.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O que você está ouvindo agora?
Hoje à(s) 7:21 pm por Cartman

» Não ameis o mundo...
Ontem à(s) 9:59 pm por Criaturo

» O papa João Paulo II vai ressuscitar? (preferível que católicos não leiam)
Ontem à(s) 5:54 pm por Anderson Cargnin Vanerlin

» Consequências da Reeleição
Dom 10 Dez 2017, 2:41 pm por EVANGELISTA/RJ/MSN

» Hipocrisia Hebraica
Dom 10 Dez 2017, 12:26 pm por irmão

» Fórum Adventista
Sab 09 Dez 2017, 10:32 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Sab 09 Dez 2017, 7:02 pm por Jarbas

» imbecilidade...
Sab 09 Dez 2017, 2:11 pm por gusto

» Fomos projetados ? E o que nos faz HUMANOS e não meros animais ?
Sex 08 Dez 2017, 7:57 pm por Criaturo

Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10


Salomão era machista...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

xauzinho Salomão era machista...

Mensagem por gusto em Ter 08 Ago 2017, 10:08 pm

Eclesiastes 7:28 Sim, durante essa minha busca que ainda não terminou, entre mil homens descobri apenas um que julgo digno, mas entre as mulheres não achei uma sequer.     



question


Quem ama não fala palavrão, não é preconceituoso, não xinga...(não é um Trump da vida) :risadinha:
avatar
gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10916
Idade : 48
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

xauzinho Re: Salomão era machista...

Mensagem por thynno em Sex 11 Ago 2017, 1:55 pm

Uma coisa é a injúria, outra coisa o preconceito, e ainda outra coisa são os atos contra determinado tipo de ser humano.

Injúria é crime de ofensa moral imotivada ou motivada, e possui pena prevista em lei quando o motivo for um caractere humano.

Assim existem injúrias de várias modalidades.

"Injúria

        Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:

        Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa."

Mas a injúria somente ocorre se a pessoa que se diz ofendida não motivar o cometimento. Ex. Se uma mulher pede ao esposo para ser chamada de canina, equina, bovina, peixinho comedor de carne, dentre outros adjetivos, posteriormente não pode reclamar de ter sido injuriada. Se o marido é afrodescendente e pede para ser chamado de adjetivos qualificativos de garanhão africano (dos quais não posso citar), também não pode alegar depois que foi ofendido por ela. De mesmo modo se um rapaz alegre pede para ser chamado dos mesmos adjetivos da esposa acima citada, ou de rena de papai Noel (no termo comumente usado), não pode reclamar de ter sido chamado desses adjetivos. Estas situações de reconhecimento de ausência de fato típico, está previsto no Inciso I do § 1º do artigo acima citado.
"      § 1º - O juiz pode deixar de aplicar a pena:
        I - quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;"
A Injúria pode ser por meio físico ou por gestos, como dar dedo, dar banana (gesto), jogar banana (literalmente), e pode ser injúria simples ou qualificada.
Agora ela pode ser injúria contra alguém que possui determinado caractere, como  
raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Assim é preconceito chamar um branco de parmalate, branco azedo, branquelo, de mesmo modo que se do contrário se ofender um afrodescendente. Mas ofender um português com piadas (falando da inteligência), ou um japonês (falando do órgão sexual), pode se considerar ofensa por raça ou origem. Não existe agravante por ofensa contra homossexual, pansexual, bissexual, nem em razão de ser mulher ou homem. literalmente não existe agravante por condição sexual.
Este tipo de injúria está previsto no §3º do mesmo artigo.
        "§ 3º Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência:"
O pedido de desculpas antes da Sentença ausenta o réu da pena, ou seja, mesmo que condenado no processo, a pena é isentada de cumprimento. Não se ausenta de cumprimento de pena se a desculpa é realizada após proferida Sentença.
PRECONCEITO

Já o preconceito está relacionado à exclusão ou prejuízo causado a alguém que espera tratamento igual, mas sofre tratamento diferenciado ao seu prejuizo em razão de raçacoretniareligiãoorigem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, e ainda em razão do Sexo, opção sexual, aparência (magro ou gordo).
Assim, negar emprego devido a raçacoretniareligiãoorigem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, e ainda em razão do Sexo, opção sexual, aparência (magro ou gordo), dentre outros caracteres constitui preconceito. De mesmo modo tratar diferenciado, separando as pessoas em restaurante devido a esses caracteres, ou impedir o exercício de direito, dar notas baixas quando as respostas dos demais candidatos são idênticas, dentre outros atos motivados pelas diferenças humanas ou de origem ou opção, constitui preconceito.
Trata-se de um conceito antecipado e errôneo de que alguém com aqueles caracteres não poderia exercer corretamente ou melhor as atividades que se esperam, ou mesmo negar direitos, prejudicar seu exercício ou dar tratamento diferenciado de mérito em razão das diferenças pessoais.
Redução a condição análoga à de escravo

