.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
44 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 43 Visitantes :: 2 Motores de busca

Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

125 perguntas sem respostas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

caf? 125 perguntas sem respostas

Mensagem por Ed em Ter 13 Jan 2009, 5:53 pm

Cientistas fazem125 Perguntas sem Resposta
comemorando 125 anos da revista Science magazine




TERRA


O que causa as eras glaciais?
Algo sobre o modo como o planeta rotaciona, translada e promove precessão em torno do sol provavelmente leva às eras glaciais a cada 100 mil anos, mais ou menos, mas resmas de registros climáticos não explicam exatamente como.

O que causa reversão nos campos magnéticos da Terra?
Modelos computadorizados e experiências de laboratório estão gerando novos dados sobre como os pólos magnéticos da Terra devem mudar. O truque vai ser combinar as simulações a aspectos suficientes do campo magnético, além do núcleo inacessível, para montar uma teoria convincente.

Há precursores de terremotos que podem levar a previsões úteis?
Possibilidades de descobrir sinais de um terremoto iminente são cada vez menores desde os anos 1970. Falhas de compreensão vão aumentar, mas as previsões de rotina exigiriam uma revolução inimaginável.

O que causou extinções em massa?
Um enorme impacto acabou com os dinossauros, mas a busca de outras causas catastróficos de extinção não teve sorte até agora. Descobrir culpados mais sutis e ocultos exigirá muito mais tempo.

Podemos impedir uma extinção?
Encontrar maneiras politicamente viáveis e a custo acessível para salvar muitas espécies ameaçadas requer um pensamento criativo.

Por que alguns dinossauros eram tão grandes?
Os dinossauros atingiram tamanhos quase impensáveis em menos de 20 anos. Mas como os saurópodes de pescoço longo, por exemplo, comiam o suficiente para acumular 100 toneladas sem desfolhar o seu mundo?

Como os ecossistemas reagirão ao aquecimento global?
Para antecipar os efeitos da intensificação do efeito estufa, os modeladores de clima terão de se concentrar em mudanças regionais e os ecologistas na combinação certa de alterações ambientais.

Como funciona o centro do planeta?
Abaixo das placas tectônicas está uma série de perguntas sobre composição das camadas inferiores, temperatura e movimentação que dependem de novas técnicas de pesquisa sismológica. Afinal, furar a crosta e pesquisar in situ é assunto apenas de livros de ficção.

Quão quente será o mundo sob o efeito estufa?
Modelos fornecem quadros catastróficos, com alguns exemplos menos piores. Porém, nenhum climatologista pode afirmar, com certeza, como o delicado sistema climático da Terra vai se comportar.

Malthus continuará a se mostrar errado?
Em 1798, Thomas Malthus previu que o crescimento populacional seria controlado por crises como falta de alimentos, epidemias ou guerras. Desde então, o número de habitantes cresceu seis vezes, sem que tal momento tivesse chegado.

O que pode substituir o petróleo, barato, e quando?
Nenhuma fonte de energia alternativa conseguiu substituir até hoje os combustíveis fósseis, da fissão nuclear aos protótipos à base de hidrogênio.

A fusão será sempre a fonte de energia do futuro?
Já faz cerca 50 anos que o uso do método é previsto para daqui a 35. Se a comunidade internacional não se organizar e agir, isso vai se repetir por muitas décadas.



Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3161 dias de existência com 228891 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

caf? Re: 125 perguntas sem respostas

Mensagem por Ed em Ter 13 Jan 2009, 5:54 pm

ASTRONOMIA


Do que o Universo é feito?
A matéria como conhecemos, que forma pessoas, estrelas e galáxias, responde a menos de 5%. Por cálculos baseados em forças gravitacionais, os astrônomos concluem que outra forma de matéria, a escura, forma outros 25%. Os 70% restantes seriam formados por uma força antigravitacional apelidada de energia escura – que ninguém sabe direito como funciona.

Estamos sozinhos no Universo?
São centenas de bilhões de estrelas apenas em nossa galáxia, sem contar as outras bilhões de galáxias no campo de visão. A matemática mostra que uma resposta positiva é pouco provável. Talvez a pergunta certa a ser feita é quando (ou se) teremos tecnologia para achar vida em outros pontos.

Nosso universo é o único?
Vários teóricos quânticos e cosmologistas tentam descobrir se nosso universo é parte de um 'multiverso' maior. Mas outros suspeitam que esta idéia, difícil de comprovar na prática, pode ser uma questão para os filósofos.

O que provocou a expansão cósmica?
Nos primeiros momentos depois do big-bang, o universo se expandiu numa velocidade incrível. Mas o que provocou a expansão? Medições do fundo de microondas cósmico e outras observações astrofísicas estão restringindo o número de possibilidades.

Quando e como se formaram as primeiras estrelas e galáxias?
As linhas gerais são visíveis, mas os detalhes, não. Dados de satélites e telescópios em terra poderão em breve apontar, entre outras particularidades, quando a primeira geração de estrelas queimou a 'nuvem' de hidrogênio que preenchia o universo.

De onde vêm os raios cósmicos de alta energia?
Acima de um determinado grau de energia, os raios cósmicos não viajam muito longe antes de ser destruídos. Então por que os observadores estão localizando raios sem fonte óbvia dentro de nossa galáxia?

O que alimenta os quasares?
As mais poderosas fontes de energia do universo provavelmente tiram sua força da matéria que mergulha em buracos negros supermassivos em turbilhão. Mas os detalhes do que alimenta seus jatos permanecem desconhecidos.

Qual é a natureza dos buracos negros?
Massa relativística amontoada num objeto de dimensões quânticas? É a receita para um desastre - e os cientistas ainda tentam identificar os ingredientes.

O que determina o ciclo magnético solar?
Os cientistas acreditam que diferentes velocidades de rotação em diferentes locais do Sol explicam o ciclo de 22 anos das manchas solares. Mas eles não conseguem fazer isso funcionar em suas simulações. Ou algum detalhe está fora do lugar, ou é preciso começar de novo.

Como se formam os planetas?
Ainda não está claro como porções de poeira, gelo e gás se uniram para formar os planetas sem que o Sol os devorasse. Sistemas planetários ao redor de outras estrelas devem fornecer pistas.



Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3161 dias de existência com 228891 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

caf? Re: 125 perguntas sem respostas

Mensagem por Ed em Ter 13 Jan 2009, 5:55 pm

BIOLOGIA


Com uma célula somática se torna uma planta?
Evidências recentes sugerem que apenas um subsistema de células pode se transformar em embrião, mas como ele é ainda não se sabe.

O que determina a diversidade de espécies?
Em alguns lugares, como os tropicais, há um número exacerbado de espécies, ao contrário de sítios muito altos, o que evidencia forças naturais como clima, abundância de alimentos e relações predatórias. Existem diversas hipóteses, mas poucas certezas sobre tais inter-relações.

Como e onde surgiu a vida?
Da "sopa primordial" a experimentos com RNA, entender como a vida surgiu na Terra pode ajudar a descobrir se há vida em outros planetas – e vice-versa.

Como evoluiu o comportamento de cooperação?
Diversas espécies, de abelhas a humanos, apresentam esta característica, provavelmente por se mostrar a melhor estratégia de sobrevivência. Agora, pesquisam-se bases genéticas para tal comportamento.

Como grandes quadros surgirão de um mar de dados biológicos?
A pesquisa básica tem gerado uma quantidade gigantesca de dados. Estabelecer relações factíveis, seja por modelos numéricos simples ou sofisticados, tem tirado o sono de biólogos, matemáticos e especialistas em computação.

Há - ou houve - vida em outra parte do sistema solar?
A busca por vida - passada ou presente - em outros corpos planetários direciona hoje o programa de exploração planetária da NASA, que se concentra em Marte, onde a água existia em abundância quando deve ter havido vida pela primeira vez.

Qual a origem da homoquiralidade na natureza?
A maior parte das biomoléculas podem ser sintetizadas em formas espelhadas. Mesmo assim, nos organismos, os aminoácidos são sempre canhotos e os açúcares são sempre destros. A origem dessa preferência continua sendo um mistério.

O que sincroniza os relógios circadianos de um organismo?
Os genes do relógio circadiano tem surgido em todos os tipos de criaturas e em muitas partes do corpo. Agora o desafio é descobrir como todas essas engrenagens se encaixam e o que mantém os relógios acertados no mesmo horário.

De que forma os organismos migrantes encontram seu caminho?
Pássaros, borboletas e baleias fazem jornadas anuais de milhares de quilômetros. Eles dependem de pontos de referência tais como as estrelas e os campos magnéticos, mas os detalhes ainda são desconhecidos.

Será que alguma vez haverá uma árvore da vida (árvore genealógica) com a qual os sistematas possam concordar?
Apesar de melhores métodos morfológicos, moleculares e estatísticos, as árvores dos pesquisadores não coincidem. Pode-se esperar um maior consenso, mas não um consenso total.

Quantas espécies existem na Terra?
Contar todas as estrelas do céu? Impossível. Contar todas as espécies sobre a Terra? Idem. Mas a crise da biodiversidade exige que tentemos.

O que é uma espécie?
Um conceito "simples" que tem sido embaralhado pelos dados evolucionários. Uma definição mais clara pode ainda estar muito longe.

Por que a transferência lateral ocorre em tantas espécies e como?
Antes considerada rara, a troca de genes, particularmente entre micróbios, está mostrando ser bastante comum. Mas o motivo e a forma como os genes têm tanta mobilidade -- e o efeito sobre a forma física -- ainda estão para ser determinados.

Quem foi LUCA ('late universal common ancestor', o mais recente ancestral universal comum)?
São abundantes as idéias sobre a origem da "mãe" de 1,5 bilhão de anos de todos os organismos complexos. A continuidade das descobertas de micróbios primitivos, juntamente com a genômica comparativa, deve ajudar a solucionar o passado mais profundo da vida.

Como as plantas formam as paredes das células?
Paredes de celulose e pectina envolvem as células, conservando a água em seu interior e sustentando árvores altas. A bioquímica guarda os segredos de transformar sua biomassa em combustível.

Como as flores evoluem?
Darwin chamava essa questão de "mistério abominável". As flores surgiram nas cicadáceas e coníferas, mas os detalhes de sua evolução continuam obscuros.

Como é controlado o crescimento da planta?
As sequóias crescem até atingir centenas de metros de altura. Os salgueiros do Ártico mal chegam a 10 centímetros. Compreender a diferença poderia permitir um maior rendimento de culturas vegetais.

Por que todas as plantas não são imunes a todas as doenças?
As plantas podem criar uma resposta imune geral, mas elas também possuem tesouras moleculares que eliminam patógenos específicos. Os patologistas de plantas estão perguntando por que espécies diferentes, mesmo quando são estreitamente relacionadas, têm conjuntos distintos de defesas. A resposta poderia resultar em culturas mais resistentes.

Qual é a base de variação da tolerância a estresses em plantas?
Precisamos de plantas que suportem melhor a seca, o frio e outras formas de estresse. Mas há tantos genes envolvidos, em interações complexas, que ninguém ainda conseguiu imaginar quais funcionam, e como.

Como muitos tipos de humanos coexistiram no passado recente e como eles se relacionavam?
O novo fóssil de hominídeo anão da Indonésia sugere que ao menos quatro tipos de humanos prosperaram nos últimos 100.000 anos. Dados melhores e material adicional ajudarão a confirmar ou a rever esse quadro.

O que deu origem ao comportamento humano moderno?
O Homo sapiens teria adquirido pensamento abstrato, linguagem e arte gradualmente ou num "big-bang" cultural ocorrido na Europa há cerca de 40.000 anos? A chave da resposta pode estar em novos dados da África, onde nossa espécie surgiu.

Quais são os fundamentos da cultura humana?
Nenhum animal chega perto da habilidade humana para aproveitar descobertas anteriores e passar adiante as melhorias. Saber o que determina essas diferenças poderá ajudar a compreender como a cultura humana evoluiu.

Quais são as raízes evolutivas da linguagem e da música?
Os neurocientistas que estudam como falamos e fazemos música estão apenas começando a encontrar pistas sobre como surgiram essas valiosas habilidades.

O que são raças humanas e como elas se desenvolvem?
Há muito que os antropólogos vêm dizendo que raça não tem realidade biológica. Mas nossa constituição genética varia com a origem geográfica e como tal coloca questões políticas e éticas, além das científicas.



Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3161 dias de existência com 228891 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

caf? Re: 125 perguntas sem respostas

Mensagem por Ed em Ter 13 Jan 2009, 5:55 pm

COMPUTAÇÃO


Quais são os limites da computação convencional?
A inclusão da programação quântica, que permite que informações sejam armazenadas não apenas em uma linguagem binária de 0 ou 1 (mas 0 e 1 ao mesmo tempo), promete ser a nova revolução do campo.

Quais são os limites de aprendizagem das máquinas?
Os computadores já conseguem derrotar os melhores xadrezistas do mundo e têm uma riqueza de informações na Web as quais recorrer. Mas o raciocínio abstrato ainda está fora do alcance de qualquer máquina.



CORPO


Qual é a base biológica da consciência?
Da filosofia, a questão tem tomado a mente dos médicos e dos cientistas à medida que os estudos sobre o cérebro avançam: o que significa consciência, como e por que ela surge e quando surge o sentido do "eu sou".

Até quanto a vida humana pode ser estendida?
Não é a vida eterna, mas pesquisas com animais sugerem que o corpo pode viver por mais tempo e em boas condições; alguns cientistas, no entanto, acreditam que há um limite. Só não chegaram a um acordo se ele fica em 85, 100 ou 150 anos.

O que controla a regeneração?
Substituir naturalmente tecidos e órgãos revolucionaria a medicina. Antes, é preciso separar o processo de cicatrização do de regeneração. Feito isto, outras grandes questões serão enfrentadas, como de que maneira o novo órgão vai seguir o modelo (e parar de crescer quando necessário).

Como uma célula da pele vira uma célula nervosa?
Ainda que embriões clonados sejam feitos em laboratório, ninguém sabe como funciona um oócito, célula sexual feminina imatura, como o núcleo é reprogramado e que processo leva à diferenciação que resulta no bebê.

Como a memória é armazenada e recuperada?
Sabe-se que há vários tipos de memória e que são divididas em diferentes partes do cérebro. Mas há perguntas sobre seu processamento, por que é tão instável e como é registrada.

Podemos desligar a resposta imunológica de forma seletiva?
A medicina poderia se beneficiar imensamente, especialmente os transplantes: hoje, pesados supressores da resposta imunológica são usados para que o corpo aceite o novo órgão. O tratamento de doenças auto-imunes, como a diabete, também pode ser beneficiado.

A vacina contra HIV é possível?
A despeito de duas décadas de pesquisa e do valor gasto (maior do que em qualquer outra pesquisa sobre vírus), não se chegou a um produto viável. Especialistas acreditam que é preciso investir mais em prevenção e tratamento.

Podemos prever como as proteínas vão se dobrar?
De uma quantidade quase infinita de possíveis modos de se dobrar, uma proteína escolhe uma em apenas dezenas de microssegundos. A mesma tarefa leva 30 anos de tempo de computador.

Quantas proteínas existem nos humanos?
Já está sendo difícil contar os genes. As proteínas podem ser divididas em diferentes formas e decoradas com vários grupos funcionais, o que torna a tarefa de contá-las quase impossível no momento.

Como as proteínas encontram seus parceiros?
As interações proteína-proteína são o centro da vida. Para entender como os parceiros se encontram em direções precisas, no prazo de segundos, os pesquisadores precisam saber mais sobre a bioquímica e a organização estrutural das células.

Quantas formas de morte celular há?
Nos anos 1970, a apoptose foi reconhecida, finalmente, como sendo um processo distinto da necrose. Alguns biólogos argumentam que a história da morte celular é ainda mais complicada. Identificar novas formas de morte celular pode levar a melhores tratamentos de câncer e de doenças degenerativas.

O que mantém o tráfego intracelular funcionando regularmente?
As membranas dentro das células transportam nutrientes importantes para toda parte e através de vários compartimentos celulares sem se ligarem umas às outras ou perderem o caminho. Idéias sobre como as membranas seguem o seu caminho podem ajudar a acabar com doenças, como a fibrose cística.

Como os órgãos e organismos inteiros sabem quando parar de crescer?
As pernas direita e esquerda de uma pessoa quase sempre ficam do mesmo tamanho e os corações do rato e do elefante cabem exatamente em suas cavidades. Como os genes estabelecem limites para o tamanho e o número das células continua a ser um mistério.

Como a simetria é determinada no embrião?
Cílios que se movimentam ajudam um embrião a distinguir a esquerda da direita, mas os cientistas ainda estão tentando descobrir os primeiros fatores que dão a uma bola de células relativamente uniforme a forma de uma cabeça, a frente e as costas.

Como os membros, as extremidades e a face se desenvolvem e evoluem?
Os genes que determinam o tamanho de um nariz ou a amplitude de uma asa estão sujeitos a seleção natural e sexual. Entender como a seleção funciona pode levar a novas idéias sobre a mecânica da evolução com relação ao desenvolvimento.

O que dispara a puberdade?
Nutrição - incluindo a recebida no útero - parece ajudar a ajustar esse misterioso relógio biológico, mas ninguém sabe exatamente o que força a infância a terminar.

As células-tronco estão no centro de todos os cânceres?
As mais agressivas células cancerosas parecem muito com células-tronco. Se os cânceres são causados por células-tronco que perderam controle, os estudos da capacidade das células-tronco podem levar a ferramentas que podem identificar tumores mais cedo e destruí-los com mais eficiência.

O câncer é suscetível ao controle de imunidade?
Embora nossas respostas imunológicas possam suprimir o crescimento dos tumores, as células de tumor podem combater essas respostas com contramedidas. Essa defesa pode colocar um obstáculo na esperança dos pesquisadores em desenvolver terapias imunológicas contra o câncer.

Os cânceres podem ser controlados ao invés de curados?
Drogas que cortam o fornecimento de combustível para os tumores - por exemplo, impedindo o crescimento das veias - podem impedir ou até reverter o crescimento do tumor com segurança. Mas quanto tempo as drogas podem continuar efetivas continua uma interrogação.

A inflação é um fator importante em todas as doenças crônicas?
É uma propulsora de artrite, mas do câncer e doenças cardíacas? Cada vez mais a resposta parece ser sim e as perguntas continuam sendo porque e como.

Como funcionam as doenças de príon?
Mesmo que se aceite que príons são apenas proteínas, muitos mistérios permanecem. Por exemplo, como conseguem ir do trato digestivo para o cérebro e como, uma vez lá, matam as células?

Por que uma mulher grávida não rejeita o feto?
Indícios recentes sugerem que o sistema imunológico da mãe não "se dá conta" que o feto é um estranho mesmo tendo metade dos genes do pai. Porém, assim como disse o ganhador do Prêmio Nobel, Peter Medawar, quando levantou a questão pela primeira vez em 1952, "o veredicto ainda precisa ser dado".

Por que dormimos?
Um sono profundo pode relaxar músculos e órgãos e manter os animais a salvo dos perigos que rondam a noite. Mas o verdadeira segredo do sono provavelmente está no cérebro que é tudo menos imóvel enquanto ressonamos.

Por que sonhamos?
Freud pensava que o sonho proporciona uma válvula de escape para nossos desejos inconscientes. Agora, os neurocientistas desconfiam que a atividade do cérebro durante o sono REM - que é quando ocorrem os sonhos - é crucial para a aprendizagem - será a experiência do sonho apenas um efeito colateral?

Como funciona a anestesia geral?
Os cientistas estão desvendando aos poucos os efeitos das drogas sobre os neurônios do indivíduo, mas compreender como eles nos deixam inconscientes será uma tarefa muito mais difícil.

O que provoca a esquizofrenia?
Os pesquisadores estão tentando rastrear os genes envolvidos neste distúrbio. Algumas pistas talvez surjam, também, de pesquisas sobre as características que os esquizofrênicos têm em comum com as pessoas normais.

O que causa o autismo?
Provavelmente, muitos genes contribuem para este distúrbio desconcertante, assim como fatores ambientais desconhecidos. Um conjunto de indicadores biológicos para um diagnóstico prematuro ajudaria a melhorar a terapia existente, mas a cura é uma esperança longínqua.

Até que ponto podemos procrastinar o mal de Alzheimer?
Uma delonga de 5 a 10 anos nessa doença de surgimento tardio melhoraria a velhice de milhões de pessoas. Os pesquisadores estão determinando se o tratamento com hormônios e antioxidantes ou exercícios físicos e mentais ajudarão.

Qual é a base biológica do vício?
O vício está relacionado com uma ruptura no circuito de recompensa do cérebro. Porém, traços de personalidade tais como impulsividade e a busca de sensações também desempenham um papel neste comportamento complexo.

A moralidade está profundamente impregnada dentro do cérebro?
Essa pergunta há muito tempo vêm intrigando os filósofos. Agora, alguns neurocientistas pensam que a tomada de imagens do cérebro revelará os circuitos envolvidos no raciocínio.

O quanto da personalidade é genética?
Os aspectos da personalidade são influenciados pelos genes e o meio ambiente modifica os efeitos genéticos. As contribuições relativas continuam em debate.

Qual é a raiz biológica da orientação sexual?
Boa parte da contribuição do "meio ambiente" para a homossexualidade talvez ocorra antes do nascimento na forma de hormônios pré-natais, portanto responder a essa pergunta vai requerer mais do que apenas caçar o "genes gay".



Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3161 dias de existência com 228891 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

caf? Re: 125 perguntas sem respostas

Mensagem por Ed em Ter 13 Jan 2009, 5:57 pm

FÍSICA



As leis da física podem ser unificadas?
A ciência espera a "teoria do tudo" que integre as quatro forças da natureza: gravidade, força nuclear fraca (que explica como partículas mudam de identidade), força nuclear forte (como os quarks formam prótons e outras partículas) e o eletromagnetismo.

Princípios mais profundos sustentam a incerteza quântica e a não-localidade?
A teoria quântica descreve como funciona a vida subatômica, mas não o comportamento bizarro da "sobreposição" de um objeto. A questão pode ser resolvida pela não-localidade, que levaria um objeto a "sentir" o que se passa em seu "gêmeo" sobreposto. Unir os dois problemas matemáticos é uma herança de Albert Einstein.

Por que existe mais matéria que antimatéria?
Para um físico de partículas, matéria e antimatéria são quase a mesma coisa. Alguma diferença sutil precisa explicar por que a matéria é comum e a antimatéria, rara.

O próton se decompõe?
Numa teoria total, os quarks (que formam o próton) deveriam poder, de algum modo, ser transformados em leptons (como os elétrons) - assim, a identificação de um próton decompondo-se em alguma outra coisa poderia revelar novas leis da física de partículas.

Qual é a natureza da gravidade?
Ela vai contra a teoria quântica. Ela não se encaixa no Modelo Padrão. Ninguém descobriu a partícula responsável por ela. A maçã de Newton continha muitos bichos.

Por que o tempo é diferente das outras dimensões?
Os cientistas levaram milênios para entender que o tempo é uma dimensão, como as três dimensões espaciais, e que o tempo e o espaço são inextricavelmente ligados. As equações fazem sentido, mas não satisfazem os que perguntam por que percebemos um "agora" ou por que o tempo parece se desacelerar.

Existem partículas constituintes menores que os quarks?
Os átomos eram "indivisíveis". Então os cientistas descobriram os prótons, nêutrons e outras partículas subatômicas - que eram, por sua vez, formadas por quarks e glúons. Existe algo ainda mais fundamental?

Os neutrinos são suas próprias antipartículas?
Ninguém sabe responder a essa questão básica sobre os neutrinos, embora algumas experiências estejam em curso. Essa resposta pode ser um passo crucial para a compreensão da origem da matéria no universo.

Há uma teoria unificada para explicar todos os sistemas de elétrons relacionados?
Os supercondutores de alta temperatura e os materiais com magnetoresistência gigante e colossal são governados pelo comportamento coletivo, e não individual, dos elétrons. Atualmente não existe uma estrutura comum para compreendê-los.

Qual é o laser mais poderoso que os pesquisadores podem produzir?
Os teóricos dizem que um campo de laser intenso o bastante dividiria os fótons em pares elétron-pósitron, extinguindo o raio. Mas ninguém sabe se é possível atingir esse ponto.

Os pesquisadores podem fabricar uma lente perfeita?
Eles o fizeram com microondas, mas nunca com a luz visível.

É possível criar semicondutores magnéticos que operem em temperatura ambiente?
Tais dispositivos foram demonstrados em baixas temperaturas, mas ainda não numa faixa quente o suficiente para aplicações de magnetoeletrônica.

Qual é o mecanismo dos pares por trás da supercondutividade em alta temperatura?
Os elétrons nos supercondutores viajam em pares. Depois de duas décadas de estudo intenso, ninguém sabe o que os mantém juntos nos materiais complexos em alta temperatura.

Podemos desenvolver uma teoria geral da dinâmica dos fluxos turbulentos e do movimento dos materiais granulares?
Até agora, esses "sistemas de não-equilíbrio" desafiam as ferramentas da mecânica estatística, e esta falha deixa uma lacuna escancarada na física.

Qual é a eficiência máxima das células fotovoltaicas?
As células solares convencionais transformam até 32 porcento da energia da luz solar em eletricidade. Os pesquisadores podem romper essa barreira?



Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3161 dias de existência com 228891 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

caf? Re: 125 perguntas sem respostas

Mensagem por Ed em Ter 13 Jan 2009, 6:00 pm

GENÉTICA



Por que os humanos têm tão poucos genes?
São cerca de 25 mil genes estruturais – metade do genoma do arroz. Por que quantidade não significa qualidade ainda intriga os geneticistas. A pegada pode estar nas entrelinhas, ou melhor, no RNA, éxons, íntrons, cromatinas e em como todo o conjunto se porta. "Nosso genoma e de outros mamíferos são muito mais flexíveis e complicados", diz a Science.

Em qual medida variação genética e saúde pessoal são ligadas?
A medicina ainda espera respostas definitivas sobre o papel do DNA no desenvolvimento de doenças, quando, como e em que grau os genes têm igual responsabilidade a de fatores ambientais (como alimentação) e se diagnósticos e tratamentos podem ser formulados de acordo com o genótipo do paciente.

Quais mudanças genéticas nos fazem humanos?
Com o mapa genético do homem e de outros primatas, como o chimpanzé, evolucionistas tentam mapear as diferenças e descobrir até que ponto o embate natureza versus criação tem fundamento.

O que faz com que os componentes celulares façam cópias de si mesmos independentemente do DNA?
Os centrossomos, que ajudam a dividir pares de cromossomos, e outras organelas replicam em seu próprio tempo, sem orientação do DNA. Essa independência ainda precisa de explicação.

Que papéis têm diferentes formas de RNA na função genoma?
O RNA revelou assumir uma atordoante variedade de papéis, de potencialmente passar informação genética a reprodução a desabilitar o gene. Os cientistas estão se esforçando para decifrar essa molécula versátil.

Qual o papel dos telômeros e centrômeros na função genoma?
As características desses cromossomos vão continuar um mistério até que novas tecnologias possam seqüenciá-los.

Por que alguns genomas são muito grandes e outros bem pequenos?
O genoma do baiacu tem 400 milhões de bases; o dos peixes pulmonados tem 133 bilhões de bases. DNA’s repetitivos e duplicados não explicam por que essas diferenças de tamanho existem.

O que todo este lixo está fazendo em nosso genoma?
O DNA entre os genes está se provando importante para a função genoma e a evolução de novas espécies. Seqüenciamento comparativo, estudos de microarranjo e trabalhos de laboratório estão ajudando geneticistas a encontrar uma variedade de preciosidades genéticas em meio ao lixo.

Quanto as tecnologias atuais devem baixar os custos do seqüenciamento?
Novas ferramentas e revoluções conceituais estão determinando o custo do seqüenciamento de DNA pela ordem de magnitude. As reduções permitem pesquisas em áreas que vão da medicina personalizada a biologia evolutiva.

Como as mudanças do genoma podem ser herdadas?
Os pesquisadores estão descobrindo cada vez mais exemplos desse processo chamado epigenética, mas não podem explicar o que causa e preserva as mudanças.

O quanto os vertebrados dependem do sistema imunológico inato para combater a infecção?
O sistema pré-data a resposta imunológica adaptativa dos vertebrados. Sua importância relativa é desconhecida, mas os imunologistas estão trabalhando para descobrir.

A memória imunológica requer exposição crônica a antígenos?
Sim, é o que dizem alguns importantes pensadores, mas experiências feitas com ratos agora contestam a teoria. Sepultar esta questão exigiria que se provasse que não há nada lá portanto, a tendência é que questão perdure.

Por que existem períodos cruciais para a aprendizagem de um idioma?
O monitoramento da atividade cerebral de crianças pequenas -- inclusive de bebês -- pode lançar uma luz sobre o motivo pelo qual as crianças captam línguas com facilidade enquanto os adultos freqüentemente lutam com dificuldades para aprender o básico de um idioma estrangeiro.

Os feromônios influenciam o comportamento humano?
Muitos animais usam químicos aerotransportados para se comunicarem, particularmente durante o acasalamento. Estudos controvertidos têm insinuado que os seres humanos também usam feromônios. Identificá-los será primordial para avaliar a influência deles sobre nossa vida social.



Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3161 dias de existência com 228891 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

caf? Re: 125 perguntas sem respostas

Mensagem por Ed em Ter 13 Jan 2009, 6:00 pm

MATEMÁTICA



Existe um teste simples para determinar se uma curva elíptica tem um número infinito de soluções racionais?
Equações da forma y² = x³ ax b são ferramentas matemáticas poderosas. A conjectura Birch e Swinnerton-Dyer diz como determinar quantas soluções elas têm no domínio dos números racionais - informações que poderão solucionar muitos problemas, se a conjectura for verdadeira.

Um ciclo de Hodge pode ser escrito como uma soma de ciclos algébricos?
Duas estruturas matemáticas úteis surgiram independentemente na geometria e na álgebra abstrata. A conjectura Hodge postula a existência de um vínculo surpreendente entre elas, mas a ponte ainda precisa ser construída.

Os matemáticos libertarão o poder das equações Navier-Strokes?
Escritas pela primeira vez na década de 1840, as equações guardam as chaves para compreender tanto o fluxo suave como o turbulento de um fluido. Para aproveitá-las, porém, os teóricos precisam descobrir exatamente quando elas funcionam e em que circunstâncias emperram.

O teste de Poincaré identifica esferas no espaço quadridimensional?
Pode-se amarrar um barbante em volta de uma rosquinha, mas ele escorregará para fora de uma esfera. O princípio matemático por trás dessa observação pode localizar de maneira confiável cada objeto esférico no espaço 3D. Henri Poincaré conjecturou que isso também deveria funcionar na próxima dimensão acima, mas ninguém o provou até agora.

Todas as soluções matematicamente interessantes de valor zero da função zeta de Riemannn têm a forma a b?
Não se prenda aos detalhes. Desde meados do século 19, a "Hipótese de Riemann" tem sido o peixe arisco na lagoa dos matemáticos. Se verdadeira, ela lhes dará uma rica informação sobre a distribuição de números primos e outros mistérios antigos.

O Modelo Padrão da física de partículas se apóia em bases matemáticas sólidas?
Durante quase 50 anos, o modelo repousou na teoria quântica de Yang-Mills que associa o comportamento de partículas a estruturas encontradas na geometria. A teoria é extremamente elegante e útil - mas até agora ninguém provou que ela é sólida.



POLÍTICA E ECONOMIA



Por que alguns países progridem e outros estagnam?
Da Noruega à Nigéria, os padrões de vida variam enormemente de um país para outro, e eles não estão se tornando mais iguais.

Qual o impacto de grandes déficits públicos nas taxas de juros e na taxa de crescimento econômico de um país?
Os Estados Unidos poderiam se prestar a um caso-teste.

Liberdade política e econômica estão estreitamente relacionadas?
A China poderia oferecer uma resposta.

Por que a pobreza cresceu e a expectativa de vida diminuiu na África subsaariana?
Quase todos os esforços para reduzir a pobreza na África subsaariana fracassaram. Descobrir o que poderá funcionar é crucial para aliviar um sofrimento humano em massa.



QUÍMICA



Existem elementos de número atômico elevado estáveis?
Um elemento superpesado com 184 nêutrons e 114 prótons deverá ser relativamente estável, se os físicos conseguirem criá-lo.

A superfluidez é possível num sólido? Como?
Apesar dos indícios no hélio sólido, ninguém sabe com certeza se um material cristalino pode fluir sem resistência. Se novos tipos de experiência mostrarem que tal comportamento bizarro é possível, os teóricos terão de explicar como.

Qual é a estrutura da água?
Os pesquisadores continuam a divergir sobre quantas ligações cada molécula H2O faz com as vizinhas mais próximas.


Qual é a natureza do estado vítreo?
As moléculas do vidro são arranjadas de modo bastante semelhante às dos líquidos, mas são acomodadas de modo mais compacto. Quando e por que termina o líquido e começa o vidro?

Há limites para a síntese química racional?
Quanto maiores ficam as moléculas sintéticas, mais difícil é controlar sua forma e fazer cópias suficientes para que elas sejam úteis. Os químicos precisarão de novas ferramentas para manter suas criações crescendo.

Até onde podemos conduzir uma auto-organização química?
Os químicos aprenderam a mexer com a estrutura dos elementos, mas não chegaram nem perto da complexidade apresentada pela natureza.




Extraído do site
Science magazine
http://www.sciencemag.org/sciext/125th/




Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3161 dias de existência com 228891 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

caf? Re: 125 perguntas sem respostas

Mensagem por dedo-duro em Qua 14 Jan 2009, 1:47 pm

Muito interessante, Ed.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

caf? Re: 125 perguntas sem respostas

Mensagem por Eduardo em Qua 14 Jan 2009, 1:53 pm

Muito interessante, Ed. [2]


Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
Idade : 40
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/10/2008

http://adventista.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

caf? Re: 125 perguntas sem respostas

Mensagem por Convidad em Sex 16 Jan 2009, 8:44 pm

Muito interessante, Ed. [3]


Seus bandos de floodadores .... :risadinha:

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

caf? Re: 125 perguntas sem respostas

Mensagem por Ed em Sex 16 Jan 2009, 8:58 pm

Muito interessante, Science magazine

E parabens pelos seus 127 anos... ou será 129? hummm

UIma revista voltada para a ciência :chapeu:


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3161 dias de existência com 228891 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

caf? Re: 125 perguntas sem respostas

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:03 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum