.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
21 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 20 Visitantes :: 2 Motores de busca

Christiano

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Criacionismo cientifico.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Criacionismo cientifico.

Mensagem por darkshi em Seg 30 Mar 2009, 11:31 pm

Luís escreveu:
darkshi escreveu:
Muitos consideram a ordem do universo como evidência mais do que o suficiente para, no minimo, acreditarmos na existência de um planejamento divino.
Por favor, darkshi, podes me explicar qual é a "ordem do universo"? E que tem a ver alguma 'ordem' com divindade? O que liga as duas coisas?

Acho que foi a primeira coisa que te expliquei nesse forum, luís.
Mas já que vc parece ter crises de amnesia galopantes. Irei fazer uma explicação rápida.

O universo em si funciona de uma maneira ordenada e totalmente previsível e modelável.
Isso é ordem. A questão é o que gerou a ordem. E muitos defendem que não seria possível o mero acaso do universo gerar todo a ordem percebida.
E isso pode ser considerado como evidencia de algo alem da natureza.

ps: Depois te respondo Dedo.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1692
flag : Brasil

Mensagem por Luís em Ter 31 Mar 2009, 7:26 am

darkshi escreveu:
Luís escreveu:
darkshi escreveu:
Muitos consideram a ordem do universo como evidência mais do que o suficiente para, no minimo, acreditarmos na existência de um planejamento divino.
Por favor, darkshi, podes me explicar qual é a "ordem do universo"? E que tem a ver alguma 'ordem' com divindade? O que liga as duas coisas?

Mas já que vc parece ter crises de amnesia galopantes. Irei fazer uma explicação rápida.

O universo em si funciona de uma maneira ordenada e totalmente previsível e modelável.
Isso é ordem. A questão é o que gerou a ordem. E muitos defendem que não seria possível o mero acaso do universo gerar todo a ordem percebida.

Darkshi, o Universo é altamente caótico. A única 'ordem' que se percebe é aquela gerada pela força da gravidade, ano nível macro. Ao nivel micro, a força forte, fraca e eletromagnética são as forças atuantes e 'modelatórias'.

Até o momento não é nem previsível nem modelável, pois sabemos pouco sobre ele. Não sabemos se vai se perder no espaço ou retornar ao estado uno, por exemplo. Não temos a menor ideía de sua extensão, e o que temos por Universo é muito provável de ser apenas um entre incontáveis outros, como no caso das galáxias (onde nos enganamos feio).

Todas são forças físicas, e para nada dependem de divindades para existir ou atuar. Este velho hábito de ver em tudo a mão de um 'agente oculto' ou 'espírito oculto' é típico de mentes religiosas, mas nada tem de realidade.

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Mensagem por darkshi em Ter 31 Mar 2009, 9:20 am

Luís escreveu:
darkshi escreveu:
Luís escreveu:
darkshi escreveu:

Darkshi, o Universo é altamente caótico. A única 'ordem' que se percebe é aquela gerada pela força da gravidade, ano nível macro. Ao nivel micro, a força forte, fraca e eletromagnética são as forças atuantes e 'modelatórias'.

Até o momento não é nem previsível nem modelável, pois sabemos pouco sobre ele. Não sabemos se vai se perder no espaço ou retornar ao estado uno, por exemplo. Não temos a menor ideía de sua extensão, e o que temos por Universo é muito provável de ser apenas um entre incontáveis outros, como no caso das galáxias (onde nos enganamos feio).

Todas são forças físicas, e para nada dependem de divindades para existir ou atuar. Este velho hábito de ver em tudo a mão de um 'agente oculto' ou 'espírito oculto' é típico de mentes religiosas, mas nada tem de realidade.

Limitação do conhecimento humano não é inferência para o caos no universo.
De resto, vc só contou piadas sem graças. Já que vc simplesmente acabou de dizer que física quântica é impossível de ser estudada.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Ter 31 Mar 2009, 12:43 pm

darkshi escreveu:
Limitação do conhecimento humano não é inferência para o caos no universo.
De resto, vc só contou piadas sem graças. Já que vc simplesmente acabou de dizer que física quântica é impossível de ser estudada.

O conhecimento humano não é inferência? E de que outra forma podes inferir? És um ser mágico?

Piadas? Quais? Podes explicitar?

Não disse nada sobre fisica quantica, acho que estás maluco.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Jeanioz em Ter 31 Mar 2009, 1:40 pm

O criacionismo científico se limita no Design Inteligente, ou seja, estudo de evidências que levam a imaginar que houve algum planejamento no surgimento do Universo.

Quando você pergunta se há algum estudo para levantar qual planejamento seria esse e para descobrir quem ou o quê poderia ter feito ele, eles começam a falar versos da bíblia... oh my

Jeanioz
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 55

Mensagem por Santomeh em Qua 01 Abr 2009, 7:07 am

Quer coisa mais inteligente do que citar versos Bíblicos para desvendar mistérios que a ciência nem sonha em desvendar, ou simplesmente acha que desvendou?

A ciência dá como certo a evolução das espécies sem nunca ter apontado um único elo perdido. :risadinha:

Eita!, eu prefiro a minha velha e boa Bíblia d ouvir conversa mole de cientistas que acham que sabe alguma coisa das espécies que Deus criou, pro seu espanto dentre elas os dinossauros!

A tua fé te salvou! -
É na bíblia que você encontra a palavra da Vida

Santomeh
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 222

Mensagem por darkshi em Qua 01 Abr 2009, 9:45 pm

dedo-duro escreveu:E o que seria a moral cristã? Um apanhado de ditos? Filósofos morais como Stuart Mill já ultrapassaram em muito o que foi dito pela bíblia.
Nem entrarei na questão de trabalhos sobre moral e ética melhores ou piores. Já que nesse campo, a maioria advoga que não existe nem melhor nem pior.
Mas digo apenas que a moral cristão não se limita ao que esta escrito na Bíblia. São trabalhos criados ao longo de dois milênios. A Bíblia é apenas a pedra fundamental.

A queixa de Dawkins não está, repito, em se fazer a extinção da filosofia. O problema reside no fato da religião não ser um método de questionamento constante. É justamente o inverso. Uma maneira de se manter crenças antigas e arraigadas, independentemente das dúvidas e das provas. Em inglês usa-se o termo "blind faith", que traduz justamente a postura religiosa: crer nas coisas sem olhar em volta, sem investigar.

Continuo repetindo. Dawkins apenas ataca o espantalho. Pega o pior da religião, pega a minoria e taxa como o normal e sai dizendo as baboseiras dele. O que ele faz não é diferente do que Freud, Marx, FeudBach e Ingersoll fizeram. Apenas criticas inocuas a um espantalho, sendo julgado pela cosmovisão de cada um. O problema é que da mesma maneira de seus antecessores. Em nenhum momento lidam com a verdadeira religiosidade, a verdadeira faceta dos religiosos. Faltando o basico para entendender as coisas. Faltando invertigação.

E no fim das contas. O "blind faith" são o dos outros. Os nossos são certezas.

Ademais sua queixa de que Dawkins segue o positivismo é falha, pois como biólogo ele sabe muito bem ser a evolução uma ciência histórica. A idéia de que a ciência seria somente o reproduzido em laboratória, já caiu faz algum tempo. Alguns epistemologistas contemporâneos dizem que a ciência nada mais é do que investigar, alguns usam até o termo "fuçar".

Se não fosse positivista, não gritaria por provas para cada afirmação propelida pela religião em geral.

Resumindo, Dawkins é um dos principais pensadores da atualidade e certamente ele conhece o que dizem os filósofos. positivinho Uma questão mais pertinente seria descobrir o quanto devemos levar a sério a filosofia (pois quem não leva a ciência a sério se dá muito mal).

Se fosse assim, Dawkins seria levado a serio pelo main stream da filosofia. Coisa que não o é.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Qua 01 Abr 2009, 10:46 pm

darkshi escreveu:
Luís escreveu:
darkshi escreveu:

... é claro quando diz que veio para tratar as "coisas do espirito". Indo diretamente a tratar de ética e moral.
Meu caro, nesta caso estamos fritos! A Ética e a Moral da Bíblia é aquela que dá fartos exemplos e recomenda ASSASSINAR por qualquer transgressão (como não guardar o sábado ou reponder aos pais), TORTURAR, SAQUEAR e tratar todo "gentio" como coisa.

O erro dos positivista é justamente não enxergar que o naturalismo não é ciência.
A Ciência se ocupa justamente de compreender e manipular com eficiência a natureza (Que outra coisa ela faria se tudo que existe é justo a natureza?) Coisa que as religiões tem tentado de forma pífia via bajulação de imaginárias divindades e edição de dogmas burros.

Resumindo: A religião é o velho e ineficiente método e a ciência o novo e eficaz, para resolver os mesmíssimos problemas de sempre: A felicidade do homem, que passa por problemas fundamentais como enfermidade, escassez e finitude da vida.

Como foi dito antes. A doutrinação naturalista faz que a visão da pessoa confunda ideologia com ciência. Tornando o pensamento parcial e quebrado.
Tão quebrado que nem sabe o que é ciência e qual é a responsabilidade dela.

Darkshi,

Esteja certo que sei o que é Método Científico. Refiro-me à ciência de forma mais ampla, às vezes, significando 'pensamento cartesiano-natural, em oposição à 'pensamento místico-religioso'.

Nunca tenhas dúvida do valor do destes primeiros, pois nos deu tudo que significa 'progresso e civilização', todos os acertos que temos.

Quanto à contribuição da Religião, não estou nada certo. Para mim contribuiu para o engano, o logro, a subserviência e a dependência, mais do que tudo.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por dedo-duro em Qua 01 Abr 2009, 11:14 pm

Darkshi escreveu:Se não fosse positivista, não gritaria por provas para cada afirmação propelida pela religião em geral.

Se positivismo é isso, eu sou positivista. Creio que Dawkins também o é, portanto.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por dedo-duro em Qua 01 Abr 2009, 11:17 pm

Se fosse assim, Dawkins seria levado a serio pelo main stream da filosofia. Coisa que não o é.

Fontes?
Se não me engano Dawkins é considerado um dos três pensadores mais importantes da atualidade, perdendo para Norberto Bobbio E Noam Chomsky.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Qui 02 Abr 2009, 12:59 am

dedo-duro escreveu:

Fontes?
Se não me engano Dawkins é considerado um dos três pensadores mais importantes da atualidade, perdendo para Norberto Bobbio E Noam Chomsky.

gargalhada

Não ponho em duvidas o material sobre biologia. Mas basta ver a critica ao Deus, um delírio. Um trabalho que carece de fontes serias ao ser criado. E no campo filosofico, não citam seus trabalhos. Em fim. Como filosofo ele é um ótimo biólogo.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por darkshi em Qui 02 Abr 2009, 12:59 am

dedo-duro escreveu:
Darkshi escreveu:Se não fosse positivista, não gritaria por provas para cada afirmação propelida pela religião em geral.

Se positivismo é isso, eu sou positivista. Creio que Dawkins também o é, portanto.

Pedir provar por afirmações morais já mostram o quão quebrado é o pensamento positivista.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por dedo-duro em Sex 03 Abr 2009, 6:34 pm

Darkshi, a moral não é um ser, mas um dever ser. Por isso ninguém é maluco para pedir provas de moral. Deve-se perguntar como um dever ser do ser, como fazer uma prescrição a partir de uma descrição. Em razão disso, até hoje, a ,moral carece de fundamento.

No mundo existem diversas regras de conduta conflitantes, que variaram no tempo, no espaço e no tipo de cultura em questão. A pretensão da moral ser absoluta se desmancha no ar.

Assim resta-nos a ética, que é relativa e depende do pensamento autônomo de cada indivíduo.

Não digo que devamos desrespeitar as regras morais, até mesmo porque, algum dia, alguma regra pode obter seu fundamento. Ao meu entender deve-se somente desconfiar da moral existente até o ponto da pessoa desenvolver um pensamento próprio do que é certo e errado.

Também a moral não está totalmente fora do âmbito da ciência, principalmente ao constatarmos a existência de uma pluralidade de morais. A antropologia pode muito bem estudar tais diferenças e ensinar a todos a tolerância, isto é, o único valor. ao meu ver, que não carece de fundamento. O fundamento da tolerância é a própria existência de tipos de moral discrepantes.

Sendo a única verdade moral o relativismo, este acaba por ser acatado como o mais próximo da verdade científica. Passa a ser ético qualquer coisa que duas partes combinarem de comum acordo. É justo aquilo que as partes contratarem. Creio ser mais ou menos isso o pensamento moral positivista.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por dedo-duro em Sex 03 Abr 2009, 6:41 pm

darkshi escreveu:
dedo-duro escreveu:

Fontes?

gargalhada

Não ponho em duvidas o material sobre biologia. Mas basta ver a critica ao Deus, um delírio. Um trabalho que carece de fontes serias ao ser criado. E no campo filosofico, não citam seus trabalhos. Em fim. Como filosofo ele é um ótimo biólogo.

Como não? É citado pelos filósofos da mente, principalmente quando tratam do conceito de Meme. Tenho 3 livros de filosofia evolucionista da mente que citam o Dawkins. Um do Dennet, um do Pinker e outro do David Livingstone Smith Tenho um livro de sociobiologia, escrito por um filósofo, que também cita muito o Dawkins.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Eduardo em Ter 24 Nov 2009, 11:41 pm

Folha Universitária entrevista criacionistas

Uma nova informação ocupou vasto espaço na mídia de todo o mundo do mês passado para cá. Uma investigação intensiva levou à descoberta de um esqueleto feminino que os estudiosos dataram de 4,4 milhões de anos, chamado Ardipithecus Ramidus (já popularizado nos meios de comunicação como Ardi). Os estudos tiveram início no deserto da Etiópia há 17 anos e foram publicados na conceituada revista Science. Os cientistas que fizeram a descoberta têm a pretensão de que ela inaugura um novo capítulo na teoria que prega a evolução humana. Esse novo capítulo exclui a velha crença de que o homem evoluiu a partir de um chimpanzé pré-histórico. (Para ver a reportagem na integra, clique aqui.) Além da reportagem, você pode ler as entrevistas feitas com o biólogo Roberto Azevedo, o geólogo Nahor Neves de Souza Jr. e o jornalista Michelson Borges. Clique aqui.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

http://adventista.forumbrasil.net/

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:54 am

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2