        
Art. 149. Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto: 
Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência.
 § 2o A pena é aumentada de metade, se o crime é cometido:
I – contra criança ou adolescente;
II – por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem.
Nesse caso, trata-se ainda de preconceito. Quando se pensa em atingir uma determinada raça, então passa-se a ser racismo e não mais o preconceito.
RACISMO

Racismo é agir em detrimento ou benefício, não de uma pessoa isolada, mas contra ou a favor de uma raça, assim como ocorreu na Alemanha e em São Paulo durante a segunda guerra mundial, onde Judeus foram escravizados e mortos na Alemanha, e japoneses sofreram o mesmo tratamento em São Paulo, conforme relatos da segunda Guerra.
Não existe racismo em razão do estado de ser mulher ou homossexual, ou mesmo em razão de deficiência, origem, idade, crença, religião, pois nada disso é caractere de raça, podendo estar presente em quaisquer pessoas de quaisquer raças. Assim a ofensa de RACISMO (beneficiar ou prejudicar um grupo social de determinada RAÇA) deve ser referida diretamente à RAÇA de alguém.
Esse pensamento que define que Lei de cota racial não pode ultrapassar ao mérito de equilíbrio entre as partes, como ocorre quando concurso que exige requisito de nível superior, prevê cotas raciais. Isso é racismo institucionalizado.
Bom.
A questão do tópico é: Salomão era machista?
Se formos analisar a sociedade da época, Salomão era filho de David com Bate-Seba, que era mulher de Urias. Na época, David já era casado com a Mical, Filha de Saul, sendo que ela o amava e tinha filhos com ele.
De mesmo modo ele se casou com Ainoã de Jizreel, e teve filhos.  Mas ele fez de Salomão o seu Herdeiro por ser filho de Bate-Seba que era uma mulher atraente.
Mas Salomão se ateve a criar em seus ensinamentos o meio termo. Ou seja, existe uma balança. Não é o fato de ser mulher, mas se a mulher possui determinados caracteres, pode ela ser boa ou má.

Biblia - Provérbios Cap 14 Ver 1 escreveu:Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Provérbios Cap 14 Ver 1

Assim como exalta a mulher virtuosa. Aquela que se dedica ao engrandecimento da sua família, que cuida bem de seus filhos. Naquela época não haviam carros, caminhões, serra elétrica, furadeira, nada que facilitasse a vida do homem, e o trabalho braçal, era mesmo braçal.
Assim, quem cuidava da casa e dos filhos era a mulher, até que os filhos tivesse idade para ajudar seu pai, e as filhas a ajudar a sua mãe. Assim era a vida deles, diferente de hoje, onde homem pode cuidar da casa e a mulher das ferramentas de trabalho. Esse não é o ideal caminho, apesar de possível.
Mas de qualquer modo, ele era aquele que não admirava as que se prostituiam ou as adulteras, nem as quem ficavam sem fazer "nada" ou as que se embriagavam. Ele admirava aquelas em que ele via virtude de mulher que cuidava do lar e engrandecisa
Ele engrandecia a mulher dele, que trabalhava, diferente dos homens da época, que deixava a mulher em casa sem fazer nada, e elas adulteravam e se prostituíam, mas a de Salomão, apesar dele ser rei, administrava seu patrimônio como uma guerreira. Olha a sua devoção:
Bíblia - Provérbios Cap 31 Ver 10 a 31 escreveu:
10 Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
11 O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
13 Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
14 Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
15 Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
17 Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
18 Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
19 Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
20 Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
21 Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
22 Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
23 Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
24 Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
25 A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
26 Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
30 Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.
Provérbios Cap 31 Ver 10 a 31


Ele fala que ela é caridosa com os necessitados, administra os bens e as fazendas, acompanha o andamento da casa e distribui o trabalho das servas. Ela faz isso porque gosta deve, tanto que vai longe buscar do pão que ele e seus filhos mais gostam de comer.
A pouco tivemos revolução feminista pelo direito delas trabalharem, quando Salomão agradecia a sorte de ter uma mulher que já se comportava assim ainda naqueles tempos, com total liberdade de administrar seus bens. A diferença é que ela era casada, amava a família, pensava nos mais pobres, ou seja, verdadeiramente tinha que ser venerada como virtuosa.
Não vejo Salomão como machista por não gostar de mulheres que se prostituiam, adulteravam, das preguiçosas, das que não sabem guardar confidências ou assuntos privativos (soltam a língua), ou como rei e julgador das causas da época, ele falava aquilo que à época dele pudesse servir de exemplo aos mais moços para que eles pudessem procurar mulher virtuosa, mas não a achando, não se enganchar em qualquer uma, para não sofrer depois.
Quanto mais ele pudesse por equilíbrio em seu reino, menos causas ele teria para julgar, e o país poderia crescer com as mulheres que, por medo de ficarem sozinhas, buscariam merecer os homens com quem pretendessem casar.
Vimos em várias passagens que ele fala que é melhor o homem ficar sozinho, do que encontrar uma mulher que lhe cause prejuízo. Isso, ao meu ver, não é ser machista. Pelo contrário, é ser educador em busca de paz, senão vejamos:
Bíblia - Provérbios Cap 21 Ver 9 escreveu:
É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta. Provérbios 21:9

Bíblia - Provérbios Cap 21 Ver 19 escreveu:
É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça. Provérbios 21:19


Bíblia - Provérbios Cap 6 Ver 24 a 26 escreveu:
Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha.
Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos.
Porque por causa duma prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda à caça da alma preciosa.
Provérbios 6:24-26


Mas as comparações de Salomão não s delimitavam à mulher. Ele também fazia comparações entre filhos sábios e ignorantes. Entre os prudentes e os imprudentes. Entre os trabalhadores e os preguiçosos, conforme se pode ver de destaque.

Bíblia - Provérbios Cap 10 Ver 1 escreveu:Provérbios de Salomão: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.
Provérbios 10:1

Assim o que salomão observava e retratava em seus escritos estava mais em descrever o comportamento humano e alertar aos seus filhos, do que em relação a preconceito de gênero masculino ou feminino, não se podendo conceber a ideia de machismo ou feminismo da parte dele.
Acredito que a citação do tópico vem de uma reflexão genérica, assim como o faz quando diz que não há homem que faça o bem e que nunca peque. Isso é genérico. Mas é verdadeiro. Mas pode ter alguém que não peque. Assim um trecho não descreve o conteúdo, a íntegra do que se trata o assunto. Podemos verificar isso num trecho que transcrevo dos cânticos de Salomão, mas depois explicarei as falas abaixo citadas por ele:

Bíblia - Cânticos Cap 7 Ver 10 a 11 escreveu:"Eu sou do meu amado, e ele me tem afeição.
Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias."
Cânticos 7:10,11

Quem olha de primeira e restritivamente, e se descamba a falar apenas sobre o trecho, pode deduzir que Salomão era homossexual, que falava de seu amado, e que o convidava para dar uma fugidinha nos campos. Mas quem lê o capítulo, sabe que ele estava declarando pelos lábios da princesa, o que ela queria dizer sobre ele próprio, ou seja, ele viu os lábios da princesa e pensou nela o chamando para dar um passeio nos campos, pois ele tinha afeição por ela.

Isso é perceptível ao se ler os dois versículos que antecedem a fala:

Bíblia - Cânticos Cap 7 Ver 8 a 11 escreveu:
Dizia eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; e então os teus seios serão como os cachos na vide, e o cheiro da tua respiração como o das maçãs.
E a tua boca: "Como o bom vinho para o meu amado, que se bebe suavemente, e faz com que falem os lábios dos que dormem.
eu sou do meu amado, e ele me tem afeição.
Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias."
Cânticos Cap 7 Ver 8 a 11

Assim não basta ler uma frase para se definir a personalidade de Salomão.

thynno
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 222
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/06/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

xauzinho Re: Salomão era machista...

Mensagem por gusto em Sab 12 Ago 2017, 9:43 am

Penso que ele não era. Só falou a verdade que ele vivenciou...


Quem ama não fala palavrão, não é preconceituoso, não xinga...(não é um Trump da vida) :risadinha:
avatar
gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10916
Idade : 48
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

xauzinho Re: Salomão era machista...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum