.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10


Análise de João 10:30 - A Unidade e o Nome de Deus.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Análise de João 10:30 - A Unidade e o Nome de Deus.

Mensagem por Forista Exegese em Qua 10 Maio 2017, 5:27 pm

O contexto joaneu1:

Jesus respondeu: "Eu já lhes disse, e vocês não creram em mim. A prova são as obras que realizo em nome de meu Pai. Mas vocês não creem em mim porque não são minhas ovelhas. Minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca morrerão. Ninguém pode arrancá-las de minha mão, pois meu Pai as deu a mim, e ele é mais poderoso que todos. Ninguém pode arrancá-las da mão de meu Pai. O Pai e eu somos um". Mais uma vez, os líderes judeus pegaram pedras para atirar nele. Jesus disse: "Por orientação de meu Pai, eu fiz muitas boas obras. Por qual delas vocês querem me apedrejar?". Eles responderam: "Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas por blasfêmia. Você, um simples homem, afirma que é Deus!". Nova Versão Transformadora (NVT) © Mundo Cristão - Todos os direitos reservados.

Se considerarmos a existência de uma elipse, a omissão de um termo na frase que seja facilmente subentendido após a oração “somos um”, este termo deve estar em concordância com as regras gramaticais básicas da língua grega, isto é, estará no singular e no gênero neutro, sendo justamente o termo “nome”, o único vocábulo do contexto em epígrafe que satisfaz os requisitos de concordância.   

Considerar-se-á que quando analisadas paralelamente as palavras do Senhor Jesus, todas as outras teologias são secundárias, a paulina deve complementar, porém, sem distorcer a significação das palavras de Jesus, destarte, a frase “O Pai e eu somos um” no evangelho joaneu, o apostólico autógrafo2 é de crucial na compreensão da doutrina da Unidade, como já explanado, o vocábulo “um” na frase em epígrafe em grego, está no gênero neutro, portanto, não sendo Eles uma só pessoa e de fato, Jesus não alegou ser o Pai, tão pouco são Eles uma “coisa” e sobre isto, iremos nos ater ao que já está revelado efetivamente e não o que Eles possam ser. 

Quando diz que o Pai está dentro de Jesus e Jesus está dentro do Pai3, como Filho de Deus 4em particular5, na particularidade é Deus6, por isso, fica impedido de fazer algo diferente do Pai7, tão pouco poderá ser menos honrado8 e menos amado9 do que o Pai, antes de igual modo, está pleno no Trono do Pai10.  Jesus estava sendo o único e também o primeiro, que vivo em carne, estava de forma exclusiva no (dentro) Pai11, aqui se excluem os que buscaram12 e não alcançaram13 estar novamente dentro da primeira condição da humanidade, criada dentro da imagem de Deus sem corrupção14, incluindo até aqueles que eram segundo o coração de Deus, como os Reis Davi e Ezequiel, o quais tiveram uma maior permanência dentro de Deus15. Fazia-se necessário uma continuidade de permanência em Deus16; que alcançasse toda a nação17, o projeto profético consumou-se dentro do Nome dado a Jesus18, pois quando Ele profetizou que na qualidade de Pai19, viria na qualidade do Espírito, o Santo, sem perder a anterior qualidade de Pai em relação aos filhos, Ele revelou a Unidade20 na igreja e é através do Nome de Jesus, que temos Unidade com Deus21.  Por isso, Deus também exaltou Jesus, aquele chamado o Logos de Deus22, soberanamente, e lhe deu um Nome que é sobre todo o nome, o qual ninguém conhece, senão Ele mesmo23; e por este Nome do Pai, Jesus e o Pai são um24. Para que ao Nome dado a Jesus, se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai25. 

A interpretação de união de propósitos para a oração “somos um” é um entendimento forçado das Palavras de Jesus. Ele literalmente disse: “Estou dentro de Deus e Eu e o Pai somos um, somos parentes em particular26!” Os judeus não tiveram dúvidas que ele estava afirmando ser Deus27, outro caso semelhante, de grande importância, são os sonhos de Faraó28, que são dois, porém, a substância deles é uma só, uma só essência metafísica. Um só, não significa necessariamente neste contexto, um só sonho, como de fato se entende que são duas manifestações oníricas, isto se estende a argumentação de não ser uma só pessoa, mas duas ou mais, com unicidade substancial. É mister observar que a oração “somos um” do contexto joaneu1, em aramaico também consta no texto que narra os sonhos de Faraó, assim como a oração em grego e hebraico, sendo o texto áureo do artigo. Outro exemplo é o de Adão e Eva, os dois foram uma só carne, gerando ou não um filho ou mais, foram marido e mulher, macho e fêmea, uma só carne.  Já o caso da profecia pastoral, na qual Davi representa a unicidade pastoral29, juntamente com o Pai30. Seguindo a linha de pensamento, chegamos a Igreja, a qual sendo feita de muitos membros, os quais são um só corpo. O Pai e eu somos um Nome, disse Jesus sem margens de dúvidas. Semelhantemente, inicialmente eram as três pessoas um só Deus. Nas Escrituras, Deus é complexo, a manifestação daquele em Carne, realmente um mistério31. 

¹ João 10:25-33 ² João 21:20,24 ³ João 10:38 4 João 10:36 5 Samuel 7:14 LXX,  João 5:18 6 Filipenses 2:6 7 João 5:19 8 João 5:23 9 1 João 5:1 10 Atos 2:30 11 João 10:38; 14:10 12 2 Samuel 19:08 LXX, 1 Reis 1:17,30; 2:30, Salmos 17:30 LXX, 18:29 HEB; 44:9 HEB, 55:5 LLX, 56:5 HEB; 107:14 LXX, 108:13 HEB;  Oséias 1:7; Habacuque 3:18, Zacarias 12:5 13 Romanos 11:7 14 Gênesis 9:6 15 1 Samuel 30:6, 2 Reis 18:4,5 16 1 Samuel 25:9; Salmos 32:21 LXX 33:21 HEB; 43:6, 44:5 HEB; 43:9 LXX, 44:8 HEB; 53:3 LXX 54:4 HEB; 62:5 LXX HEB; 88:13 LXX, 89:12 HEB; 88:17 LXX, 89:16 HEB; 104:3 LXX, 105:3 HEB; Zacarias 10:12; Daniel 9:6; Marcos 9:38; 16:17; Lucas 9:49; 10:17; João 5:43; 10:25; 14:13; 14:14; 13:26; 14:14; 14:26; 15:16; 16:23; 16:24; 16:26; 17:12; 20:31; Atos 3:6; 4:10; 9:27,28; 10:48; 1 Coríntios 6:11; Tiago 5:10,14 17 Zacarias 10:12, Salmos 44:8, Miqueias 5:4 18 João 20:31 19 João 14:18 20 1 Coríntios 3:8, 5:4, 12:12, Gálatas 3:20,28; 1 João 5:18 21 1 João 5:20, Romanos 5:11, Colossenses 3:3, 1 Tessalonicenses 1:1, 1 João 4:15,16 22 Apocalipse 19:13 23 Apocalipse 19:12 24 João 17:11 25 Filipenses 2:9-11 26 Lucas 1:61 27 João 10:33 28 Gênesis 41:26,27 29 Ezequiel 37:24 30 Salmos 23:1; 80:1 HEB 31 Efésios 3:9


https://maranata.wordpress.com/2017/05/10/analise-de-joao-1030-a-unidade-e-o-nome-de-deus/
avatar
Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 166
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/05/2015

https://maranata.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum