Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2Ts 2.2-4)ACF

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3574
flag : Argentina

http://www.thundercnc.com.br

Mensagem por Tupac em Sab 25 Abr 2009, 11:26 pm

Isso mesmo, interpretação forçada pra encaixar informações erradas (de algo que se autoproclama inerrante) nos fatos que a ciencia nos apresenta. Ou seja, interpretação de acordo com o que convém.

Mas fiquei curioso. Se ele disse alegoricamente sobre os 6 dias, e que na verdade um dia seria 1000 anos e 1000 anos um dia, nosso sabado (de 24 horas) então demora "1000" anos pra chegar no domingo?

Sei la, mas não parece...

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Chen em Dom 26 Abr 2009, 8:32 am

Não é que 1 dia é igual a 1000 anos, e sim que 1 dia é como se fosse 1ooo anos, 1 milhão de anos, porque Deus é atemporal, não conta tempo.

Deus não tem princípio de dias, Jesus é o princípio e o fim.

Os dias da criação são de 1000 e de 1.000.000 de anos.

Os dinossauros viveram há milhões de anos e viveram, pois temos provas, então simplesmente se encaixa nos dias de milhões de anos e não nos dias de mil anos que é o caso do homem.

Porque complicar se tudo tem que se encaixar perfeitamente?

Mar 13:7 - E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.

Chen
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 286
flag : China

Mensagem por Jan Mozol em Dom 26 Abr 2009, 8:45 am

Tupac escreveu:Isso mesmo, interpretação forçada pra encaixar informações erradas (de algo que se autoproclama inerrante) nos fatos que a ciencia nos apresenta. Ou seja, interpretação de acordo com o que convém.

Mas fiquei curioso. Se ele disse alegoricamente sobre os 6 dias, e que na verdade um dia seria 1000 anos e 1000 anos um dia, nosso sabado (de 24 horas) então demora "1000" anos pra chegar no domingo?

Sei la, mas não parece...
Mas Tupac, se agarrar a fatos como este tambem não demonstra desonestidade intelectual??
São milhares de anos atras,numa cultura totalmente diferente.
Desprezar isto e usar este agumento para mostrar um suposto erro biblico é o mesmo que desprezar uma cultura antiga.
Como eu disse a biblia não é exata,mas um resumo.
se vc for pegar ao pé da letra vai ter que demonstrar que a ciencia tambem sempre esteve certa.
os antigos cientistas tinham a intuição, mas não podiam demonstrar exatamente a verdade da coisa.
a biblia é assim,uma intuição inspirada do escritor.o que importa é o conteudo moral,que tambem evoluiu na propria biblia.
Ateus que apontam o dedo em contradições e erros temporais,biologicos na biblia não entendem que ela não é livro escolar.
atenha-se a isto: Deus criou.Deus levou um certo tempo para criar.
Mais a biblia tem seus erros perifericos.a ciencia tem seus erros perifericos,consegue entender?

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Mensagem por Tupac em Dom 26 Abr 2009, 2:04 pm

Não é que 1 dia é igual a 1000 anos, e sim que 1 dia é como se fosse
1ooo anos, 1 milhão de anos, porque Deus é atemporal, não conta tempo.

Os
dinossauros viveram há milhões de anos e viveram, pois temos provas,
então simplesmente se encaixa nos dias de milhões de anos e não nos
dias de mil anos que é o caso do homem.

Como noto que gosta de "brincar" com os ateus sendo sarcastico e etc. Vou fazer o mesmo contigo.

Leia isso aqui, e repare na parte destacada:

êxodo 20:11

Porque
em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há,
e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado,
e o santificou.

E agora isso aqui:
Mas fiquei curioso. Se ele disse alegoricamente sobre os 6 dias, e que
na verdade um dia seria 1000 anos e 1000 anos um dia, nosso sabado (de
24 horas) então demora "1000" anos pra chegar no domingo?

Sabe fazzer interpretação de textos? Já sei, vou fazer contigo o mesmo que fez comigo e usar meu achismo (assim como vc usou o seu ao "diagnosticar" os motivos que me fizeram ateu - sem nenhum dado que o corrobore, diga-se de passagem) e adivinhar que você faltou a as aulas de portugues onde se ensinava a interpretar textos... Acertei na mosca né?

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Tupac em Dom 26 Abr 2009, 2:26 pm

Mas Tupac, se agarrar a fatos como este tambem não demonstra desonestidade intelectual??
Não.

Desprezar isto e usar este agumento para mostrar um suposto erro biblico é o mesmo que desprezar uma cultura antiga.
A cultura desse povo eu não desprezo de forma alguma, não misture agua com oleo.

Como eu disse a biblia não é exata,
Concordo. Passa longe...

,mas um resumo.
De que??
A biblia é um livro mitologico com fabulas e etc...

se vc for pegar ao pé da letra vai ter que demonstrar que a ciencia tambem sempre esteve certa.

Ciencia nunca se auto intitulou como "A verdade suprema e absoluta, inerrante e etc..."

A ciencia ao contrario da biblia se aceita errante, e tem no erro um degrau pra alcançar "verdades superioras".

No começo, perguntou se minhas colocações não seriam desonestidade intelectual, e eu lhe digo que essa sua comparação descabida e inexistente entre coisas MUITO distintas é que se pode ser considerado como desonestidade intelectual.

os antigos cientistas tinham a intuição, mas não podiam demonstrar exatamente a verdade da coisa.
E daí? Fala como se a ciencia toda se baseasse em um livro de cientistas de dois mil anos atras - o que é incorreto e desonesto intelectualmente. E você sabe muito bem que existe uma diferença enorme entre ciencia do passado e a ciencia moderna, principalmente na metodologia. Portanto, reitero, insistir nesse argumento é desonestidade intelectual.

a biblia é assim,uma intuição inspirada do escritor.o que importa é o conteudo moral,que tambem evoluiu na propria biblia.
Ta vendo? Quando convem a biblia é a palvar inerrante de Javé, quando não convém, então é apenas "fruto de uma cultura primitiva que não se pode ser desprezada" "fruto da inspiração do escritor da época", e bobagens do tipo.

Ateus que apontam o dedo em contradições e erros temporais,biologicos na biblia não entendem que ela não é livro escolar.
Não sou eu que digo que a biblia é inerrante, a verdade suprema e absoluta e etc... A propria biblia faz esse serviço.

E ainda bem que não se trata de um livro escolar, livros escolares precisam ter qualidade (apesar de muitos deixarem a desejar no nosso país.).

Atenha-se a isto: Declaração de convicção sem apresentação de provas diretamente proporcional a importancia da declaração, é o mesmo que fezes.

Mais a biblia tem seus erros perifericos.a ciencia tem seus erros perifericos,consegue entender?
Consegue entender que essa comparação é absurda? Consegue entender que Ciencia e biblia são coisas tão diferentes quanto uma ameba se difere de uma Revista de gastronomia?

Depois sou eu que tenho que pesquisar né? Ok...

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Jan Mozol em Dom 26 Abr 2009, 6:04 pm

Tupac escreveu:
Não.
bem,eu acho que é,apesar de tudo pela epoca que foi escrita a biblia demonstra certa exatidão .

A cultura desse povo eu não desprezo de forma alguma, não misture agua com oleo.
Despreza sim,como essacultura chegou até nós??pela biblia.

Como eu disse a biblia não é exata,
Concordo. Passa longe...
pelo seu conhecimento atual,pelo que se sabe hoje.

,mas um resumo.
De que??
A biblia é um livro mitologico com fabulas e etc...
Teleologia,já conseguiu demonstrar algo diverso??

Ciencia nunca se auto intitulou como "A verdade suprema e absoluta, inerrante e etc..."

A ciencia ao contrario da biblia se aceita errante, e tem no erro um degrau pra alcançar "verdades superioras".

No começo, perguntou se minhas colocações não seriam desonestidade intelectual, e eu lhe digo que essa sua comparação descabida e inexistente entre coisas MUITO distintas é que se pode ser considerado como desonestidade intelectual.
Quando vc critica a biblia se baseia no que??de onde vc tira suas conclusões??
da ciencia,então é pertinente a colocação de que a ciencia está sempre se atualizando,vamos lá.ite um livro cientifico que seja de longe proximo a biblia ,e da mesma epoca...
Nem a biblia,nem a ciencia fazem qualquer coisa,se aceitam errante ou não,os que o fazem são os homens,e muitos ,baseados numa ciencia podre fizeram muita coisa ruim.
E daí? Fala como se a ciencia toda se baseasse em um livro de cientistas de dois mil anos atras - o que é incorreto e desonesto intelectualmente. E você sabe muito bem que existe uma diferença enorme entre ciencia do passado e a ciencia moderna, principalmente na metodologia. Portanto, reitero, insistir nesse argumento é desonestidade intelectual.
como vai existir diferença entre a ciencia moderna e a que está por vir.insisto a biblia é um livro moral,de principios,que tem explicações temporais.querer enxerga-la como livro de ciencia,como livro tecnico,querer precisão absoluta para poder prova-la,ainda mais com base no que a ciencia conhece hoje é sim desonestidade intelectual das bravas.é querer explorar um ponto onde se acha vencedor,mas na veradde não tem fundamento.
Ta vendo? Quando convem a biblia é a palvar inerrante de Javé, quando não convém, então é apenas "fruto de uma cultura primitiva que não se pode ser desprezada" "fruto da inspiração do escritor da época", e bobagens do tipo.
viu??isto é desonestidade intelectual e capciosa.vc tá questionando se um dia equivale a uma semana,um mes um milenio e eu disse que equivale a um periodo d tempo inexato,descrito por pessoas de sua epoca,e einspirados pela mesma força que move até hoje muitos...pobre tupac,eita raiva.
Não sou eu que digo que a biblia é inerrante, a verdade suprema e absoluta e etc... A propria biblia faz esse serviço.
negativo,é sim vc que está(mas não é o unico) querendo provas de uma infabilidade em detalhes de tempo,biologicos,como tantos outros ateus que vieram antes e virão ainda,vcs veem,passam e a fé continua.
E ainda bem que não se trata de um livro escolar, livros escolares precisam ter qualidade (apesar de muitos deixarem a desejar no nosso país.).
Pois é tava discutindo isso ainda hoje com duas professoras,como hoje se comportam alunos e professores,os professores fingem que ensinam,os alunos fingem que aprendem,se o professor falar algo contra o comportamento do aluno,pode até ser morto...continuando nesta balburdia ateia-esquerdista a coisa tá pessima.
Atenha-se a isto: Declaração de convicção sem apresentação de provas diretamente proporcional a importancia da declaração, é o mesmo que fezes.
nossa! realmente vc é desonesto numa discussão.
se vc me acusa de não ter provas,eu queria que vc me demonstrasse que não foi deste jeito,consegue??tem uma explicação cientifica que demonstre que não foi deste jeito??seu jus-esperniandi contra a religiosidade tem um fundamento??pobre tupac...pobre mensageiro.

Consegue entender que essa comparação é absurda? Consegue entender que Ciencia e biblia são coisas tão diferentes quanto uma ameba se difere de uma Revista de gastronomia?
hehe! risivel...
Tupac,pare e pense: quem quer provas de um periodo de tempo,baseado na ciencia??vc.
quem quer demonstrar que a biblia é falaha mediante a luz da ciencia??vc.
quem diz que a biblia e a ciencia "são coisas tão diferentes quanto uma ameba se difere de uma Revista de gastronomia?" vc
tá perdido??

Depois sou eu que tenho que pesquisar né? Ok...
:vl:
tem sim,Tupac.
Ainda tá meio confuso.(sem maldade)
Vou resumir:
O tempo da criação é indefinido.querer imputar erro por não coincidir a palavra dias com o que se conhece hoje é bobeira.
a biblia não é um diario preciso da criação.mas um diario inspirado.

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Mensagem por Tupac em Dom 26 Abr 2009, 9:32 pm

Vou resumir:
O tempo da criação é indefinido.querer imputar erro por não coincidir a palavra dias com o que se conhece hoje é bobeira.
a biblia não é um diario preciso da criação.mas um diario inspirado.
Quando se diz que que não é "um diario preciso da criação", tem umas afirmações implicitas importantes, ei-las:
1- Mesmo não sendo preciso, é um diario do que ocorreu.
2- Tem-se a afirmação implicita de que a criação é fato.

1 e 2 NÃO foi comprovado como verdadeiro em MOMENTO ALGUM.

Esse "diario" passa longe do que se conhece como sendo a evolução do universo e da vida na terra, não se pode ser considerado diario, muito menos preciso, de coisa alguma. A não ser de uma manifestação religiosa (mitologia) de um povo dos primitivo.

Isso.
como a cosmogonia que conhecemos hoje no futuro poderá ser risivel.
comoa ideia de abiogenese hoje soa ridicula(o pessoal urinava em trapos e achava que dali saiam seres vivos)
1 e 2 não foram demonstrados como falsos até hoje.
mesmo usando palavras primitivas é incrivel o nivel de semelhança com o que a ciencia acha hoje.
para não delongar: faça-se a luz=big bang
algo que veio de onde nada era visivel,etc.
Ninguem disse que era preciso,mas inspirado.
Claro que por ser ateu vc vai ver mais divergencias e nós semelhanças.
De qualquer modo a teleologia está aí para ser quebrada,e até agora não foi.
toda ação natural tem um destino,mesmo que pareça dar em nada ,tem sua função.retrocedendo com este pensamento até o momento x-0000000000,1 segundo ainda terá uma função,um designio inteligente.se este designio é consciente ou não ,aí reside nossa diferença.

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Erivelton em Seg 27 Abr 2009, 11:30 pm

Eu acredito em Deus e por isto creio em toda a escritura sagrada.
A bíblia realmente não é um livro científico, mas penso que a vontade de início de Deus era encerrar o homem na religiosidade segundo um plano predestinado.
6 dias da criação e mais 0 7º de descanso era uma lei que seria imposta aos hebreus. Quanto a parte científica Deus não quis dar pormenores detalhes.
Esta foi a conclusão teológica que cheguei.

Erivelton
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 592

Mensagem por Tupac em Ter 28 Abr 2009, 1:22 am

Jan Mozol, você anda comentando topicos sob efeito alcoolico?

Porque, meu, você faz uma porcaria só na hora de fazer citações e pra completar, ainda edita uma mensagem minha, colocando sua resposta dentro da minha mensagem...

afff mas que palhaçada é essa?

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Jan Mozol em Ter 28 Abr 2009, 8:43 am

Tupac escreveu:Jan Mozol, você anda comentando topicos sob efeito alcoolico?

Porque, meu, você faz uma porcaria só na hora de fazer citações e pra completar, ainda edita uma mensagem minha, colocando sua resposta dentro da minha mensagem...

afff mas que palhaçada é essa?
Tupac..calma.
as vezes realmente não dá tempo.vou tentar ser mais organizado,blz.
editei sem querer e por não prestar atenção,espero que vc releve.
pensei que a msg era minha,minha mãe havia acabado de chegar da praia para uma visita surpresa e eu me confundi.
fui fazer uma citação da sua msg e acabei editando,peço desculpas.
Quanto ao alcoolico,eu sou pior que muçulmano,acho alcool muleta para incapazes.(bem como drogas,cigarro,jogos)

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Mensagem por Chen em Ter 28 Abr 2009, 7:54 pm

Tupac escreveu:
Não é que 1 dia é igual a 1000 anos, e sim que 1 dia é como se fosse
1ooo anos, 1 milhão de anos, porque Deus é atemporal, não conta tempo.

Os
dinossauros viveram há milhões de anos e viveram, pois temos provas,
então simplesmente se encaixa nos dias de milhões de anos e não nos
dias de mil anos que é o caso do homem.

Como noto que gosta de "brincar" com os ateus sendo sarcastico e etc. Vou fazer o mesmo contigo.

Leia isso aqui, e repare na parte destacada:

êxodo 20:11

Porque
em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há,
e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado,
e o santificou.

E agora isso aqui:
Mas fiquei curioso. Se ele disse alegoricamente sobre os 6 dias, e que
na verdade um dia seria 1000 anos e 1000 anos um dia, nosso sabado (de
24 horas) então demora "1000" anos pra chegar no domingo?

Sabe fazzer interpretação de textos? Já sei, vou fazer contigo o mesmo que fez comigo e usar meu achismo (assim como vc usou o seu ao "diagnosticar" os motivos que me fizeram ateu - sem nenhum dado que o corrobore, diga-se de passagem) e adivinhar que você faltou a as aulas de portugues onde se ensinava a interpretar textos... Acertei na mosca né?
Ateu interpretando textos da bíblia? :risadinha: E querendo dar uma de moral pra cima de cristão? ai, caramba!

Sem comentários. blerghh

Este forum tá interessante; Tem ateus que querem se sair por cima querendo desfazer o IDE pra cima dos crentes, tem profetas anunciando o fim do mundo e mais alguns que afirmam que o arrebatamento já aconteceu:japinha:

Vocês são os caras :risadinha:

Chen
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 286
flag : China

Mensagem por Jan Mozol em Ter 28 Abr 2009, 8:24 pm

Pois é Chen, apesar de Gospel é democratico.

"Pois eu digo: Jesus Cristo virá nos arrebatar em 2010...
Maranata.
"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3 : 11)"

Néééé!
O certo é isso:
“Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2Ts 2.2-4)ACF

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Qua 29 Abr 2009, 12:04 pm

Como disse algumas vezes em outros tópicos, os livros históricos e doutrinários da bíblia tendem a ser literais, os poéticos e proféticos, alegóricos.

Mas, e quanto aos 12 primeiros capítulos de Gênesis? Há um abismo enorme entre estes e o restante do livro. No cap 13, Gênesis dá um pulo e passa a falar de Abraão, cuja existência os teólogos alocam em cerca de 2500 aC.

Dentro dos 12 primeiros capítulos há ainda um aparente prólogo, que vai de 1:1 a 2:3. Em 2:4, parece que o livro começa novamente, ou talvez, originalmente tenha sido escrito a partir dali. Daí alguém, que pode ter sido o próprio autor ou não, inseriu o possível prólogo.

Bem, acho importante falar que Gênesis de 1 a 12 é muito difícil de interpretar. A criação pode ser literal, pois para Deus não há nada impossível e Ele pode muito bem ter feito as coisas da maneira que estão relatadas e isso não seria mais difícil que mexer o dedo mindinho, pois tem todo poder. Contudo, o que dizer dos métodos de datação, que alocam achados arqueológicos em idades que remontam milhões e até bilhões de anos? Neste caso, acho que podemos considerar que os dias da criação são uma alegoria de milhões ou até bilhões de anos, sem nenhuma forçação de barra.

Não sei ao certo o que pensar. Esta é uma dentre tantas dúvidas que tenho.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Tupac em Qua 29 Abr 2009, 4:53 pm

Suave Mozol...

================================

Famado, sinto muito cara, mas você ta sendo muito desonesto... contigo mesmo... mas enfim, não faz diferença pra mim mesmo haha...

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luiz Carlos de Almeida em Qua 29 Abr 2009, 6:46 pm

famado escreveu:Como disse algumas vezes em outros tópicos, os livros históricos e doutrinários da bíblia tendem a ser literais, os poéticos e proféticos, alegóricos.

Mas, e quanto aos 12 primeiros capítulos de Gênesis? Há um abismo enorme entre estes e o restante do livro. No cap 13, Gênesis dá um pulo e passa a falar de Abraão, cuja existência os teólogos alocam em cerca de 2500 aC.

Dentro dos 12 primeiros capítulos há ainda um aparente prólogo, que vai de 1:1 a 2:3. Em 2:4, parece que o livro começa novamente, ou talvez, originalmente tenha sido escrito a partir dali. Daí alguém, que pode ter sido o próprio autor ou não, inseriu o possível prólogo.

Bem, acho importante falar que Gênesis de 1 a 12 é muito difícil de interpretar. A criação pode ser literal, pois para Deus não há nada impossível e Ele pode muito bem ter feito as coisas da maneira que estão relatadas e isso não seria mais difícil que mexer o dedo mindinho, pois tem todo poder. Contudo, o que dizer dos métodos de datação, que alocam achados arqueológicos em idades que remontam milhões e até bilhões de anos? Neste caso, acho que podemos considerar que os dias da criação são uma alegoria de milhões ou até bilhões de anos, sem nenhuma forçação de barra.

Não sei ao certo o que pensar. Esta é uma dentre tantas dúvidas que tenho.
Eu gosto de ler e imaginar os primeiros capítulos de Gênesis.
Como a Bíblia diz, o tempo para Deus não é o nosso tempo. Eu posso facilmente entender dias de milhões de anos, como os mesmos dias dias de 24 horas. Depende do que você quer entender. Dinossauros estão contidos nos anos de milhões, o homem em dias de mil anos e daí por diante. Não é uma maneira de exlicar a duração dos dias, mas sim entender que o tempo de Deus está acima de nossa compreensão. Oras, as galáxias já estavam aí quando o homem foi criado aqui na Terra. Deus obviamente sabia disto e conhece todos os tempos não deixando se escarnecer sob este aspecto.

É fascinante o agir de Deus e a maneira como Ele se comunica através de sua Palavra.

E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. - Apo 21:21

Luiz Carlos de Almeida
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 98

Mensagem por Luiz Carlos de Almeida em Qua 29 Abr 2009, 6:49 pm

Jan Mozol escreveu:Pois é Chen, apesar de Gospel é democratico.
Eu gosto assim mesmo. Se todos tivessem o mesmo entendimento, seria como debater em um convento franciscano :risadinha:

E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. - Apo 21:21

Luiz Carlos de Almeida
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 98

Mensagem por famado em Qui 30 Abr 2009, 9:34 am

Tupac escreveu:
Famado, sinto muito cara, mas você ta sendo muito desonesto... contigo mesmo... mas enfim, não faz diferença pra mim mesmo haha...

Diga-me porque estou sendo desonesto. O que há de desonesto em minha análise? Ela é de uma clareza indiscutível. Veja Tupac, sou um teísta. Creio em um Deus absolutamente poderoso. Para Ele não há nada difícil. Ele poderia criar as galáxias, os dinossauros, enfim, tudo em 6 dias. Além disso, todas estas coisas já maduras, como se tivessem milhoes ou bilhões de anos. E isso não seria mais difícil que piscar um olho. Era só ele querer. Seria só ele dizer "Eu quero" e tudo se moveria no sentido de atender à sua mais absoluta e soberana vontade.

O que seria mais fácil para mim? Crer nisso ou crer que os seis dias da criação são alegóricos e, na verdade, perfazem milhões ou bilhões de anos? A resposta é "As duas possibilidades são viáveis" e não há nenhuma forçação de barra. Por favor me mostre onde eu estou forçando a barra ou sendo intelectualmente desonesto. Eu preciso ver! Talvez vc esteja enxergando algo que eu não vejo agora. Ou então eu vou achar que se vc fosse discipulado por mim (em minha classe de EBD) vc não se tornaria ateu.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Tupac em Qui 30 Abr 2009, 7:55 pm

E depois quer falar de ad hocs... ok.

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por famado em Sex 01 Maio 2009, 3:50 pm

Eu não estou entendendo. O que tem de ad hoc em minha análise? Se vc não for mais claro, eu não conseguirei debater.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Tupac em Sex 01 Maio 2009, 5:00 pm

Você diz que o Genesis é literal, mas cria excessões a algumas partes, ja que essas não são compativeis com a VERDADE DOS FATOS. Aí, depois de colocar em duvida a literalidade que diz existir e criar um ad-hoc, você o abandona e cria outro pra tornar a literalidade total novamente (com a conversa de Javé fazendo tudo nos 6 dias mesmo, e depois envelhecendo as coisas pra parecerem milhões e milhões de anos).

Bem, continue com suas mirabolancias interpretativas e seu forte auto-engano. Eu não quero perder meu tempo.

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por famado em Sex 01 Maio 2009, 5:27 pm

Eu não fiz mirabolância interpretativa. Isso é bibliologia. A bíblia não é um compêndio regular. É, outrossim, um conjunto de livros que tb não são compêndios regulares. Muitos dos livros são colchas de retalhos. Minha análise mostra que o Gênesis é uma colcha de retalhos também. Eu não cheguei a essa conclusão por mim mesmo. Esta é uma análise teológica bem elaborada por teólogos consagrados. Os 12 primeiros capítulos são um enxerto e o trecho entre os verso 1:1 e verso o 2:3 é um outro enxerto. Essa é uma análise honesta e realista. Neste caso, o conteúdo pode ser tanto literal. Daí Deus teria criado tudo exatamente como está descrito ou pode ser alegórico. Ponto. Não há desonestidade intelectual qui. Há, na verdade, uma profunda incredulidade de sua parte, isto sim.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Sete em Sex 02 Abr 2010, 10:06 pm

Li este forum e achei interessante.
Fiquei apenas com uma pergunta: Como poderiamos medir os dias se as coisas ainda não existiam? Os tempos não eram contados. Como saberíamos que o dia era dia e noite era noite se o sol e a lua ou a luz e a escuridão não exiteiam? Como poderiamos saber o que era o quê?

Sete
Barro
Barro

Número de Mensagens : 9

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:37 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: