.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O que você está ouvindo agora?
Ontem à(s) 11:49 pm por Jarbas

» Não ameis o mundo...
Seg 11 Dez 2017, 9:59 pm por Criaturo

» O papa João Paulo II vai ressuscitar? (preferível que católicos não leiam)
Seg 11 Dez 2017, 5:54 pm por Anderson Cargnin Vanerlin

» Consequências da Reeleição
Dom 10 Dez 2017, 2:41 pm por EVANGELISTA/RJ/MSN

» Hipocrisia Hebraica
Dom 10 Dez 2017, 12:26 pm por irmão

» Fórum Adventista
Sab 09 Dez 2017, 10:32 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Sab 09 Dez 2017, 7:02 pm por Jarbas

» imbecilidade...
Sab 09 Dez 2017, 2:11 pm por gusto

» Fomos projetados ? E o que nos faz HUMANOS e não meros animais ?
Sex 08 Dez 2017, 7:57 pm por Criaturo

Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

As evidencias históricas do Novo Testamento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As evidencias históricas do Novo Testamento

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Ter 26 Set 2017, 7:08 pm

"(...) no mundo não há qualquer corpo de literatura antiga que, à semelhança do Novo Testamento, desfrute uma tão grande riqueza de confirmação textual”. (BRUCE, F. F. The books and the parchments, Old Tappan, Revell, 1963, p. 178, ap. MCDOWELL, Josh. Evidência que exige um veredito, 2. ed., São Paulo, Candeia, p. 53.)

“(...) em nenhum outro caso o intervalo de tempo entre a composição do livro e a data dos manuscritos mais antigos são tão próximos como no caso do Novo Testamento” (Frederic Kenyon, ex-diretor do Museu Britânico e autor de The paleography of Greek papyrí - KENYON, Frederic. Handbook to the textual criticism of the New Testament, New York, Macmillan, 1912, p. 5, ap. CLIFFORD, Ross. The case for the empty tomb. Claremont, Albatross, 1991, p. 33.)

"Não resta agora mais nenhuma dúvida de que as Escrituras chegaram até nós praticamente com o mesmo conteúdo dos escritos originais”. (KENYON, Frederic. The Bible And Archaeology. New York, Harper, 1940, p. 288.)

“… o Novo Testamento não só sobreviveu em um número maior de manuscrito, mais que qualquer outro livro da Antiguidade, mas sobreviveu em forma muito mais pura (99,5% de pureza) que qualquer outra obra grandiosa, sagrada ou não”. (GEISLER, Norman L.; NIX, William E. Introdução bíblica: como a Bíblia chegou até Nós. São Paulo, Vida, 1997, p. 176.)
EVANGELISTA/RJ/MSN
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6177
flag : Brasil

Re: As evidencias históricas do Novo Testamento

Mensagem por Forista Exegese em Ter 03 Out 2017, 4:53 pm

"A autenticidade das cartas de Plínio não são contestadas, e portanto nelas encontramos mais um relato histórico sobre a historicidade de Cristo" Ms Marcelo Berti em https://marceloberti.wordpress.com/2011/05/03/plinio-e-a-historicidade-de-cristo/
.
Achei a frase dele dogmática, desde que não conheço nenhum outro relato sem contestação, as citações a Jesus em Flavio Josepho, por exemplo, são contestáveis por muitos eruditos, então, qual seria o motivo do plural na frase dele "...mais um..."?  Desconheço, talvez por ignorância da minha parte.
.
Pessoalmente, interpreto a situação histórica de Jesus, observando três versículos:
.
1) E cumprindo-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado. Marcos 15:28Isaías 53:12
.
2) Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus. João 19:7

Qual lei?
Portanto, Jesus como "malfeitor", não foi contado entre os nobres, é lógico, morreu em todos os sentidos, não haveria relatos históricos sobre o assunto, decisão religiosa da época. Quem enfretaria ou iria contrariar a justiça daquela época? Apostolo Pedro? Negou. Nicodemos? viu a sabedoria na meia noite.  Etc...
.

É justamente a falta de provas históricas nas instituições e literaturas oficiais da época, a existência de numerosos manuscritos neotestamentários, o relato de Plinio e o cumprimento da profecia de Isaias, o de “ser contado entre os malfeitores”, que de fato, prova, de maneira incontestável que um messias chamado Jesus existiu. Betho

Paz.
Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 183

https://maranata.wordpress.com/

Mensagem por irmão em Qua 11 Out 2017, 10:33 am

O que me intriga nos evangelhos é o fato de Jesus não pronunciar uma única palavra contra Roma, antes ele ataca a religião e os costumes de seu próprio povo. De outra forma, ele até incentiva o pagamento de impostos. Nem mesmo na sua condenação houve culpa romana, Pilatos lava as mãos. Aliás, o único livro do Novo Testamento que fala contra Roma, de uma forma velada, é o Apocalipse, " Todos o verão, até mesmo aqueles que o traspassaram."
irmão
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 1262

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 11 Out 2017, 2:19 pm

O que me intriga nos evangelhos é o fato de Jesus não pronunciar uma única palavra contra Roma

Convém não ficar APENAS na fé ! É necessário ser TAMBÉM HONESTO consigo mesmo SABENDO que, não está escrito POR DEUS nem POR JESUS, tudo está RELATADO por HOMENS !
AS ESCRITURAS não existem mais, não há UM SÓ fragmentado papiro escrito EM PRIMEIRA MÃO, existem manuscritos ou códices MAIS ANTIGOS mas não os originais de fato !

E outra, TODOS os evangelhos foram de autoria ANONIMA, para dar credibilidade ATRIBUIRAM nomes de pessoas CONHECIDAS da época que foram MARCOS,LUCAS, JOÃO e MATEUS !

Inspiração não é Deus DITANDO ao pé do ouvido ! Nos livros ditos sagrados, é Deus SEGUNDO OS HOMENS e não Deus POR ELE MESMO !

Sobre Deus e suas coisas o homem está na ignorância !
Benedito Bernal
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 781

Mensagem por Benedito Bernal em Qui 12 Out 2017, 9:54 pm

Benedito Bernal
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por José Herminio em Sex 13 Out 2017, 2:36 pm

Jesus não atacou Roma, pois o reinado de Cristo é superior e é eterno e espiritual!

José Herminio
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 15

Mensagem por Benedito Bernal em Sex 13 Out 2017, 4:19 pm

Jesus não atacou Roma, pois o reinado de Cristo é superior e é eterno e espiritual!

Sim ! Tanto é que ESTÁ ESCRITO que ele disse: " O meu reino não é deste mundo. "

Porém, O MESSIAS esperado pelos judeus, ATÉ HOJE, É POLITICO e este sim combateria Roma na época !

Pela FÉ, Jesus foi UNGIDO por Deus. 
O MESSIAS dos Judeus, seria ou será UNGIDO pelo Sacerdote HUMANO superior ! UNGIDO é aquele que recebe ÓLEO sobre a cabeça pelo Sacerdote.

Benedito Bernal
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Zigurd em Qui 23 Nov 2017, 11:34 am

O que me colocou impasses com relação à Bíblia durante muitos anos, foi o fato dela ter sido compilada pela igreja pagã de Roma. Isso sim, deixou-me com um pé atrás: como acreditar na Bíblia sem ser católico? Porém, a minha resistência em não ser integrante da igreja da mentira, foi mais forte. Graças a Deus!

Contudo, por outro lado, outra questão me perturbava: como se tornar um cristão com toda a devoção, se não dispomos de outra fonte mais segura do que a Bíblia para nos aproximarmos de Deus?

Foi então que abdiquei de qualquer outra fonte histórica, e passei a dedicar-me ao estudo da Bíblia, e lá se vão mais de 30 anos, e continuará enquanto Deus me permitir.

Após algum tempo de estudo, concluí simploriamente que o poder de Deus é mais que suficiente para manter a Sua revelação que Ele quis que chegasse até nós. Razão porque creio INTEGRALMENTE no que "está escrito", independentemente se fatores externos trabalharam, e ainda trabalham, para que coloquemos em dúvida a Divina revelação. Mas entendo que outros irmãos tenham conseguido a mesma façanha com menos esforço do que eu.

Zigurd
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 312

Mensagem por Forista Exegese em Qui 23 Nov 2017, 1:30 pm

Se algum estudante das Escrituras Neo-Testamentárias observar com seriedade as fontes cientificas descritas no Livro Ortodoxia e Heresias no contexto do cristianismo primitivo  , tendo um pequeno resumo na Wikipédia (Uma enciclopédia inicial), terá certeza de quanto a Igreja Católica Apostólica Romana esforçou-se para nos transmitir com exatidão, o verdadeiro ensino da Doutrina da Unidade e das doutrinas que compõem a Trindade, que não passa pela Sola Scriptura, segundo a maioria das contestações bem definidas, feitas por aqueles contrários a Trindade, vide Testemunhas de Jeová, Unicitas, etc... Estes estão bem fundamentados, é consenso dos mais creditados eruditos trinitarianos, por exemplo Jesus as God: The New Testament Use of Theos in Reference to Jesus: Murray J. Harris: 9781606081082, ainda há outros. Não se deve criticar qualquer religião sem embasamento cientifico.
Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Forista Exegese em Qui 23 Nov 2017, 2:12 pm

Fonte: Orthodoxy and Heresy in Early Christian Contexts: Reconsidering the Bauer Thesis
Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Zigurd em Qui 23 Nov 2017, 5:38 pm

@ Forista exegese

Não se deve criticar qualquer religião sem embasamento cientifico.

Basta-me a Bíblia, lida e compreendida sob a luz do Espírito Santo. Qualquer outro ensino que contrarie ou distorça a Palavra de Deus, não colabora para o amadurecimento da fé, atributo fundamental para a salvação proposta por Deus.

Critico, e continuarei criticando qualquer religião que não se enquadre no conceito de religião pura e imaculada, conforme definido muito claramente no livro de Tiago. Ir além ou, pior, ficar aquém do que ali está escrito é religião de mentira; e todos sabemos quem é o pai da mentira.

As minhas críticas são duras como foram as de Jesus contra os religiosos da época; sem a pretensão de comparar-me com o Senhor, obviamente! Mas é porque além de irem para o inferno carregam consigo milhares de pessoas desavisadas para o mesmo destino. Talvez as críticas que faço, quando cabíveis, sirvam de alerta para que outros procurem as verdades descritas na Palavra de Deus, a exemplo dos irmãos de Beréia (Atos 17:11).

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Forista Exegese em Qui 23 Nov 2017, 11:29 pm

.
Sua opinião me causa dor, não exatamente no campo teológico, mas no histórico.  Mas este assunto me seria longo contigo, por exemplo, dentre eles, uma escolha muito errada, a de rejeitar a instituição da assembleia outorgada, distanciando-se dela, depois, sofrendo a servidão, se desfragmentado religiosamente ao longo dos séculos, acentuado-se as diferenças étnicas, não bastasse isto, o nacionalismo louco, não que estivesse no momento inoportuno, realmente era o momento oportuno e histórico, mas não na condição a qual estavam de servidão, pois confiaram no "Egito" moderno, até lançaram um livro de auto exaltação nacionalista, incitando o desprezo e a raiva dos inimigos, ficaram a mercê da crise interna daquele "faraó",  viraram xadrez de ensino para os tenentes do "deserto", futuros generais do "inferno". Sim! Fizeram tudo isto. Embebecidos pelo orgulho de se acharem os únicos, a semelhança do Senhor. Ideias tem consequências. Queria-lhe muito lhe dizer em palavras mais claras quanto a este assunto, mas não é possível. Tenho que respeitar as milhões de almas e seus descendentes e não somente isto, ando chorando pelo que vejo a se cumprir aqui...  

Quanto aos conceitos teológicos, estes em particular me chamaram a atenção:
.
1) "Basta-me a Bíblia, lida e compreendida sob a luz do Espírito Santo". A sua frase fez ou faz sentido para os tradutores e interpretes da Bíblia, por exemplo, aqueles que a traduziram para a nossa língua portuguesa? 
.
2) O Logos de Deus pode ser "distorcido", em que sentido? 
.
3) Os apóstolos e discípulos de Jesus, cumpriram a contextualização que citou estar escrito na carta de Tiago?

Paz e saúde em Cristo.
Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Zigurd em Sex 24 Nov 2017, 9:23 am

Primeiramente sou-lhe grato por poupar-me do tema inicial, reduzindo-o a poucas palavras. Como vc mesmo disse: "Queria-lhe muito lhe dizer em palavras mais claras quanto a este assunto, mas não é possível." Não é mesmo! Não perderia meu tempo lendo coisas que pouco, ou nada, me interessem. 

Diretamente às questões que vc colocou:

1) Imaginava ter sido claro em meu comentário. Mas agora estou percebendo que não fui. 
"Basta-me..."; "Critico..."; "Minhas críticas...". Logo trata-se de uma posição pessoal! Nesse caso quem discorda deve colocar razões bíblicas para refutar-me. Porque se eu citei algo que contrarie a Palavra de Deus, humildemente corrigir-me ei. Meu único interesse é estar cada vez mais afinado com a Palavra divina, razão porque sempre sou profundamente grato quando alguém, com seus argumentos bíblicos, faz-me repensar a cerca de conceitos que tenho como corretos.

2) Sim, pode! E isso acontece a todo o momento na grande maioria das instituições ditas religiosas.

3) Citei o livro de Tiago, com também poderia ter citado Mateus. Porque creio na ideia que a autoria deva ser atribuída a Tiago, o apóstolo filho de Zebedeu, irmão de João; dentre outras razões que não pretendo estender-me por ora, o autor se apresenta como "servo do Senhor Jesus", ou seja de maneira similar como se identificavam Pedro e João. Se essa for a verdadeira identidade do autor, acredito que esteja respondida a sua questão. Sendo ele um dos apóstolos, não ensinaria algo que não praticava.

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Forista Exegese em Seg 27 Nov 2017, 2:00 pm

Caro Zigurd, faço distinção entre muitas palavras no neo testamentário, é muito mais do que atentar-se somente a "nomenclaturas". No artigo em questão, a palavra assembleia/congregação usada em Mateus 16:18, é diferente de Igreja, a qual também é diferente de Religião, por exemplo, a assembleia/congregação permite a permanência de Joio, a Igreja, de essência espiritual, não, além de ser dinâmica! A Palavra religião no Novo Testamento é objeto de controvérsias entre os etimologistas, estando profundamente  ligada a conceitos de "serviço" principalmente ao de Latreia, enfim, representa mas especificamente um ato de adoração do que propriamente uma denominação religiosa institucional, por isso o legislador na Constituição Federal Brasileira, falando dos direitos e garantias fundamentais dos seres, expressa:
Art. 5, VI – é inviolável a liberdade de consciência religiosa e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias (grifo meu)

Portanto, somente poderá ser contrariado, criticado, censurado por embasamento científico, o que inclui o sistema jurídico em nosso país. 

Paz, nobre irmão.
Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Zigurd em Ter 28 Nov 2017, 7:26 am

@ Forista exegese

Art. 5, VI – é inviolável a liberdade de consciência religiosa e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias (grifo meu)

Portanto, somente poderá ser contrariado, criticado, censurado por embasamento científico, o que inclui o sistema jurídico em nosso país.

Nesse caso, o irmão também há de reconhecer que CF nos assegura o direito à liberdade de expressão. No mesmo Art. 5º, inc. IV.

Todavia a "Constituição" do cristão é a Bíblia. E quando critiquei a igreja católica, da mesma forma que já critiquei outras denominações ditas cristãs, é porque, na minha humilde opinião, não estão se comportando conforme os ensinos de Jesus, registrados na Bíblia. Mas se de alguma forma o melindrei, esteja certo de que não voltarei mais a esse assunto. Refrearei minha língua, assim como a Palavra de Deus ensina.

Paz e bem, irmão!

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Forista Exegese em Ter 28 Nov 2017, 10:55 am

O colega não é obrigado a pensar da mesma forma que lhe expôs, afinal, posso ser acusado de preciosismo, assim, se não fui claro o suficiente, assim como o colega assumiu não ter sido antes neste fórum, agora, tentarei expressar o que penso.
.
IGREJA: JAMAIS PODERÁ CRITICADA POIS É ESPIRITUAL, JAMAIS TERÁ O LOGOS DISTORCIDO, POIS NÃO É DESTE MUNDO, É DINÂMICA, ATEMPORAL. INDEPENDE DE Denominacionalismo
.
RELIGIÃO: Sentimento religioso, cada um tem o seu, e independe de cristianismo.
.
ASSEMBLEIA/CONGREGAÇÃO CRISTÃ: "Porta" de entrada de joio e trigo. Esta sim pode ser criticada, o seus lideres devem passar pelo crivo da Igreja, que deve estar sujeita aos ensinamentos cristãos em comparação com o joio que nela está.
.
Quando alguém Igreja "x", Igreja "F", subtende-se a parte fiel e espiritual, separada do Joio. O Cristianismo se apossou deste termo grego. Se alguém não considera, em particular, uma congregação/assembleia como cristã, que ensine os ensinamentos cristãos verdadeiros, nunca poderá usar os termos citados, enfim, é o que penso, o NT faz distinção destas palavras e espero, sinceramente, que faça sentido ao colega. Paz
Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Zigurd em Ter 28 Nov 2017, 1:45 pm

Forista Exegese escreveu:O colega não é obrigado a pensar da mesma forma que lhe expôs, afinal, posso ser acusado de preciosismo, assim, se não fui claro o suficiente, assim como o colega assumiu não ter sido antes neste fórum, agora, tentarei expressar o que penso.
.
IGREJA: JAMAIS PODERÁ CRITICADA POIS É ESPIRITUAL, JAMAIS TERÁ O LOGOS DISTORCIDO, POIS NÃO É DESTE MUNDO, É DINÂMICA, ATEMPORAL. INDEPENDE DE Denominacionalismo

- Perfeito! Tanto concordo que quando refiro-me à Igreja espiritual costumo grafar com a inicial maiúscula. A essa jamais me atreveria a tanto.
.
RELIGIÃO: Sentimento religioso, cada um tem o seu, e independe de cristianismo.

- Sim! Respeito a todas as pessoas, mesmo àquelas que não seguem a doutrina cristã. Mesmo os ateístas merecem o meu respeito; desde que também dediquem a mim o mesmo respeito.
.
ASSEMBLEIA/CONGREGAÇÃO CRISTÃ: "Porta" de entrada de joio e trigo. Esta sim pode ser criticada, o seus lideres devem passar pelo crivo da Igreja, que deve estar sujeita aos ensinamentos cristãos em comparação com o joio que nela está.

- Concordo! É a essa que às vezes critico. E não coloco nenhuma acima das outras.
.
Quando alguém Igreja "x", Igreja "F", subtende-se a parte fiel e espiritual, separada do Joio. O Cristianismo se apossou deste termo grego. Se alguém não considera, em particular, uma congregação/assembleia como cristã, que ensine os ensinamentos cristãos verdadeiros, nunca poderá usar os termos citados, enfim, é o que penso, o NT faz distinção destas palavras e espero, sinceramente, que faça sentido ao colega. Paz

- Também concordo plenamente com o irmão. Mesmo na parte que cabe ao cristianismo! As ditas igrejas cristãs, de um modo geral, não são dignas de ostentarem tal título. Faz todo o sentido o que você acabou de postar. Paz e bem, irmão!

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: