.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
»  Endurecimeto do Faraó
Hoje à(s) 5:38 pm por irmão

» DESAFIO AOS DO LIVRE ARBITRIO
Hoje à(s) 5:16 pm por Cartman

»  Arqueólogos encontram selo que comprova veracidade de histórias da Bíblia
Hoje à(s) 4:46 pm por Cartman

» A eleição torna-nos robôs?
Hoje à(s) 3:58 pm por Justo

» Livre arbítrio, auto idolatria
Hoje à(s) 3:53 pm por Justo

» Golpe é o cacete, agora é golpe no golpe!
Hoje à(s) 3:27 pm por David de Oliveira

» Consequências da Reeleição
Hoje à(s) 10:02 am por EVANGELISTA/RJ/MSN

» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 12:40 am por Jarbas

» O homem na lua...
Ontem à(s) 11:38 pm por Khwey

Quem está conectado
71 usuários online :: 2 usuários cadastrados, 1 Invisível e 68 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Universidade 2010

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

professor Universidade 2010

Mensagem por athos em Sab 21 Fev 2009, 7:24 pm

Tópico para as pessoas que irão fazer vestibular esse ano (ex: eu.).

Novidade, ajuda e sugestões.


Última edição por athos em Sab 21 Fev 2009, 7:27 pm, editado 1 vez(es)


Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/12/2008

http://www.peniel.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por athos em Sab 21 Fev 2009, 7:25 pm

Programação para o vestibular deve começar desde já
Antecedência e disciplina aumentam chance de sucesso por vaga


Publicado em 17/02/2009 - 16:00
Por Larissa Leiros Baroni


Os processos seletivos de 2009 mal acabaram, mas é hora de recomeçar tudo de novo. É assim a vida de quem não conseguiu a vaga no vestibular e pretende tentar de novo no ano que vem, nem superou completamente a ansiedade pelos resultados e já se vê obrigado a recomeçar. O eventual desânimo ou o clima pré-carnaval não devem enganar os vestibulandos. Quem conhece do assunto garante: já é hora de começar a longa jornada de preparação para os vestibulares. Pode até parecer uma atitude precipitada, afinal, ainda restam cinco meses para os vestibulares de inverno e dez meses para os de verão. Mas a concorrência é acirrada e não se poder perder tempo.
De acordo com o professor do Instituto de Psicologia da UnB (Universidade de Brasília), Áderson Luiz Costa Junior, quanto maior a antecedência, maior a probabilidade de sucesso. "A otimização do tempo num período extenso possibilita aprendizado mais eficiente", garante ele. Apenas esticar o tempo, no entanto, não basta. A estratégia para que a longa temporada se converta em resultado positivo é básica: estudo. Tanto para quem pretende fazer algum curso pré-vestibular quanto para aqueles que querem estudar por conta própria é recomendável organização, disciplina e seriedade nos estudos.
"De nada adianta pegar nos livros uma vez por semana e freqüentar as aulas do cursinho só por convenção", alerta a coordenadora pedagógica do curso pré-vestibular da Poli, Alessandra Venturi. Na opinião dela, é preciso definir uma rotina diária de estudos para os próximos meses, alinhada às suas metas. "É preciso incluir no cronograma de atividades desde os hábitos corriqueiros até o horário de estudar e a ordem dos conteúdos", orienta Costa Júnior, que ressalta ainda a importância do autoconhecimento para a construção desse planejamento. "Verifique os erros cometidos e as circunstâncias que não foram benéficas ao enfrentar situações similares. A partir daí, identifique estratégias para encarar as dificuldades", sugere o professor da UnB.
Para aqueles que prestaram vestibular e não passaram, o alerta quanto à dedicação é ainda maior, com uma dica a mais. "Priorize as matérias em que você obteve desempenho pior, mas sem esquecer os demais conteúdos", diz Alessandra. Além disso, a coordenadora aconselha que os estudantes tentem renovar suas motivações. Aliás, a forma de lidar com a reprovação pode influenciar no desempenho futuro. "A reprovação nem sempre é sinônimo de fracasso. Lembre-se: apenas 10% dos estudantes que concorrem a vagas em universidades públicas são aprovados", enfatiza a coordenadora do Programa de Orientação Profissional da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Delba Barros. Delba recomenda ainda que todos os candidatos tenham disposição para estudar, clareza de seus objetivos pessoais e de seu projeto de vida. "Além do preparo, o investimento pessoal, a vontade e determinação são elementos indispensáveis para a conquista de um resultado positivo", declara ela.
Organize o tempo
Para quem pretende prestar vestibular pela primeira vez, a antecedência é igualmente importante. É bom aproveitar o tempo para identificação do curso desejado e dos vestibulares que serão prestados, o que vai contribuir com o desenvolvimento do seu cronograma de estudos. "Consulte o conteúdo programático dos concursos. Caso o edital para o próximo processo seletivo ainda não esteja disponível, baseie-se no anterior", aconselha Alessandra, que destaca também a importância de resolver provas de vestibulares passados. "Nesse exercício, será possível identificar as principais dificuldades", diz ela.
Como a maioria dos vestibulares ainda segue o esquema tradicional de juntar todas as disciplinas numa mesma prova, independentemente da carreira escolhida, não é recomendável priorizar uma ou outra matéria. "O estudante deve se preocupar com todas as disciplinas, já que a primeira fase do vestibular é de conhecimentos gerais", aconselha Alessandra. E da mesma maneira que é dita para os que já prestaram, a dedicação aos estudos deve ser mais intensa para aquelas disciplinas nas quais o estudante encontra mais dificuldade. Não há regras para a organização dos cronogramas de estudos, mas segundo Alessandra, o candidato deve estudar matérias diversificadas num mesmo dia, porém, sem exageros. "Respeite-se e saiba quando é a hora de parar", aponta a coordenadora do Cursinho da Poli.
As obras literárias obrigatórias não podem ficar de fora do cronograma de estudos de um pré-universitário e exigem programação de leitura espalhada ao longo dos meses. "É importante que se conheça integralmente todas as obras. Não se iluda apenas com a leitura dos resumos", afirma Alessandra. A leitura de livros não exigidos no vestibular também é importante neste período, além de ser recomendável ler reportagens, ouvir músicas e freqüentar teatros e cinemas. "Isso enriquece o candidato também sob o ponto de vista pessoal, pois ele aprende a interpretar textos e a construir frases", aponta Delba. A maioria dos vestibulares, na opinião dela, não tem a intenção apenas de testar os conhecimentos teóricos de seus candidatos, mas também de identificar suas percepções de mundo.
Apesar de os métodos de estudos serem particulares, há maneiras aproveitar o tempo e a absorver melhor o conteúdo. Uma delas, segundo Costa Júnior, é reunir um grupo de estudos, por exemplo. "Estar em conjunto promove troca de saberes. Um ensina o que mais sabe para o outro e assim todo mundo aprende", sugere ele. Outro exercício importante que Costa Júnior citou é o teste periódico dos conhecimentos, com a realização de simulados.
Mesmo que você pretenda prestar vestibular só no final de ano, a inscrição no processo seletivo de inverno, no meio do ano, é recomendada como forma de preparação para a prova no fim do ano. "Procure um concurso que tenha características similares a do desejado", afirma Costa Júnior. Ele diz que o procedimento vai testar, além das habilidades teóricas, o controle emocional. "Ajuda a controlar o nervosismo que gera esquecimento", resume ele.
A quantidade de horas de estudos por dia também não segue regras. "Depende da quantidade de tempo de cada estudante dispõe. Há aqueles que ainda estão no Ensino Médio, outros que trabalham e alguns que se dedicam somente ao vestibular", lembra Costa Júnior. "Como o próprio senso comum diz: vale muito mais a qualidade do que a quantidade do tempo de estudo". Seja qual for o grau de ocupação com outras atividades, Delba aconselha que o ideal é que os candidatos reservem algumas horas diárias para o estudo, se possível em todos os dias da semana. Porém, "levar a sério não significa ser paranóico", alerta ela. Confira abaixo algumas dicas para enfrentar o vestibular.


Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/12/2008

http://www.peniel.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por athos em Sab 21 Fev 2009, 7:28 pm

USP divulga lista de obras para vestibular 2010
Três livros foram alterados em relação ao último ano


Publicado em 15/01/2009 - 13:41

O CoG da USP (Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo), realizou uma reunião para aprovar a lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular 2010. A lista é unificada com o vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Em relação à lista do ano passado, três obras foram alteradas. Os novos livros são: "O cortiço", de Aluísio Azevedo, "Capitães da areia", de Jorge Amado e "Antologia poética" (com base na 2ª ed. aumentada), de Vinicius de Moraes.

A lista completa de obras para o vestibular 2010 de USP e Unicamp é:
Auto da barca do inferno - Gil Vicente;
Memórias de um sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida;
Iracema - José de Alencar;
Dom Casmurro - Machado de Assis;
O cortiço - Aluísio Azevedo;
A cidade e as serras - Eça de Queirós;
Vidas secas - Graciliano Ramos;
Capitães da areia - Jorge Amado;
Antologia poética (com base na 2ª ed. aumentada) - Vinicius de Moraes.


Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/12/2008

http://www.peniel.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por athos em Sab 21 Fev 2009, 8:54 pm

Uerj divulga edital para isenção de taxa do vestibular 2010

A Uerj divulgou nesta sexta-feira o edital para quem quer solicitar isenção de taxa no Estadual 2010. O regulamento está disponível no site www.vestibular.uerj.br. O prazo para inscrições será de 4 a 6 de março. Para ser contemplado, os estudantes devem ter concluído ou estar no último ano do ensino médio e precisam comprovar renda bruta média mensal familiar de até R$ 960.

Após preencher a ficha de inscrição no site, o candidato deverá postar a documentação comprobatória até o dia 9 de março, encaminhando para o Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rua São Francisco Xavier 524, 1º andar, bloco F, sala 1.141, Maracanã, Rio de Janeiro, CEP 20550-013. Quem não tiver acesso a internet poderá se dirigir ao laboratório de informática da Uerj, no Pavilhão João Lyra Filho, no térreo, das 10h às 17h nos dias úteis.

A isenção vale para todo o processo seletivo, e não apenas para o primeiro exame de qualificação. A lista com os contemplados será divulgada no dia 14 de abril.

Fonte: Globo notícias.


Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/12/2008

http://www.peniel.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por Adriane Cunha em Dom 22 Fev 2009, 7:02 pm

Milla... Não deixa de acompanhar este tópico, minha amada!

Beijocas de sua tia...


cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel
Data de inscrição : 03/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por Franciscano em Dom 22 Fev 2009, 7:08 pm

Boa sorte a todos vocês vestibulandos, que o Brasil seja um lugar melhor com novos doutores e técnicos que hoje se candidatam.


::
A felicidade está nas coisas mais simples da vida!

Franciscano
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 66
Idade : 45
Localização : Osasco
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por athos em Dom 22 Fev 2009, 7:11 pm

Francicano escreveu:Boa sorte a todos vocês vestibulandos, que o Brasil seja um lugar melhor com novos doutores e técnicos que hoje se candidatam.
Amém, Deus seja louvado! aleluia!


Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/12/2008

http://www.peniel.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por Ana Clara em Dom 22 Fev 2009, 7:45 pm

e bons estudos, hein! positivinho


:: Sempre há esperança quando há vida humana. Simone Weil

Ana Clara
Safira
Safira

Número de Mensagens : 144
Idade : 45
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por Adriane Cunha em Dom 22 Fev 2009, 9:49 pm

Ana Clara escreveu:e bons estudos, hein! positivinho

É verdade! Não adianta orar se não estudar! Amém a esposa! Milla?

"Esforça-te que eu te ajudo", assim diz o Senhor...

Em Cristo Jesus...


cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel
Data de inscrição : 03/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por Iane em Qui 26 Fev 2009, 8:41 pm

alguem sabe onde tem material pra baixar on line?
sabe como é... a verba ta curta pro cursinho e eu vou prestar numa estadual esse ano.... se alguem conhecer algum site seguro... agradeço


" Quero ser eu, com minha cara azeda e absurdamente açucarada."

Iane
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3050
Idade : 29
Localização : InterioRRRRRRR de SP
flag : Brasil
Data de inscrição : 23/10/2008

http://www.arcauniversal.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por athos em Qui 26 Fev 2009, 9:18 pm

Iane escreveu:alguem sabe onde tem material pra baixar on line?
sabe como é... a verba ta curta pro cursinho e eu vou prestar numa estadual esse ano.... se alguem conhecer algum site seguro... agradeço
eu estudo com os simulados da ig.com, se você fala qual universidade talvez posso ajudar...


Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/12/2008

http://www.peniel.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por Iane em Qui 26 Fev 2009, 10:14 pm

na Unesp... vou prestar pra jornalismo


" Quero ser eu, com minha cara azeda e absurdamente açucarada."

Iane
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3050
Idade : 29
Localização : InterioRRRRRRR de SP
flag : Brasil
Data de inscrição : 23/10/2008

http://www.arcauniversal.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por athos em Sex 27 Fev 2009, 12:33 pm

Iane escreveu:na Unesp... vou prestar pra jornalismo
jornalismo na Unesp esse ano está ente os mais concorridos se não me engano...

Olha:
Informações Institucionais

A UNESP se originou em 1976 a partir da incorporação de vários institutos de ensino superior nas cidades paulistas. Atualmente a UNESP possuiu um altíssimo nível cultural e cientifico, respondendo por cerca de 32% das vagas de graduação do sistema universitário público do Estado de São Paulo.

Reitoria da Universidade Estadual Paulista – UNESP (Sede): Alameda Santos, 647 - Cerqueira César- São Paulo - SP

Araçatuba - Faculdade de Odontologia: Rua José Bonifácio, 1193 - Araçatuba – SP

Araraquara - Faculdade de Ciências e Letras: Rodovia Araraquara-Jaú, Km 01 - Araraquara – SP

Araraquara - Faculdade de Ciências Farmacêuticas: Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1 - Araraquara – SP

Araraquara - Faculdade de Odontologia: Rua Humaitá, 1680 - Araraquara – SP

Araraquara - Instituto de Química: Rua Prof. Francisco Degni, s/n - Araraquara – SP

Assis - Faculdade de Ciências e Letras: Av. Dom Antonio, 2100 - Assis – SP

Bauru - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação: Av. Eng. Luiz Edmundo
Carrijo Coube, s/n - Bauru – SP

Bauru - Faculdade de Ciências: Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, s/n - Bauru – SP

Bauru - Faculdade de Engenharia: Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, s/n - Bauru – SP
Botucatu - Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA: Fazenda Experimental do Lageado - Caixa - Botucatu – SP

Botucatu - Faculdade de Medicina: Distrito de Rubião Júnior, s/n - Botucatu – SP

Botucatu - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia: Distrito de Rubião Júnior, s/n - Botucatu – SP

Botucatu - Instituto de Biociências: Distrito de Rubião Júnior, s/n - Botucatu – SP

Franca - Faculdade de História, Direito e Serviço Social: Rua Major Claudiano, 1488 - Franca – SP

Guaratinguetá - Faculdade de Engenharia: Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Guaratinguetá – SP

Ilha Solteira - Faculdade de Engenharia: Av. Brasil Centro, 56 - Ilha Solteira – SP

Jaboticabal - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias: Rodovia Carlos Tonanni, Km 5 - Jaboticabal – SP

Marília - Faculdade de Filosofia e Ciências: Av Hygino Muzzi Filho, 737 - Marília – SP

Presidente Prudente - Faculdade de Ciências e Tecnologia: Rua Roberto Simonsen, 305 - Presidente Prudente – SP

Rio Claro - Instituto de Biociências: Av. 24 A, 1515 - Rio Claro – SP

Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas: Rua Dez, 2527 - Rio Claro – SP

São José do Rio Preto - Inst. de Biociências, Letras e Ciências Exatas: Rua Cristóvão Colombo, 2265 - São José do Rio Preto – SP

São José dos Campos - Faculdade de Odontologia: Av. Eng. Francisco José Longo, 777 - São José dos Campos – SP

São Paulo - Instituto de Física Teórica: Rua Pamplona, 145 - Bela Vista - São Paulo – SP

São Paulo - Instituto de Artes: Rua Dom Luiz Lazagna, 400 - São Paulo – SP

São Vicente - Faculdade de Ciências Biológicas: Praça Infante Dom Henrique, s/n - Parque Bitaru - São Vicente – SP

Unidade Diferenciada de Dracena: Rua Bahia, 332 Dracena – SP

Unidade Diferenciada de Itapeva: Rua Geraldo Alckimin, 519 - V. Na. Sra. de Fátima - Itapeva – SP

Unidade Diferenciada de Ourinhos: R. Dom José Marello, 749 - Vila Perino - Ourinhos – SP

Unidade Diferenciada de Registro: R. Tamekishi Takano, 5 Registro – SP

Unidade Diferenciada de Rosana: Av. dos Barrageiros, acima do 1500 - Rosana – SP

Unidade Diferenciada de Sorocaba/Iperó: Av. Três de Março, 511 - Alto da Boa Vista - Sorocaba – SP

Unidade Diferenciada de Tupã: Av. Domingos da Costa Lopes, 780 - Jd. Aritana - Tupã – SP


Cursos Ministrados

Araçatuba - Faculdade de Odontologia: Medicina Veterinária, Odontologia.

Araraquara - Faculdade de Ciências e Letras: Administração Pública, Ciências Econômicas.

Araraquara - Faculdade de Ciências Farmacêuticas: Farmácia, Bioquímica.

Araraquara - Faculdade de Odontologia: Odontologia.

Araraquara - Instituto de Química: Química.

Bauru - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação: Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas, Desenho Industrial.

Bauru - Faculdade de Ciências: Ciência da Computação, Sistemas de Informação.

Bauru - Faculdade de Engenharia: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica.

Botucatu - Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA: Agronomia, Engenharia Florestal.

Botucatu - Faculdade de Medicina: Enfermagem, Medicina.

Botucatu - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia: Medicina Veterinária, Zootecnia.

Botucatu - Instituto de Biociências: Física Médica, Nutrição.

Franca - Faculdade de História, Direito e Serviço Social: Direito, Relações Internacionais, Serviço Social.

Guaratinguetá - Faculdade de Engenharia: Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica.
Ilha Solteira - Faculdade de Engenharia: Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Zootecnia.

Jaboticabal - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias: Administração, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia.

Marília - Faculdade de Filosofia e Ciências: Arquivologia, Biblioteconomia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Relações Internacionais, Terapia Ocupacional.

Presidente Prudente - Faculdade de Ciências e Tecnologia: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Fisioterapia.

Rio Claro - Instituto de Biociências: Ecologia.

Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas: Ciências da Computação, Engenharia Ambiental, Geologia.

São José do Rio Preto - Inst. de Biociências, Letras e Ciências Exatas: Ciências da Computação, Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Física Biológica, Letras – Tradução, Química Ambiental.

São José dos Campos - Faculdade de Odontologia: Odontologia.

São Paulo - Instituto de Artes: Música.

São Vicente - Faculdade de Ciências Biológicas: Ciências Biológicas.

Unidade Diferenciada de Dracena: Zootecnia.

Unidade Diferenciada de Itapeva: Engenharia Industrial Madeireira.

Unidade Diferenciada de Registro: Agronomia.

Unidade Diferenciada de Rosana: Turismo

Unidade Diferenciada de Sorocaba/Iperó: Engenharia Ambiental, Engenharia Mecatrônica.

Unidade Diferenciada de Tupã: Administração.


Vestibular

Realizado através de provas presencias, divididas em uma única fase.


Endereço

www.unesp.br

Não possui lista de livros obrigatório.

site da ig pra fazer simulado: http://www.vestibular.brasilescola.com/simulado/

e link pra estudar as matérias:http://www.vestibular.brasilescola.com/materias/


Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/12/2008

http://www.peniel.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

professor Re: Universidade 2010

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:01 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum