.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O que você está ouvindo agora?
Hoje à(s) 10:54 am por rbarros

» Não ameis o mundo...
Hoje à(s) 10:44 am por irmão

» Consequências da Reeleição
Ontem à(s) 2:41 pm por EVANGELISTA/RJ/MSN

» Hipocrisia Hebraica
Ontem à(s) 12:26 pm por irmão

» Fórum Adventista
Sab 09 Dez 2017, 10:32 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Sab 09 Dez 2017, 7:02 pm por Jarbas

» imbecilidade...
Sab 09 Dez 2017, 2:11 pm por gusto

» Fomos projetados ? E o que nos faz HUMANOS e não meros animais ?
Sex 08 Dez 2017, 7:57 pm por Criaturo

» Quem é Deus?
Sex 08 Dez 2017, 10:58 am por Criaturo

Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

E Jesus, olhando para ele, o amou... Marcos 10:21 e a deidade de Jesus no Evangelho de Marcos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

E Jesus, olhando para ele, o amou... Marcos 10:21 e a deidade de Jesus no Evangelho de Marcos.

Mensagem por Forista Exegese em Ter 05 Dez 2017, 2:28 pm

Nobres colegas, a explanação a ser postada é complementar ao artigo sobre a deidade de Jesus ao verso 18 do capítulo 10 do Evangelho de Marcos, estudo iniciado na década de 1980. Estava guardado, porém, não postando a parte final, que será desenvolvida aos poucos neste artigo e fórum.

“Retomando Jesus o seu caminho, alguém veio correndo, ajoelhou-se diante dele e lhe perguntou: "Bom Mestre, que farei para que venha a herdar a vida eterna?"  Porém Jesus lhe disse: "Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um só, que é Deus. Conheces os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás o próximo, honra teu pai e tua mãe."  Em resposta ele declarou: "Mestre, todas essas coisas tenho guardado desde a minha juventude." Jesus, fixando nele o olhar, amou-o, e então lhe disse: "Falta-te uma coisa' Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois, toma a cruz e segue-me." Mas ele, chocado com essa palavra, foi embora entristecido, porque eram muitas as suas posses.”  Marcos 10:17-22

1º "bom" - αγαθε

2º "bom" - αγαθον

3° "bom" - αγαθος

ηγαπησεν "amou-o" no tempo verbal Aoristo ( um fato ocorrido pontualmente em algum instante do passado, sem relacioná-lo com o presente), no modo indicativo ( é uma assertiva).

εµβλεψας "fixando nele", isto é, "havendo olhado atentamente". Ocorrendo no mesmo modo e forma verbal em Mateus 19:26, Marcos 10:21, Marcos 10:27, Lucas 20:17, João 1:36 , João 1:42. 

“E, tendo se passado um longo tempo, sua mulher falou-lhe: "Até quando irás resistir, dizendo: "Eis que esperarei ainda um pouco, guardando a esperança da minha libertação?" Pois eis que a tua memória já tem sido abolida da face da terra, assim como os teus filhos e filhas, os espasmos e as dores de meu ventre que carreguei em vão com trabalhos; porém, tu mesmo te assentas para passar as noites ao ar livre entre a corrupção dos vermes, enquanto eu sou uma andarilha e uma serva, de lugar para lugar e de casa em casa, esperando o pôr-do-sol para que possa descansar de meus trabalhos e de minhas dores que agora me afligem. Entretanto, diz alguma palavra contra o Senhor, e morre!"  Porém, ele olhou (εµβλεψας) para ela, e disse: "Falaste como uma doida. Se temos recebido boas coisas da mão do Senhor não devemos suportar, também, as coisas más?" Em todas essas coisas que lhe aconteceram Jó não pecou em nada com os seus lábios diante de Deus.” Jó 2:9-10  SNT

Questões: 
.
1) Qual a relação etimológica, teológica, filosófica e histórica dos termos 1º "bom" - αγαθε, 2º "bom" - αγαθον, 3° "bom" - αγαθος com o termo ηγαπησεν "amou-o" e dentro do campo moral do que é BOM, analise da deidade de Jesus. 
.
2) Qual a relação do termo εµβλεψας "fixando nele", isto é, "havendo olhado atentamente" de Marcos 10:17-22 com a narrativa da vida de Jó? (Obs: Não sou prosélito reencarnacionista)
.
Obras consultadas: 

Léxico Grego do Novo Testamento - Edward Robinson - Tradutor Prof. Paulo Sérgio - CPAD (Digno de Compra)

Novo Testamento Interlinear Analítico - Hodges e Farstad- Tradutor Prof. Odayr Olivetti - Editora Cultura Cristã.

Bíblia Hebraica - Tradutores: Jairo Fridlin e David Gorodovits - Editora Sêfer

Bíblia Online SNT: A Bíblia Online SNT é um projeto em construção, unindo a tradução da Septuaginta para o idioma português, com acréscimos do texto massorético tradicional, à uma versão atual do Novo Testamento, contendo comentários e ilustrações. Tradutor José Cassais 

Bíblia de Estudo Palavras - Chave Luxo Preta - CPAD

.

A Paz do Senhor Jesus, o eternamente dentro de Deus.
Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 183
flag : Brasil

https://maranata.wordpress.com/

Re: E Jesus, olhando para ele, o amou... Marcos 10:21 e a deidade de Jesus no Evangelho de Marcos.

Mensagem por irmão em Qua 06 Dez 2017, 10:03 pm

Olá, 

Pode explicar isso;

No evangelho de Marcos, o Filho de Deus foi gerado no Rio Jordão, quando foi batizado por João.

Nos evangelhos de Mateus e Lucas, praticamente idênticos, o Filho de Deus foi gerado no ventre materno.

E no evangelho de João, o Filho de Deus já existia antes da fundação do mundo.

Parece que a deidade de Jesus vai sendo construída com o tempo, não é mesmo?
irmão
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 1261

Re: E Jesus, olhando para ele, o amou... Marcos 10:21 e a deidade de Jesus no Evangelho de Marcos.

Mensagem por Forista Exegese em Qui 07 Dez 2017, 1:44 pm

Olá, irmão
.
A) και→E φωνη→voz εγενετο→veio εκ→para fora de των→os ουρανων→céus συ→Tu ει→és ο→el υιος→Filho µου→de mim ο→o αγαπητος→amado εν→para dentro de (em) ω→quem ευδοκησα→agrado.  Marcos 1:11
.
Na frase interlinear anterior, é preciso separar as seguintes orações e explanações:
.
1) "συ→Tu ει→és ο→el υιος→Filho µου→de mim"

Na Escritura Judaica, em sentido positivo, somente Deus é! E este sentido é aplicado a Jesus, quando o evangelista escreveu o verbo εἰμί (ει→és) relacionando a posse "Filho" ao possuidor (de Mim), no caso, a pessoa do Pai.
.
2) "ο→o αγαπητος→amado εν→para dentro de (em) ω→quem ευδοκησα→agrado"

O artigo ο→o em Grego serve para qualificar, distinguir, desde que havia outros filhos do Pai. O título de "o amado" conserva em si, a perfeita comunhão da existência de Deus dentro do Filho e a relação com o Pai.

A análise não levou em consideração os significados dos tempos verbais, sendo feita, complementará este entendimento.
.

B) Quanto aos evangelhos de Mateus e Lucas, José intentou preservar (deixar em Grego) a Maria, posse de dotes conforme o costume, pois pode-se naturalmente deixar algo, a fim de guarda-lo, e sendo justo, não desejou cometer adultério contra o anjo, o qual tinha comunicou-se com a Maria, porém, este mesmo anjo advertiu o José, que o Filho gerado em Maria, não era dele, não era filho de um ser masculino, o anjo, mas era do Espírito, o Santo (de gênero neutro em grego e feminino no hebraico), portanto, não deveria ter medo de casar-se com a Maria, pois não haveria adultério contra ele. Seguindo esta mesma linha, Jesus "abandona" seus pais e permanece no templo junto aos doutores, o que seria considerado descumprimento dos ensinamentos da Torá e só não foi, devido ao contexto citado, o qual define como o Pai de Jesus, o Espírito de Deus. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? Lucas 2:49. Portanto, o que foi gerado no ventre de Maria, é a tabernaculação do Logos de Deus em carne, chamado Jesus. João 1:14 

O Logos do Pai não foi gerado no ventre de Maria:

O Ser de Jesus, Substância de Deus. A melhor tradução para hupostasis para o verso. Quem sendo resplendor emitido para adiante a partir do esplendor e impressão (como cópia exata) da substância Dele, levando e as todas (coisas) a declaração do poder Dele, limpeza dos pecados, havendo feito sentar-se em direita da Majestade em (lugares) mais altos. (Heb 1:3 [Tradução querendo ser literal]). O Ser de Jesus, Natureza de Deus. μορφη του θεου. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em natureza de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Fp 2:6-7. O Ser de Jesus, um só Deus, dentro de Deus. Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. (1Co 8:4 [ACF2007]) Sabemos que existem outros deuses e que não são divindade, porém, o Logos, ser de Jesus, foi chamado de Deus em João 1:1: "E o Logos era Deus." O Ser de Jesus, plenitude da Divindade.

C) Quanto ao Evangelho de João, a respeito da fundação do Mundo, a primeira carta de João explica:

O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra (Logos) da vida. (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:1-3
.
A fundação do Mundo refere-se ao novo mundo criado em Jesus Cristo, onde todas as coisas são novas.
.

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; (Cl 2:9 [ACF2007])

Tenho este entendimento.
A Paz do Senhor Jesus.
Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 183

https://maranata.wordpress.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: