.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
64 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 64 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Falsa espiritualidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

t? escrito... Falsa espiritualidade

Mensagem por athos em Seg 19 Jan 2009, 5:12 pm


"Não vos deixes envolver por doutrinas várias e estranhas. Bom é que o coração se fortifique com a graça e não com alimentos que não trouxeram proveito nenhum aos que com eles se preocuparam". (Hebreus 13:9).

Nunca se falou tanto em religião e crenças espirituais na mídia em geral. Entre as principais pautas de jornais, revistas, emissoras de TV e de rádio e portais de notícias da Internet estão as notícias relativas à religiosidade, igrejas, crenças e manifestações sobrenaturais. A figura de Jesus Cristo e de Sua vida e da Bíblia e a polêmica entre criacionismo e evolucionismo, sobretudo, são as mais comentadas, pesquisadas e objeto de análises nos artigos e reportagens. Mas será que tudo isso significa necessariamente um reavivamento de fé?

Só para termos uma idéia. Um levantamento rápido demonstra o interesse da mídia nacional pelo tema da religiosidade e Jesus Cristo especialmente. É muito raro em alguma edição de uma das três maiores revistas de circulação nacional (Veja, IstoÉ e Época) não aparecer reportagem acerca dessa temática. E não são apenas em épocas próximas à Páscoa ou Natal quando é mais comum a abordagem. Durante todo o ano praticamente o assunto é recorrente seja através de notas ou matérias maiores.

A revista Veja, no ano passado, trouxe pelo menos quatro reportagens alusivas a assuntos de religião, sendo uma delas relacionada ao Vaticano (especialmente por conta da escolha do novo papa – 28/09), outra sobre a cantora Baby do Brasil (26/10) que se diz convertida por Jesus, uma relativa a evangélicos e bailes funk (14/12) e também reportagem sobre supostos mistérios e incoerências do Novo Testamento (21/12). Em todas elas, percebe-se o sarcasmo ou o ceticismo predominante no texto dos jornalistas.

Já a revista Época teve um interesse bem maior por religiosidade em suas páginas no ano de 2005. Contabilizei pelo menos nove reportagens que trataram sobre: crítica ao criacionismo (19/01), fundamentalismo religioso (07/02), cientologia (espécie de "igreja científica" que existe especialmente nos EUA e reúne famosos do meio artístico – 28/02), comentários sobre o novo papa (02/05), catolicismo (20/06), Opus Dei (ordem católica – 31/10), além de uma reportagem sobre Jesus Cristo (19/12) e outra referente à ciência versus a religião (mesma edição – 19/12). Na IstoÉ, as reportagens encontradas, no ano passado, sobre religiosidade e religião, foram apenas duas: uma a respeito da pedofilia de padres (26/11) e outra referente à razões da fé com crítica ao criacionismo (28/12). Evidente que alguma nota ou comentário em outras reportagens podem ter passado sem minha percepção e a rápida pesquisa se limitou à revistas nacionais (nem mencionei TV, rádio, jornais e Internet).


EXALTAÇÃO DO CETICISMO

Mesmo assim, dentro desse panorama já podemos observar o interesse dos meios de comunicação pela temática da religiosidade e de tudo o que está associado a isso. Editores, repórteres e comentaristas parecem ávidos por discutir e debater, na maioria das vezes, os aspectos da religiosidade (especificamente de Cristo, da Bíblia e dos princípios bíblicos) através de uma leitura crítica que chega à ridicularização. O que se vê, por trás de boa parte dessas reportagens e artigos, é um desejo de dizer ao leitor que tudo é uma mentira, falácia, invenção humana, sonho ou algo prejudicial para as mentes sãs e desenvolvidas. Eles estão afirmando, nas entrelinhas, que Jesus não é esse em quem os fiéis cristãos acreditam e que a Bíblia necessariamente não pode ser levada a sério e muito menos os princípios nela contidos.

O alerta, portanto, é que ao ler essas reportagens não imaginemos que está ocorrendo um despertamento religioso, mas uma curiosidade motivada pelos que esperam destruir os alicerces da fé genuína. Jesus está na capa de muitas revistas dessas, mas como um mito questionável e não como o suficiente salvador e mediador da raça humana tal como é apresentado nas escrituras ( Atos 4:12, I Timóteo 2:5 e Hebreus 4:15). A religião cristã ganha destaque nas páginas dessas revistas, mas como algo excêntrico, que leva à busca do "eu" ou como uma opção de vida sem princípios e não como a religião pura e de obediência a Deus conforme a Bíblia assevera ( João 14:15, Atos 5:29 e Tiago 1:27). A criação divina, conforme estabelecida no livro de Gênesis e confirmada nas demais partes da Bíblia é ridicularizada diante de afirmações ceticistas, preconceituosas e equivocadas biblicamente nas publicações.

A raiz do problema está no enfoque das reportagens. A maioria não se propõe a levar pessoas a um maior conhecimento de Deus. Pelo contrário, são reportagens voltadas a colocar mais dúvidas e incertezas na mente dos leitores. Paulo afirmou algo interessante em sua segunda carta aos coríntios, ao dizer que " derrubamos raciocínios e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo o pensamento à obediência de Cristo". (II Coríntios 10:5). O ser humano precisa destruir seu egoísmo, prepotência e orgulho próprio e levar os pensamentos cativos a Deus para entendê-Lo e assim amá-Lo. É óbvio que nem tudo saberemos acerca da natureza divina e nem é necessário isso para nos sentirmos amados por Ele como Seus legítimos filhos. Moisés deixou isso muito claro isso, ao colocar que "as coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei". (Deuteronômio 29:29).

É por isso que, em resposta à pergunta inicial, podemos afirmar que toda essa movimentação em torno da religiosidade na mídia eletrônica ou impressa representa um obstáculo à fé sincera desenvolvida por Deus na vida dos que desejam crescer em relacionamento com Ele. Não se enganem! A intenção é suscitar indagações desnecessárias e não exaltar a Cristo, Sua lei e a Bíblia. A advertência de Pedro é válida para nossos dias hoje, especialmente porque dentro das próprias igrejas isso pode ser uma realidade: "mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição". (II Pedro 2:1).

Felipe Diemer de Lemos, Jornalista cristão


Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/12/2008

http://www.peniel.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: Falsa espiritualidade

Mensagem por dedo-duro em Seg 19 Jan 2009, 6:18 pm

Leiam a Bíblia, somente a bíblia, não há outro livro! Argh!

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: Falsa espiritualidade

Mensagem por Muhammad Khalid em Ter 20 Jan 2009, 2:45 am

Meu amigo palestino, não precisa ironizar, pode ler o Corão tambem, mas você vai ver que só Jesus Cristo salva!

O word tambem salva, mas não dá vida eterna :risadinha:

Tirando a piadinha, vou logo dizendo que todos os livros do mundo, são para cultura, lazer, ciência, etc, mas nenhum livro se compara a bíblia.

A biblia é o livro dos livros. Você não consegue entender a bíblia?

Muhammad Khalid
Safira
Safira

Número de Mensagens : 137
flag : Brasil
Data de inscrição : 31/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: Falsa espiritualidade

Mensagem por Jarbas em Ter 20 Jan 2009, 3:04 am

dedo-duro escreveu:Leiam a Bíblia, somente a bíblia, não há outro livro! Argh!

"E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne." (Eclesiastes 12 : 12)


Maranata.



"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)


"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)


"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317
Localização : Goiânia - Go
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: Falsa espiritualidade

Mensagem por athos em Dom 25 Jan 2009, 2:31 pm

Não há limite pra fazer livros.


Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/12/2008

http://www.peniel.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: Falsa espiritualidade

Mensagem por Luís em Dom 25 Jan 2009, 2:51 pm

.
O mundo cheio de certezas, condensado num único livro, é um belo sonho a acalentar. Pena que a realidade é complexa o suficiente para tornar isto uma quimera rizível.


"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada
Data de inscrição : 08/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: Falsa espiritualidade

Mensagem por Jarbas em Dom 25 Jan 2009, 11:32 pm

Luís escreveu:.
O mundo cheio de certezas, condensado num único livro, é um belo sonho a acalentar. Pena que a realidade é complexa o suficiente para tornar isto uma quimera rizível.

Se fosse como tu dizes, não estarieis a perder seu tempo combatendo a Bíblia.

Maranata.



"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)


"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)


"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317
Localização : Goiânia - Go
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... É isso que eu entendo por falsa espiritualidade:

Mensagem por Mathews em Seg 26 Jan 2009, 6:12 am

Editado por Ad-hominem.


Deus dá a quem ama com alegria!          

Mathews
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 492
Idade : 46
Localização : São Paulo - SP
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: Falsa espiritualidade

Mensagem por Mathews em Seg 26 Jan 2009, 7:57 pm

Quem foi que me moderou e porque? ai, caramba!


Deus dá a quem ama com alegria!          

Mathews
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 492
Idade : 46
Localização : São Paulo - SP
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: Falsa espiritualidade

Mensagem por Convidad em Seg 26 Jan 2009, 8:30 pm

Mathews escreveu:Quem foi que me moderou e porque? ai, caramba!

obviamente porque você trouxe uma manifestação do Evangelista de outro tópico para fazer um ad-hominem contra ele neste . O tópico não foi aberto para acusar ninguém em particular , mas debater o que é falsa religiosidade .

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: Falsa espiritualidade

Mensagem por Adriane Cunha em Ter 27 Jan 2009, 11:01 pm

dedo-duro escreveu:Leiam a Bíblia, somente a bíblia, não há outro livro! Argh!

Em tempo...

Tiago 1:5 - "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada."

Em Cristo Jesus...


cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel
Data de inscrição : 03/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: Falsa espiritualidade

Mensagem por Adriane Cunha em Ter 27 Jan 2009, 11:06 pm

Para nossa meditação...

Tiago 1:16-27.
"16 Não erreis, meus amados irmãos.
17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
18 Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
19 ¶ Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
21 Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
26 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."


Em Cristo Jesus...


cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel
Data de inscrição : 03/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: Falsa espiritualidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:08 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum