.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O que você está ouvindo agora?
Hoje à(s) 7:21 pm por Cartman

» Não ameis o mundo...
Ontem à(s) 9:59 pm por Criaturo

» O papa João Paulo II vai ressuscitar? (preferível que católicos não leiam)
Ontem à(s) 5:54 pm por Anderson Cargnin Vanerlin

» Consequências da Reeleição
Dom 10 Dez 2017, 2:41 pm por EVANGELISTA/RJ/MSN

» Hipocrisia Hebraica
Dom 10 Dez 2017, 12:26 pm por irmão

» Fórum Adventista
Sab 09 Dez 2017, 10:32 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Sab 09 Dez 2017, 7:02 pm por Jarbas

» imbecilidade...
Sab 09 Dez 2017, 2:11 pm por gusto

» Fomos projetados ? E o que nos faz HUMANOS e não meros animais ?
Sex 08 Dez 2017, 7:57 pm por Criaturo

Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Análise de João 10:30 - A Unidade e o Nome de Deus.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Análise de João 10:30 - A Unidade e o Nome de Deus.

Mensagem por Forista Exegese em Qua 10 Maio 2017, 5:27 pm

O contexto joaneu1:

Jesus respondeu: "Eu já lhes disse, e vocês não creram em mim. A prova são as obras que realizo em nome de meu Pai. Mas vocês não creem em mim porque não são minhas ovelhas. Minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca morrerão. Ninguém pode arrancá-las de minha mão, pois meu Pai as deu a mim, e ele é mais poderoso que todos. Ninguém pode arrancá-las da mão de meu Pai. O Pai e eu somos um". Mais uma vez, os líderes judeus pegaram pedras para atirar nele. Jesus disse: "Por orientação de meu Pai, eu fiz muitas boas obras. Por qual delas vocês querem me apedrejar?". Eles responderam: "Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas por blasfêmia. Você, um simples homem, afirma que é Deus!". Nova Versão Transformadora (NVT) © Mundo Cristão - Todos os direitos reservados.

Se considerarmos a existência de uma elipse, a omissão de um termo na frase que seja facilmente subentendido após a oração “somos um”, este termo deve estar em concordância com as regras gramaticais básicas da língua grega, isto é, estará no singular e no gênero neutro, sendo justamente o termo “nome”, o único vocábulo do contexto em epígrafe que satisfaz os requisitos de concordância.   

Considerar-se-á que quando analisadas paralelamente as palavras do Senhor Jesus, todas as outras teologias são secundárias, a paulina deve complementar, porém, sem distorcer a significação das palavras de Jesus, destarte, a frase “O Pai e eu somos um” no evangelho joaneu, o apostólico autógrafo2 é de crucial na compreensão da doutrina da Unidade, como já explanado, o vocábulo “um” na frase em epígrafe em grego, está no gênero neutro, portanto, não sendo Eles uma só pessoa e de fato, Jesus não alegou ser o Pai, tão pouco são Eles uma “coisa” e sobre isto, iremos nos ater ao que já está revelado efetivamente e não o que Eles possam ser. 

Quando diz que o Pai está dentro de Jesus e Jesus está dentro do Pai3, como Filho de Deus 4em particular5, na particularidade é Deus6, por isso, fica impedido de fazer algo diferente do Pai7, tão pouco poderá ser menos honrado8 e menos amado9 do que o Pai, antes de igual modo, está pleno no Trono do Pai10.  Jesus estava sendo o único e também o primeiro, que vivo em carne, estava de forma exclusiva no (dentro) Pai11, aqui se excluem os que buscaram12 e não alcançaram13 estar novamente dentro da primeira condição da humanidade, criada dentro da imagem de Deus sem corrupção14, incluindo até aqueles que eram segundo o coração de Deus, como os Reis Davi e Ezequiel, o quais tiveram uma maior permanência dentro de Deus15. Fazia-se necessário uma continuidade de permanência em Deus16; que alcançasse toda a nação17, o projeto profético consumou-se dentro do Nome dado a Jesus18, pois quando Ele profetizou que na qualidade de Pai19, viria na qualidade do Espírito, o Santo, sem perder a anterior qualidade de Pai em relação aos filhos, Ele revelou a Unidade20 na igreja e é através do Nome de Jesus, que temos Unidade com Deus21.  Por isso, Deus também exaltou Jesus, aquele chamado o Logos de Deus22, soberanamente, e lhe deu um Nome que é sobre todo o nome, o qual ninguém conhece, senão Ele mesmo23; e por este Nome do Pai, Jesus e o Pai são um24. Para que ao Nome dado a Jesus, se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai25. 

A interpretação de união de propósitos para a oração “somos um” é um entendimento forçado das Palavras de Jesus. Ele literalmente disse: “Estou dentro de Deus e Eu e o Pai somos um, somos parentes em particular26!” Os judeus não tiveram dúvidas que ele estava afirmando ser Deus27, outro caso semelhante, de grande importância, são os sonhos de Faraó28, que são dois, porém, a substância deles é uma só, uma só essência metafísica. Um só, não significa necessariamente neste contexto, um só sonho, como de fato se entende que são duas manifestações oníricas, isto se estende a argumentação de não ser uma só pessoa, mas duas ou mais, com unicidade substancial. É mister observar que a oração “somos um” do contexto joaneu1, em aramaico também consta no texto que narra os sonhos de Faraó, assim como a oração em grego e hebraico, sendo o texto áureo do artigo. Outro exemplo é o de Adão e Eva, os dois foram uma só carne, gerando ou não um filho ou mais, foram marido e mulher, macho e fêmea, uma só carne.  Já o caso da profecia pastoral, na qual Davi representa a unicidade pastoral29, juntamente com o Pai30. Seguindo a linha de pensamento, chegamos a Igreja, a qual sendo feita de muitos membros, os quais são um só corpo. O Pai e eu somos um Nome, disse Jesus sem margens de dúvidas. Semelhantemente, inicialmente eram as três pessoas um só Deus. Nas Escrituras, Deus é complexo, a manifestação daquele em Carne, realmente um mistério31. 

¹ João 10:25-33 ² João 21:20,24 ³ João 10:38 4 João 10:36 5 Samuel 7:14 LXX,  João 5:18 6 Filipenses 2:6 7 João 5:19 8 João 5:23 9 1 João 5:1 10 Atos 2:30 11 João 10:38; 14:10 12 2 Samuel 19:08 LXX, 1 Reis 1:17,30; 2:30, Salmos 17:30 LXX, 18:29 HEB; 44:9 HEB, 55:5 LLX, 56:5 HEB; 107:14 LXX, 108:13 HEB;  Oséias 1:7; Habacuque 3:18, Zacarias 12:5 13 Romanos 11:7 14 Gênesis 9:6 15 1 Samuel 30:6, 2 Reis 18:4,5 16 1 Samuel 25:9; Salmos 32:21 LXX 33:21 HEB; 43:6, 44:5 HEB; 43:9 LXX, 44:8 HEB; 53:3 LXX 54:4 HEB; 62:5 LXX HEB; 88:13 LXX, 89:12 HEB; 88:17 LXX, 89:16 HEB; 104:3 LXX, 105:3 HEB; Zacarias 10:12; Daniel 9:6; Marcos 9:38; 16:17; Lucas 9:49; 10:17; João 5:43; 10:25; 14:13; 14:14; 13:26; 14:14; 14:26; 15:16; 16:23; 16:24; 16:26; 17:12; 20:31; Atos 3:6; 4:10; 9:27,28; 10:48; 1 Coríntios 6:11; Tiago 5:10,14 17 Zacarias 10:12, Salmos 44:8, Miqueias 5:4 18 João 20:31 19 João 14:18 20 1 Coríntios 3:8, 5:4, 12:12, Gálatas 3:20,28; 1 João 5:18 21 1 João 5:20, Romanos 5:11, Colossenses 3:3, 1 Tessalonicenses 1:1, 1 João 4:15,16 22 Apocalipse 19:13 23 Apocalipse 19:12 24 João 17:11 25 Filipenses 2:9-11 26 Lucas 1:61 27 João 10:33 28 Gênesis 41:26,27 29 Ezequiel 37:24 30 Salmos 23:1; 80:1 HEB 31 Efésios 3:9

https://maranata.wordpress.com/2017/05/10/analise-de-joao-1030-a-unidade-e-o-nome-de-deus/
Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 183
flag : Brasil

https://maranata.wordpress.com/

Re: Análise de João 10:30 - A Unidade e o Nome de Deus.

Mensagem por Forista Exegese em Qua 22 Nov 2017, 9:54 pm

No contexto joaneu supracitado, como já visto, “O Nome” está no neutro, assim  Jesus disse está dentro do “Nome” : “em (dentro) nome de meu Pai” (João 10:25). 
.
É o cumprimento da profecia de Zacarias 14:9: 
.
“O SENHOR será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o SENHOR, e um só será o seu Nome”, por isto, há um só Senhor, porque são um só Nome (João 10:30), pois como Filho do Pai, gerado eternamente dentro da justiça e verdade
“...τοῦ υἱοῦ τοῦ πατρὸς ἐν ἀληθείᾳ καὶ ἀγάπῃ...” ” (João 13:31,32; 1 Tim 3:16; 2 João 1:3, Romanos 3:21, Romanos 1:19, 1 João 4:9), Ele se estabelecerá e nos pastoreará no poder de Yahweh, na majestade do Nome do SENHOR. Este é o seu Elohim, o Deus! E viveremos em paz e segurança, pois a grandeza Dele alcançará os confins da terra.  Miqueias. 5:4, ainda  Zacarias 10:12; 12:5. 
.
Portanto, O Filho e o Pai, estão unidos na igualdade (João 5:18, Filipenses 2:6, João 13:31). Todas estas profecias e sinais cumpriram-se e foram registrados para que creiamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhamos vida em seu Nome, o Nome do Pai (João 20:31). 
.
E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é Verdadeiroestamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este Verdadeiro é Deus e a Vida eterna. 1 João 5:20
.
Assim Jesus está no Pai e o Pai está no Filho (Mat 1:23, João 10:38; 14:10-11,18; e 1 Cor 8:6) e que há um só Deus e Pai de todos, o sobre todos e por todos, em todos. Efésios 4:6 Pad. G.J. Portanto, Este Verdadeiro Deus é Pai, somente quando surge a Pessoa do Filho, dentro Dele (Hebreus 1:13), e só estamos em Deus, quando estamos em seu Filho, o qual gerado dentro de Deus, nos transportou pelo sangue dele, para Deus, não é de se admirar que:
.
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da 
natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. Acf 2 Pedro 1:4
.
Participemos da natureza divina do Pai!
.
Não estou utilizando o texto a seguir, como inspirado, acrescentado ou adulterado, não é o foco, porém, com certeza é um texto da igreja primitiva, por isso, o valor exegético dele:
.
“batizando-as EM o Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” Mateus 28:19
.
Observe que não é "PELO", tão pouco "COM", mas DENTRO do NOME do PAI, DENTRO do NOME do FILHO e DENTRO do Nome do Espírito Santo. Portanto, Este três, possuem um ÚNICO NOME por esta exegese primitiva e concordando, com este artigo.
O Nome herdado não significa somente recebido, é o Nome posse do Pai que se outorga, se transfere ao Filho por herança exclusiva do Filho unigênito.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um Nome que é sobre todo o nome; Filipenses 2:9

Eu vim em Nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. João 5:43

Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente Nome do que eles. Hebreus 1:4

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o Nome do meu Deus, e o Nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo Nome.Apocalipse 3:12

E no seu Nome os gentios esperarão. Mateus 12:21

E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu Nome.Apocalipse 22:4
Citações da Bíblia Almeida Corrigida Fiel (ACF) Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil

Após a leitura do artigo sobre João 1:1:
A Prova da Trindade escreveu:
João 14:18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

No verso 10-11 de João 14, Jesus cita que está dentro do Pai e que o Pai está dentro dele, então, quem é o que está a falar por Jesus no verso 18: Jesus ou o Pai?  Quem é o Pai que voltará senão o Espírito, o Santo?

No verso 10, não temos a pessoa de Jesus assumindo a qualidade e/ou mesmo a posição de Pai? Profetizando a vinda Dele, como Pai, pois NÃO deixará órfãos os filhos, estando na forma do Espírito de Deus? 

Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Forista Exegese em Qua 22 Nov 2017, 11:30 pm

Comentário: escreveu:Comentário:

O verso de João 14:18 foi uma profecia magnífica. Sabemos que Jesus falou da thánatos (Morte) dele para os discípulos no contexto de  Lázaro (João 11:13), ainda sobre Lázaro, é importante salientar o uso de dois advérbios no verso de 43, literalmente é "Lázaro! Aqui! Fora!" traduzido por "Lázaro! Sai para fora!. Tecnicamente, em Grego, Jesus não ordenou Lázaro, e ainda mais, Jesus vibrou a voz dele, em uma frequência audível por Lázaro, que ouvindo, não estava "morto", aqui surge uma indagação, visto pelo ângulo de que Jesus estava no Pai e o Pai estava em Jesus, que nos leva também a repensarmos João 14:18, pois se não deixa órfãos os filhos, é porque o sujeito da frase não iria morrer ou os sujeitos da frase não iriam morrer.  Quando Jesus disse na cruz: Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste. Devemos levar em contar o contexto do Salmos 22, isto é, uma pergunta retórica com resposta naquele próprio Salmos: Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel. Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem Salmos 22:23-25  Jesus estava literalmente afirmando que não seria deixado em aflição e seria ouvido quando clamasse. Talvez o colega, mais estudioso do assunto, esteja se perguntando sobre a apologia de alguns ensinamentos quanto a crucificação do Senhor Jesus, sim, mas sem proselitismo, ainda que não concorde plenamente, eles possuem alguma contextualização pelo Salmos 22, ou senão, deve-se crer que Jesus realmente foi abandonado por não ser Deus, sendo apenas mais um profeta. Paz

Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Forista Exegese em Seg 27 Nov 2017, 1:17 pm

Eu revelei Teu Nome àqueles que do mundo me deste. João 17:6
.
1) Historicamente interpretado quando se observa, por exemplo, já no tempo de Senaqueribe (2 Reis 18:26-27), a língua Aramaica como oficial.
.
2) Bem como a revelação do Nome, herança recebida do Pai. (Suma do artigo).
.
Enfim, o Nome do Pai é o mesmo do Filho:  יהוה

Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Zigurd em Qua 29 Nov 2017, 10:55 am

Meu caro, Forista Exegese...

O que vou argumentar a seguir, não se trata de qualquer afirmação e, sim, questionamento acerca do(s) NOME(s) do Pai e do Filho.

Todos por aqui sabem que tanto o VT quanto NT, não foram originalmente escritos em português. Assim sendo, pergunto ao irmão:

- É correto modificar-se um NOME PRÓPRIO, adequando-o ao idioma que falamos? Tanto numa tradução, quanto numa transliteração literal ou fonética? 

A razão desse questionamento NÃO se trata de um teste de conhecimento em relação ao irmão. É simplesmente porque realmente não tenho uma opinião formada acerca dessas alterações sofridas em relação às pessoas divinas.

Sei que em relação a nós humanos, ninguém gosta de ter seu nome trocado. 

O meu nome é Carlos! Aqui e em qualquer outro lugar do mundo. Os americanos, por exemplo, jamais me tratariam de Charles. Da mesma forma um amigo meu que reside nos EUA há muito tempo, constituiu família por lá, dessa forma conseguiu todos os direitos de um cidadão norte-americano, jamais foi tratado como John Paul, já que o seu nome é João Paulo.

Gostaria muito de ouvir a opinião do irmão, e de outros participantes caso estejam interessados no assunto.

Zigurd
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 312

Mensagem por Forista Exegese em Qui 30 Nov 2017, 1:50 am

Um ramo da linha ultra ortodoxa judaica somente considera o alfabeto consonantal como sagrado, excluindo-se qualquer acréscimo ao sistema, como por exemplo, os "sinais massoréticos" e quanto ao assunto em especifico, são desnecessárias maiores explanações com tanta documentação disponível. Seguindo a linha, os islâmicos ortodoxos somente aceitam o Alcorão sagrado em Árabe e assim por diante.  Sua pergunta portanto, é polêmica, arenosa e circundada de ética. Certamente, escolho a utilização do Tetragrama com letras Hebraicas (Oriundas das letras Aramaicas) como a literatura comercial hebraica atesta, porém com uma ressalva, estas letras não são as da época do Profeta Moisés, por aí se vê, que já houve uma representação recente do Tetragrama nas Escrituras e quem o fez, foram os judeus, como fizeram, na Septuaginta, quando representaram o Nome hebraico por letras Gregas, etc... 

Quanto a transliteração fonética, a melhor resposta para o assunto, está condensado no texto a seguir, da Wikipédia sobre o tetragrama:

Códice de Leningrado, do Século XI, tem no Tetragrama YHWH, sinais vocálicos para orar a YehvíhYehváh e Yehováh. A edição de Ginsburg do texto massorético tem sinais vocálicos para que ore a Yehováh. (Gênesis 3:14) Os hebraístas em geral são a favor de Yahvéh como a pronúncia mais provável. Salientam que a forma abreviada do nome é Yah (ou Jah, na forma latinizada), como no Salmo 89:8 e na expressão HaleluYah (que significa "Louvai a Jah!"; em português, é vertida por Aleluia). Também as formas Yehóh, Yoh, Yah e Yahu, encontradas na grafia hebraica dos nomes JeosafáJosafá, Sefatias e outros, podem todas ser derivadas de Yahwéh. As transliterações gregas feitas pelos primitivos escritores cristãos indicam uma direcção algo similar. Ainda assim, de modo algum há unanimidade sobre o assunto entre os peritos.

Uma bússola de pesquisa dentro da Septuaginta, para encontrarmos o equivalente ao Nome Hebraio em Grego coiné, também com falantes extintos, assim, comparando com o Uso do Nome na literatura antiga, aramaica,Geez, Árabe, Copta e Siriaca, tecnicamente, é possível lograr, mesmo assim, será uma conjectura!
.
Betho. 

Paz.
Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Zigurd em Qui 30 Nov 2017, 9:55 am

@ Forista Exegese

Certamente, escolho a utilização do Tetragrama com letras Hebraicas (Oriundas letras Aramaicas) como a literatura comercial hebraica atesta, porém com uma ressalva, estas letras não são as da época do Profeta Moisés, por aí se vê, que já houve uma representação recente do Tetragrama nas Escrituras e quem o fez, foram os judeus, como fizeram na Septuaginta, quando representaram o Nome hebraico por letras gregas, etc...

É a isso que o irmão se refere? 

Antes era assim, né? Como se vê no épico filme "Os dez mandamentos.

Depois passou a ser assim:

Também as formas Yehóh, Yoh, Yah e Yahu, encontradas na grafia hebraica dos nomes JeosafáJosafá, Sefatias e outros, podem todas ser derivadas de Yahwéh. As transliterações gregas feitas pelos primitivos escritores cristãos indicam uma direcção algo similar. Ainda assim, de modo algum há unanimidade sobre o assunto entre os peritos.

Sempre foi uma prática judaica colocar nas pessoas deste povo nomes compostos com o Nome do Criador. Parece-me que essa prática ainda persiste, aliás o que me despertou a  informar-me um pouco acerca desse assunto foi o nome do (ex) primeiro ministro de Israel Benjamin Nethanyaohu. Seu nome foi amplamente divulgado e falado em todas as mídias, em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, etc. E, que segundo apurei, 'Nethanyaohu'  carrega em si um significado, algo como "Dado a YAOHUH (IÁORRU)" ou "Entregue a YAOHUH (IÁORRU)". O verbo "nathan" admite ainda a interpretação de "Nomeado por YAOHUH (IÁORRU)".  Nas minhas pesquisas encontrei outros nomes judaicos do tempo presente que ainda refletem a presença do Nome do Criador, como por exemplo Khananyaohu, Uziyaohu, , Ulyaohu e outros. E isso me levou a desconfiar das afirmações dos judeus quando dizem desconhecer a pronúnia correta do Nome Santo.

Se eu estiver equivocado, por favor, corrija-me irmão porque embora não tenha isso como algo fundamental para a salvação, ainda assim reputo grande importância à transliteração fonética para orar ao Pai - e é somente assim que me dirijo a Deus, por receio de errar a pronúncia de Seu Santo Nome. Tenho inquietude em relação a isso; até porque o Nome do nosso Salvador também contém em si o Nome do Pai.

Por ora, sou-lhe sinceramente grato por estar ajudando-me acerca desse tema.

Paz e bem!

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Forista Exegese em Qui 30 Nov 2017, 1:59 pm

A explanação que citou, representa uma vertente hipotética coerente com a linha de pesquisa citada na Wikipédia.  Entendi  suas indagações. Teria que procurar e encontrar as demonstrações já realizadas sobre o assunto e verifica-las, traçar novas linhas de pesquisas, se necessário e ainda demonstra-las em uma linguagem leiga e acessível para um debate amplo com a comunidade leiga. O trabalho é herculoso.  Vou compactar todas as linhas, e fazer isto para o colega, mas ficará flutuante, muito susceptível a criticas, seria insolência trazer uma conclusiva doutrinária. Paz em Jesus Cristo, o Filho.   
Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Zigurd em Qui 30 Nov 2017, 4:56 pm

Forista Exegese escreveu:
A explanação que citou, representa uma vertente hipotética coerente com a linha de pesquisa citada na Wikipédia.  Entendi  suas indagações. Teria que procurar e encontrar as demonstrações já realizadas sobre o assunto e verifica-las, traçar novas linhas de pesquisas, se necessário e ainda demonstra-las em uma linguagem leiga e acessível para um debate amplo com a comunidade leiga. O trabalho é herculoso.  Vou compactar todas as linhas, e fazer isto para o colega, mas ficará flutuante, muito susceptível a criticas, seria insolência trazer uma conclusiva doutrinária. Paz em Jesus Cristo, o Filho.   

Aguardarei. Mas fique tranquilo, faça como lhe aprouver, no teu tempo. positivinho

Amém. Paz e bem para você!

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: